Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Boletim 28 de nov de 2010


A importância do entusiasmo

O entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. NÃO É O SUCESSO QUE TRAZ O ENTUSIASMO, É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO. Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Enquanto cristãos, nós temos todas as razões do mundo para vivermos a vida com todo entusiasmo. Isto porque, ao dar-se gratuitamente por nós, Jesus estabeleceu a grande base do entusiasmo. Não havia nada em nós que pudesse motivá-lo a dar-se em favor da nossa situação. Entretanto, Ele se ofereceu e neste ato gratuito apontou-nos o maior exemplo do entusiasmo.
Em Jesus nós encontramos o verdadeiro entusiasmo. Portanto, vivamos a vida na perspectiva do entusiasmo de Deus e perceberemos que pela sua graça, seremos capazes de mudar a nós mesmos, as pessoas e as situações.

Rev. Eduardo Rosa Pedreira


AVISOS

Culto de Gratidão a Deus
Para comemorar bem as vitórias alcançadas em 2010, a equipe do Ministério Lar Cristão convida toda a Igreja a abrilhantar o Culto do louvor e adoração a Deus a ser realizado logo mais à noite. Para tanto, trabalharemos em rede, ou seja, cada um convidando os seus familiares e amigos que, por certo, aceitarão o convite.

Nosso Púlpito
Nesta noite estaremos recebendo o Rev. Honório Portes Jr, pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim, ES, ao qual damos as boas vindas com rogos de muitas bençãos sobre a sua vida, família e ministério.

Junta Diaconal
Toda a Junta está convocada para se reunir, hoje, logo após a Escola Dominical. O presidente espera a participação de todos os diáconos.

Assembléia Ordinária da Igreja
O Conselho da Igreja, nos termos do art. 9, alínea “d” da CI/IPB, convoca os membros para participarem da assembléia geral ordinária, a realizar-se no dia 5 de dezembro, após a Escola Dominical. Pauta: ouvir, para informação, os relatórios do movimento da Igreja no ano anterior, e tomar conhecimento do orçamento para o ano de 2011.

Nova diretoria da UPH
Em um ambiente de harmonia e paz foi eleita a nova diretoria da UPH que, afinal, ficou assim constituída:
Presidente: José Fernando Gonçalves da Silva
Vice-Presidente: Emerson Tinoco Rodrigues
1ª Secretário: Paulo Rogério Ribeiro Dias
2ª Secretário: Alexandre da Silva Martins
Tesoureiro: Fabio Esteves Mendes

Nova Mesa do Conselho
Após a eleição, a nova Mesa ficou assim constituída:
Presidente: Rev. Dorival Carvalho
Vice- Presidente: Paulo Rogério
Tesoureiro: Marcos Saraiva
Secretário: Waldemiro Junior
Obs.: Quanto aos representantes ao Presbitério, foram eleitos os seguintes presbíteros:
Titular: José Fernando
Suplente: Robson Pacheco

Notícia da UCP
As orientadoras da UCP informam que não haverá atividade, hoje, às 18:00 horas. Os pais, no entanto, estão convidados para participarem da palestra sobre “Saúde Mental”. Preletor: Drº Felipe Magalhães.

Acampamento Espiritual
O Conselho, na sua última reunião, resolveu levar todos os membros que se inscreveram para participar do Acampamento Espiritual/2011, inclusive aqueles que estão no cadastro de reserva, formando um total de 200 pessoas. Contudo, para favorecer a organização, determinou que os inscritos que não acertarem pelo menos 50% até o dia 31 de dezembro, terão suas vagas liberadas para outros interessados. Mais informações com o Presb. Douglas.

Presbitério de Itaperuna
De 8 a 12 de dezembro, o Presbitério de Itaperuna (PREI) fará a sua reunião ordinária nas dependências da 5ª Igreja Presbiteriana. Na oportunidade, cada Igreja será representada por um presbítero, eleito pelo respectivo Conselho. Oremos para que Deus abençoe esta magna reunião.

Notícia da SAF
Atenção mulheres: hoje, às 18 horas, teremos a palestra sobre “Saúde Mental”. Preletor: Drº Felipe Magalhães. Participe!

