Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Boletim 31 jan 2010


O CONHECIMENTO DE DEUS: REQUISITO ABSOLUTO

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”
Oséias 6.2

Um dos temas do livro de Oséias centraliza-se na imperiosa necessidade de “conhecer” o Senhor: “Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus” (Oséias 4.1). Mais adiante o texto revela o que de fato o Senhor requer da parte do seu povo: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”(v.6).
Quanto a isso, o Rev. Hernandes Dias Lopes é categórico: “Vida com Deus precede trabalho para Deus. A nossa maior prioridade não é fazer a obra de Deus, mas conhecer o Deus da obra. O Deus da obra é mais importante do que a obra de Deus”. Nesse sentido, o reformador João Calvino escreve: “A soma quase toda de nosso conhecimento [...] consta de duas partes: do conhecimento de Deus e do conhecimento de nós mesmos [...] é notório que jamais chega o homem ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus”.
Está claro, portanto, que conhecer a Deus é um requisito absoluto. Tanto é que, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo afirma: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo 17.3). Então, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.

Rev. Dorival Carvalho da Silva


AVISOS

Culto de ação de graças
No próximo domingo, dia 07/02, a SAF e a UPH conclamam a igreja para o culto de ação de graças em alusão ao “Dia do Homem” e da “Mulher Presbiteriana”. Esperamos a participação de todos.

Adolescentes no NAUPA
Conforme já foi noticiado, o Congresso Nacional de Adolescentes Presbiterianos terá início amanhã no SESC de Guarapari/ES. Participarão do evento os seguintes adolesentes de nossa igreja: Alessandro, Alexandre, Ana Carolina, Daniel Dias, Douglinhas, Gabriel Martins, Gabriela Leite, Lara Lopes, Lucas Lopes, Matheus Teixeira, Pedro Poubel, Samara, Saulo e Thais Borges. Estarão com eles as irmãs Flávia e Hellen. Oremos para que o Senhor os abençoe ricamente durante os cinco dias de congresso.

Eleição de Presbíteros
Considerando que o mandato dos presbíteros Douglas Aparecido Dopp, Gilberto Jardim Coelho e José Antônio Zacarias está vencendo no mês de abril, o Conselho resolveu: 1º)pela vacância de um cargo; 2º) pela eleição de 2 (dois) presbíteros a realizar-se no dia 28 de março. Antes, porém, teremos a prévia que será no dia 28 de fevereiro. Não deixe de orar para que seja feita a vontade de Deus.

Rev. Jônatas
A partir de amanhã, o Rev. Jônatas estará na cidade de São Paulo para a realização de mais um módulo de mestrado em teologia. Oremos pelo êxito do curso e pela viagem do pastor.

Notícias da SAF
Informamos às mães intercessoras que no próximo domingo, dia 7, às 18h, retornaremos com a reunião das Déboras. Aguardamos a participação de todas.

Semana de oração
Persuadidos acerca do poder da oração, convocamos você e sua família para participarem da corrente de oração que começa amanhã, às 19h30 e termina sábado. Dirigentes:
segunda: AMA
terça: Comissão organizadora do acampamento
quarta: SAF
quinta: UPH
sexta: Lar Cristão
sábado: Conselho da Igreja

Retiro 2010
Graças a Deus, todas as vagas já foram preenchidas. Ou seja, alcançamos o limite de 160 pessoas e 11 estão na fila de espera. Resta-nos, agora, orar pela comissão organizadora, pelo preletor e por todos os acampantes para que o Senhor ordene a sua bênção sobre este grande encontro da “família presbiteriana”.
Demais disso, solicitamos dos irmãos e irmãs o pagamento das inscrições: primeiro, para garantir a vaga; segundo, para proporcionar a equipe organizadora condições financeiras para efetuar todas as despesas indispensáveis à realização do evento. Maiores informações com os Presbíteros Douglas e Robson, ou ligue p/ a secretaria da igreja: 3824-3347.

www.ipcnova.blogspot.com
Este é o endereço do nosso novo blog. Acesse e divulgue. Todos os boletins serão publicados semanalmente. Para usar o espaço para anúncios de sua sociedade ou ministério, envie o conteúdo para o e-mail da igreja: ipcidadenova@oi.com.br.

Pauta de oração

“Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça” (Sl 66.20)
  • Agradeça a Deus por sua contínua e ampla proteção.
  • Peça que Deus conceda a liderança da igreja “a mesma disposição mental e o mesmo parecer”.
  • Ore pelo êxito do acampamento espiritual.
  • Peça que Deus nos dê condições de colocar em prática os nossos planos de ação em 2010.

Converse com o pastor
Você pode agendar visitas e aconselhamentos pastorais com a Dayane diariamente no período de 8h às 17h pelo telefone da igreja, 3824-3347.