Aniversariantes
29/11 (seg Edson Souza Guimarães
29/11 (seg) Tania Maria da Silva Silveira
30/11 (ter) Zuleica Brasil Trócilo
04/12 (sáb) João Galosa Jarddim
04/12 (sáb) Josenilda Moura da Silva

sexta-feira, 19 de novembro de 2010


Pais pastores


Nunca foi tão difícil assumir uma classe de crianças, seja na escola comum ou na dominical, isto porque muitas crianças comparecem diante da professora destituídas do respeito devido às autoridades. Talvez a origem dessa tendência encontre-se no fato de as últimas décadas terem sido marcadas pelo mau uso ou pelo abuso da autoridade, que nos faz perceber hoje uma certa aversão à idéia de submissão às autoridades. Os próprios pais passaram a ser mais complacentes com as crianças, visto que não querem que seus filhos os confundam com aqueles ditadores do passado recente.
Biblicamente, a educação cristã dos nossos filhos compete somente a nós. Não vemos qualquer referência na Bíblia a estruturas que visassem o auxílio dos pais na educação religiosa de seus filhos, embora não haja nenhuma proibição para que hoje nos utilizemos de tais recursos. Toda ajuda externa é bem-vinda e pode nos auxiliar nessa missão.
Mas o que muitas vezes constatamos com tristeza é a acomodação dos pais diante do trabalho desses auxiliares, que passam de uma a duas horas semanais com seus filhos na igreja. Biblicamente, a educação cristã acontece “assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.7). As crianças devem ser acompanhadas pelos pais integralmente e, nas questões mais corriqueiras do dia a dia, aprender como funciona a vida cristã na prática. Para isso, as palavras que o Senhor nos ordenou precisam estar primeiro em nossos corações. Pais com os corações impregnados pela Palavra vão transmitir naturalmente seus ensinos tanto oralmente como pelo exemplo, que alguém já disse não ser a melhor maneira de ensinar, mas a única. Somos chamados a ser pastores dos nossos filhos, aconselhando-os, advertindo-os e disciplinando-os em nome do Senhor.
Assim, que cada pai e mãe assuma o posto que, biblicamente, não é de mais ninguém na vida de seus filhos.

Rev. Jônatas Vasconcelos

AVISOS

Culto de Ação de Graças
Hoje, por ocasião da Escola Dominical e do Culto público, celebraremos ao Senhor pelo aniversário da SAF e UPH. E, para comemorar bem este feito, foi especialmente convidado o Rev. Júlio Alexandre, pastor da Igreja Presbiteriana dos Tavares, Alto Jequitibá/MG, ao qual damos as boas vindas com rogos de muitas bênçãos sobre a sua vida, lar e ministério. Aguardamos a participação de toda a igreja.

Agendaço
Será no próximo sábado, dia 27 de novembro, com a seguinte programação:
8:00 horas – Café da manhã
9:00 horas – Reunião para elaboração do planejamento estratégico para 2011.
Toda a liderança está convocada para participar.
Atenção: as atividades que não constam nos planos de ação, não serão contempladas pela tesouraria da igreja.

Reunião do Conselho
Será logo após a Escola Dominical. Pauta: delimitar um propósito comum para a igreja e para a congregação para o próximo ano, bem como proceder as nomeações para cargos de liderança. Ore para que Deus abençoe esta reunião.

Supremo Concílio
Inicia-se amanhã, dia 22, a reunião extraordinária do Supremo Concílio/IPB, no SESC de Aracruz, ES. Estarão representando o nosso Presbitério Rev. Dorival Carvalho, Rev. Lucinei Tavares e os presbíteros Fileto Bruno e Guilherme Marinho. Oremos pelo êxito desta magna reunião.

Lar Cristão
Após um encontro tão abençoado, o ministério Lar Cristão dá prosseguimento às suas atividades, convidando os casais desta Igreja, assim como seus respectivos familiares a abrilhantarem o Culto de louvor e adoração a Deus pelas vitórias alcançadas. Será no próximo domingo, dia 28 de novembro, às 19h30. Participe!

Congregação
Hoje à noite o Rev. Dorival estará pregando e levando a Ceia aos irmãos da Congregação Presbiteriana da Cehab.
O Rev. Jônatas, por sua vez, fará o mesmo na Congregação Presbiterial de Pádua. Oremos pelos pastores e pelo progresso do presbiterianismo na região.