ESPAÇO MISSIONÁRIO


Carta do Rev. Ronaldo Lidório

Querido Dorival,

Meu desejo é que o Senhor derrame da Sua paz e alegria sobre sua vida neste início de ano.
Também louvamos muito a Deus pelo envolvimento da Igreja com o casal Jossandro e Viviane. Grande benção.
Agradeço de coração o convite, muitíssimo precioso. Tenho muito prazer em partilhar da Palavra do Senhor e é muito bom ver tudo o que o Senhor tem feito em suas vidas.
Neste 2010, devido ao tratamento que tenho seguido para p combate da síndrome de beribéri, encontro-me infelizmente impossibilitado de agendar novos compromissos além dos já confirmados. Estou, assim, tendo que limitar minhas viagens por encomendação médica. Continuo no Norte do trabalho indígena, mas os médicos que me acompanham me orientaram a minimizar as viagens para outras áreas até uma melhora mais significativa do problema de saúde. Ficarei, porém, a disposição na próxima oportunidade, com prazer. Agradeço de coração o precioso convite e ficarei em contato.
Grande abraço
Ronaldo Lidório

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boletim 24 jan 2010

LIMITES
.
Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores e com o esforço de abolirmos os abusos do passado somos os pais mais dedicados e compreensivos; mas, por outro lado os mais bobos e inseguros que já houve na história.
O grave é que estamos lidando com crianças mais “espertas” do que nós, ousadas, e mais “poderosas” que nunca! Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ser, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E, o que é pior os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos que nossos filhos nos faltem com o respeito. À medida que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudou de forma radical para o bem e para o mal. Com efeito, antes se considerava um bom pai, aquele cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens, e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais, e veneravam seus pais, mas à medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco o respeitem. E são os filhos, quem agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E além disso, que patrocinem o que necessitarem para tal fim. Quer dizer; os papéis se inverteram. Agora são os pais que têm que agradar a seus filhos para “ganhá-los” e não o inverso como no passado. Isto explica o esforço que fazem tantos pais e mães para serem os melhores amigos e “darem tudo” a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem. Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo aos nos verem tão débeis e perdidos como eles. Os filhos precisam perceber que durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los, enquanto não sabem para onde vão. É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca. Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os e rendidos às suas vontades. Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.
Mônica Monastério


AVISOS

Planejamento estratégico
Todos os líderes de sociedades e departamentos devem entregar seus planejamentos até o próximo domingo, dia 31.


Adolescentes no NAUPA

O Congresso Nacional de Adolescentes Presbiterianos será entre os dias 1º e 5 de fevereiro no SESC de Guarapari. Participarão do evento nossos irmãos Alessandro, Alexandre, Ana Carolina, Daniel Dias, Douglinhas, Gabriel Martins, Gabriela Leite, Lara, Lucas Lopes, Matheus Teixeira, Pedro Poubel, Samara, Saulo e Thais Borges.
Também estarão com eles os conselheiros Flávia e Hellen. Ore para que o Senhor os abençoe ricamente naqueles dias ali.

Retiro 2010


Será nos próximos dias 13,14,15 e 16, na Fazenda Mikamay. O preletor será o Rev. Cloves Azevedo. Já não há mais vagas disponíveis, por isso, aqueles que ainda não fizeram sua inscrição devem solicitar à Comissão de Retiro sua inclusão na fila para caso de desistências.

Rev. Dorival

Depois de um período de vinte dias ausente da Igreja, o pastor Dorival retornou nesta quinta-feira (21/01), às atividades no campo da Igreja. Hoje ele estará pregando na congregação de manhã e à noite.

Dízimos e ofertas
“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”. 2 Coríntios 9.6,7


ESPAÇO MISSIONÁRIO


A responsabilidade social da Igreja
Hoje, 82% da população brasileira vive na zona urbana, tanto nas grandes cidades como nas cidades do interior. Em ambos os casos, a condição de vida dos pobres é semelhante no que se refere à atividade econômica, alimentação etc. Só no Grande Rio, 3.132.467 de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, sendo 481.027 indigentes. O que cristãos têm a ver com estes números? Por que devem os cristãos se envolver com o social? Afinal de contas, existem duas atitudes que eles podem adotar com relação ao mundo. Uma é a fuga, outra é o engajamento. “Fugir” significa “dar as costas”, “lavar as mãos”, mesmo sabendo, como Pilatos, que nem assim desaparece a responsabilidade, e endurecer o coração aos agonizantes gritos de socorro. “Engajar-se”, por outro lado, significa voltar o rosto para o mundo em compaixão, sujar as mãos, sofrer e gastar-se em seu serviço, sentindo o comovente e incontido amor de Deus.
Missão é a nossa resposta humana à divina comissão. É todo um estilo de vida cristão, que tanto inclui evangelismo quanto responsabilidade social, sob a convicção de que Cristo nos envia ao mundo assim como o Pai a ele o enviou.

“Uma eclesiologia desequilibrada conduz a uma missão igualmente desequilibrada”
John Stott


Extraído e adaptado do site insejecmissoes.wordpress.com