Nova diretoria da UPA
Em uma atmosfera de paz e tranquilidade foi eleita a nova diretoria da UPA, que ficou assim constituída:
Presidente: Daniel de Castro Braga Dias
Vice-Presidente: Matheus Teixeira Tinoco Rodrigues
1ª Secretária: Gabriela Leite da Fonseca
2ª Secretário: Alexandro Soares Filho
Tesoureiro: Lucas Lopes de Azevedo

Dia Nacional de Ações de Graças
Em comemoração ao “Dia Nacional de Ações de Graças”, a Federação de SAF’s do PREI organizou um grande evento para o dia 25 de novembro, quinta-feira, e conta com a participação de toda a igreja.
Programação:
6h30 – Reunião de Oração. Local: 1ª Igreja Presbiteriana de Itaperuna.
19h – Concentração para caminhada. Local: Ao lado da 1ª Igreja Batista.
19h30 – Caminhada com faixas e distribuição de folhetos.
20h – Culto Evangelístico na Concha Acústica

Presbitério de Itaperuna
De 8 a 12 de dezembro, o Presbitério de Itaperuna (PREI) fará a sua reunião ordinária nas dependências da 5ª Igreja Presbiteriana. Na oportunidade, cada Igreja será representada por um presbítero, eleito pelo respectivo Conselho. Oremos para que Deus abençoe o nosso concílio.

Aniversariante
21/11 (dom) Alair & Joselma
22/11 (seg) Ronaldo & Jeane
22/11 (seg) Helena Lelis Trócilo
23/11 (ter) Célia Oliveira Gonçalves
23/11 (ter) Glaucia Bastos Gonçalves
23/11 (ter) Lucas Sarkis Ribeiro
23/11 (ter) Marcela Sorrentino de Oliveira
27/11 (sáb) Gelio & Deloide

Escala do culto infantil
3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Celenita e Tailisy

4º dom.: 0 a 4: Nadir e Glaucia
5 a 7: Robson e Mariah

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Boletim 14 de nov de 2010


Procurando sarna para se coçar


Se permitir que as pessoas se tornem membros de sua igreja sem entender o seu propósito, você está procurando sarna para se coçar. Novos membros, especialmente aqueles vindos de outras comunidades, geralmente têm interesses pessoais e pressuposições sobre a igreja. Se você não souber lidar com elas de uma forma clara e honesta, mais cedo ou mais tarde terá problemas e conflitos.
As pessoas que são transferidas para sua igreja trazem consigo uma bagagem cultural de sua igreja anterior e podem ter certas expectativas que sua igreja não tem intenção de atender. Este fato tornou-se evidente para mim logo no princípio de nosso trabalho, antes de começarmos os cultos de adoração. Um homem que freqüentava o nosso grupo de estudo bíblico nos lares foi membro de uma igreja grande e bastante conhecida de nossa região por doze anos. Toda vez que começávamos a planejar alguma coisa, ele dizia: “Bem, na minha outra igreja, nós fazíamos isto assim”. Isto era um refrão constante.
Após oito semanas nesta situação, finalmente eu lhe disse: “Sabe de uma coisa: se você quer que esta igreja seja igual à sua anterior, porque você não volta para lá? Ela só está a quinze quilômetros daqui”. Ele aceitou o meu conselho e saiu de nosso grupo com cinco pessoas de sua família. Eles compunham 30% de nossos membros e, além de tudo, eram dizimistas.
A atitude dele me chocou, mas agora olho para aquela situação e acredito que foi uma das mais importantes decisões que tomei e que determinou o destino de nosso trabalho. Se eu tivesse ouvido aquele irmão, a [nossa igreja] acabaria sendo não mais do que um clone de outra igreja. Nosso futuro teria sido outro.
Também aprendi duas lições importantes sobre liderança: primeiro, você não pode deixar que pessoas negativas dirijam os departamentos da igreja. Isto é abdicar da liderança. Infelizmente, quanto menor a igreja for mais influência ela sofre de membros negativos. Aquela experiência também me ensinou que a melhor hora para descobrir se alguém tem um conflito com sua filosofia de ministério é antes dele se juntar ao grupo. Explicar o propósito da sua igreja para as pessoas antes que elas seu unam a ela, não só reduzirá conflitos e decepções, como também as ajudará a reconhecer que devem se unir a uma igreja de acordo com sua filosofia e gosto pessoal.

- Rick Warrren


AVISOS
Federação de UPA’s
No próximo sábado, dia 20 de novembro, às 14 horas, haverá o Congresso da Federação de UPA’s do PREI, nas dependências da nossa Igreja. Oremos por esta reunião, bem como pelo progresso do trabalho adolescente na região.

Santa Ceia
Hoje, no Culto público, celebraremos a Ceia Senhor, que aponta para sua morte e ressurreição. Façamos deste momento uma grande oportunidade para colocarmos em ordem a nossa vida com o irmão (a) e, por conseguinte, com Deus. Está escrito: “Vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta“ (Mateus 5.23).

Acampamento Espiritual
Irmãos e irmãs! Infelizmente, não há mais possibilidade de novas inscrições. Aqueles que estão na fila de espera só terão condições de participar do acampamento se alguém desistir.

Presbitério de Itaperuna
De 8 a 12 de dezembro, o Presbitério de Itaperuna (PREI) fará a sua reunião ordinária nas dependências da Quinta Igreja Presbiteriana. Na oportunidade, cada Igreja será representada por um presbítero, eleito pelo respectivo Conselho. Oremos pelo êxito desta magna reunião.

Culto de Ação de Graças
No próximo domingo, dia 21 de novembro, às 19h30, celebraremos Culto ao Senhor pelo aniversário da SAF e UPH. O pregador será o Rev. Júlio Alexandre, pastor da Igreja Presbiteriana dos Tavares, Alto Jequitibá, MG. Aguardamos a sua participação e de toda a sua família. Está escrito: “Não esqueça nenhuma de suas bênçãos” (NVI - Salmo 103.2)

Notícia da SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião do departamento Rute Malveira nas dependências da igreja. Contamos com a participação de todas as mulheres.
Ensaio da SAF e UPH, após a Escola Dominical e, também, às 18 horas.

Agendaço
O Conselho da Igreja solicita de todos os departamentos, ministérios e sociedades internas os planos de ação com datas e respectivas programações até o próximo domingo, dia 21, para sincronização das agendas. No dia 27 de novembro, entretanto, a partir das 8 horas, toda a liderança está convocada para participar do café da manhã e reunião para elaboração do planejamento estratégico para 2011.

Relatórios e Livros
Esperamos que sejam entregues à secretária da igreja o quanto antes, para que sejam avaliados pelo Conselho.

Dia Nacional de Ações de Graças
Em comemoração ao “Dia Nacional de Ações de Graças”, a Federação de SAF’s do PREI organizou um grande evento para o dia 25 de novembro, quinta-feira, com a seguinte programação:
6h30 – Reunião de Oração. Local: 1ª Igreja Presbiteriana de Itaperuna.
19h – Concentração para caminhada. Local: Ao lado da 1ª Igreja Batista.
19h30 – Caminhada com faixas e distribuição de folhetos.
20h – Culto Evangelístico na Concha Acústica.

Aniversariantes
14/11 (dom) Inessa Trócilo R. Azevedo
20/11 (sáb) Emmanoel A. Tinoco Oliveira

Escala do culto infantil
2º dom.: 0 a 4: Vania e Lara
5 a 7: Ivânia e Samara

3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Celenita e Tailisy


ESPAÇO MISSIONÁRIO

Queridos irmãos da AMA!
"Porque no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza de sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência dos santos" (2 Co 8.2-4).
Agradeço a vocês por estarem se associando conosco nesse desafio para o Oriente Médio. Pedimos para que não seja mencionado na internet ou em boletins que estamos seguindo para a ???????, por se tratar de campo de risco. O que puder ser divulgado estará no blog (http://projetonur.blogspot.com), no item projeto nur.
Que o Senhor da obra recompense a todos. Posteriormente, estaremos enviando outros detalhes.

Em Cristo,

- Rev. Jorge Neves de Oliveira

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Boletim 07 de nov de 2010


A vida sob a graça
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça” (João 1.16).

“Graça” é uma tradução da palavra grega charis, significando “graciosidade”, “favor”, ou “gratidão”. Intrínsecas ao seu significado estão às idéias de favor, bondade, e benevolência.
Graça é tudo isso e muito mais. Graça é aquilo sobre o que o Novo Testamento versa. O Deus exposto ali é o “o Deus de toda a graça” (1 Pedro 5.10). O Espírito Santo é “o Espírito da graça” (Hebreus 10.29). Todas as esperanças ali expostas apóiam não sobre outra coisa, mas sobre a “graça do Senhor Jesus” (Atos 15.11), aquele que sustentou Paulo com esta certeza: “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12.9). No dizer de João, “todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça”. A expressão “graça sobre graça” quer dizer graça acumulada, ou uma graça sobrepondo-se à outra. Tal graça, felizmente, é nossa a cada dia.
Mas isto não significa um passe-livre para a liberação absoluta, sem quaisquer exigências. Pelo contrário, a graça não anula as justas exigências da lei. Ela, na verdade , as confirma e valida. Está escrito:“Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” (Romanos 3.31).
O apóstolo Paulo foi claro quanto a isso: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós que para ele morremos? (Romanos 6.1-2). Por amor desta graça, então, sejamos mais agradecidos, comprometidos e dedicados ao serviço do Senhor.

Rev. Dorival Carvalho da Silva


AVISOS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011
Conclamamos todos os líderes de ministérios, departamentos e sociedades internas para:
Entregar seus planos de ação na secretaria da igreja ATÉ DIA 20/11, para sincronização das agendas.
Participar no dia 27/11, do café da manhã e planejamento anual.

Nosso Púlpito
Para comemorar bem seu 19º aniversário, a UPA convidou a conferencista Leninha Maia, da Catedral Presbiteriana do Rio, para ministrar a palavra de Deus ao nosso coração, conforme a seguinte programação:
8:h30 – Escola Dominical: Palestra para os pais.
19:30h – Culto Público: Mensagem
De mais a mais, damos as boas vindas à estimada preletora e rogamos as bênçãos de Deus sobre a sua vida, família e ministério.

Acampamento Espiritual
Informamos à igreja que já encerraram as inscrições para o Retiro Espiritual/2011. Os interessados, agora, ficarão na fila de espera.

Supremo Concílio
De 22 a 24 de novembro, o Rev. Dorival e o Presbítero Robson estarão participando da assembléia geral extraordinária da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Aracruz, ES. Este evento reunirá cerca de 1.150 representantes vindos dos 296 Presbitérios espalhados por todo o território nacional. Oremos pelo sucesso desta magna assembleia.

Relatórios e Livros
Como de costume, solicitamos que os relatórios e os livros de atas das organizações domésticas sejam entregues à secretária da igreja.

Santa Ceia
Devido ao aniversário da UPA, a Ceia do Senhor será ministrada, excepcionalmente, no próximo domingo. Até lá prepare-se!

Eleição da UPH
Conforme foi noticiado, a reunião plenária extraordinária para a eleição da nova diretoria da UPH será hoje, logo após a Escola Dominical. Contamos com a participação de todos os sócios.

Notícia da SAF
Hoje, às 18:00h, haverá uma palestra com o Drº Felipe Magalhães, cujo tema será “Saúde Mental”. Além das sócias, aguardamos a participação de toda a igreja.
Dia 10/11, (quarta-feira), aniversário da Federação e Culto do Presbitério, às 19h30, na Igreja Presbiteriana de Natividade.

Aniversariantes
09/11 (ter) Elina Monteiro Poubel
09/11 (ter) Frederico Ferreira Pereira
13/11 (sáb) Dorival & Juliana

Escala do culto infantil
1º dom.: 0 a 4: Elaine Borges e Thais Borges
5 a 7: Cláudia

2º dom.: 0 a 4: Vania e Lara
5 a 7: Ivânia e Samara

ESPAÇO MISSIONÁRIO

O grande sonho dos idealizadores da AMA (Agência Missionária Antioquia) de estabelecer parceria com 10 missionários foi realizado graças a sua intercessão e regular contribuição. Isso ocorreu porque na sua última reunião, a diretoria decidiu estabelecer parceria com a APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais) no envio do Rev. Jorge Neves de Oliveira para obra missionária no Oriente Médio, a partir do próximo ano, bem como com o Presbitério de Itaperuna (PREI) na sustentação de um obreiro para a plantação de mais uma igreja na região. Louvemos e adoremos ao Senhor por esse feito extraordinário.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Hebreus 11 - Heber Carlos Campos Jr.

Hebreus 11 Heber Jr.mp3
ANIVERSÁRIO DA UPA!

SÁBADO, DIA 06/11
19h30
Louvor: Bandas Haia e Conexão
Mensagem: Josiane Freitas
(Igreja Metodista da Vinhosa)


DOMINGO, DIA 07/11
8h30
Louvor: Banda Conexão
Mensagem: Leninha Maia
(Catedral Presbiteriana do RJ)

19h30
Louvor: Banda Conexão
Mensagem: Leninha Maia