O justo viverá pela fé
George Müller, famoso por desenvolver um trabalho para alimentar, vestir e educar crianças órfãs desamparadas, em meados do séc. XIX na Inglaterra, disse: “Onde a fé começa, a ansiedade termina; onde a ansiedade começa, a fé acaba”. Por sua vida exemplar, podemos acreditar que ele sabia sobre o que estava falando. Müller nunca falou para qualquer pessoa, exceto para Deus, sobre sua necessidade de recursos. O Senhor sempre o proveu com abundância, por meio de suas orações de gratidão e por esperar humildemente Nele. Resultado: no final da sua existência, os lares que havia estabelecido cuidavam de mais de dez mil órfãos.
Considerando que George Mülller e outras pessoas reais foram capazes de controlar suas ansiedades e serem vencedoras, a despeito de todas as dificuldades, dois princípios devem ser focados e praticados:
(i) Precisamos afastar qualquer coisa que retarda nossa vida.
O autor de Hebreus recomendou que “[nos desembaracemos de todo] peso e pecado que tenazmente nos assedia, [e] corramos, com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1). Noutras palavras, na corrida da fé, precisamos afastar qualquer coisa que nos mantenha atrás. A título de exemplo: avareza, impureza, inimizades, porfias, ciúmes, discórdias, dissensões, facções, invejas, raiz de amargura, preguiça, desmotivação, pessimismo, entretenimento ou coisa semelhante.
Outro peso ou pecado que “tão facilmente nos embaraça” é a dúvida. Um crente pode afirmar com base em Filipenses 4.19: “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de [minhas] necessidades”, porém se torna cheio de ansiedade, incredulidade e dúvida ao se deparar com a escassez de recursos financeiros.
Como superar o problema da dúvida e da falta de fé? Paulo disse que, acima de tudo, tomemos “sempre o escudo da fé, com o qual [poderemos] apagar todos os dardos inflamados do Maligno” (Efésios 6.16).
(ii) Precisamos olhar firmemente para Jesus.
O autor da epístola aos Hebreus também disse que devemos estar “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb 12.2). Na sua morte substitutiva, Jesus Cristo suportou sofrimentos inimagináveis, mas por sua fé em Deus foi vitorioso. Eis por que devemos NOS CENTRAR NELE.
A frase “olhando firmemente para... Jesus” pode ser traduzida literalmente para “Olhe para Jesus”. Ter a focalização correta, portanto, é essencial para a vida cristã vitoriosa. Ninguém consegue dirigir um carro olhando para os pedais. Semelhantemente, na nossa vida, o nosso foco deve ser olhar para o Alvo, Cristo.
Rev. Dorival Carvalho da Silva
AVISOS
Batismo infantil
Neste domingo, por ocasião do culto público, Rômulo e Priscila estarão consagrando o Calebe ao Senhor, por meio do batismo. Seja bem-vindo, Calebe à família da aliança! Parabéns pais e avós.
“Da queda ao avivamento”
Este foi o tema da série de estudos no livro de Joel, que aconteceu em classe única por ocasião da EBD durante o período de férias escolares. Para concluir, teremos mais uma palestra, com base em Joel 3, que será ministrada pelo presidente do Presbitério, presbítero Fileto Bruno L. Cruz, a quem damos boas vindas.
O poder da fé na oração
A oração remove qualquer obstáculo. Venha compartilhar conosco, todas as terças-feiras, às19h30. Deus tem bênçãos infindas para a sua vida.
Caminhada pela cidadania
Está confirmada! Será no dia 12 de agosto próximo, NO CALÇADÃO DE COPACABANA, em comemoração aos 153 anos da implantação do presbiterianismo no Brasil. Para viabilizar a participação de nossas Igrejas, a CE/PREI já contratou 1 (um) ônibus pelo valor de R$50,00 (cinqüenta reais) por pessoa, ida e volta. Como ainda há muitos irmãos interessados, outro ônibus será fretado. Os interessados devem procurar um dos pastores ou a secretaria da igreja.
Escola Bíblica de Férias
SERÁ NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, a saber, dias 4 e 5 de agosto (sábado e domingo). Teremos lindas histórias, muito louvor, brincadeiras, etc. Como sempre, esperamos o apoio dos pais e a colaboração dos irmaõs. Tema: “O amor de Deus”. Aguardamos vocês!
Programação:
Sábado, dia 4: Das 14h às 17h.
Domingo, dia 5: Das 9h às 11h.
X Encontro da Família
Será 18 e 19 agosto. Estamos preparando um evento que certamente marcará a tua vida e a tua família. O tema é: Famílias com as marcas de Cristo.
Preletores:
Adultos: Rev. Ricardo Barbosa
Jovens e adolescentes: Pb. José Arnaldo
Crianças: Eliseu Assis da Silva
Ester de Oliveira Assis
Aniversariantes
Hoje Odalbi & Rita
Dia 30 Léa Teadoriche de Moraes
Dia 30 Lucy Venuto Gonçalves
Dia 30 Ricardo & Fernanda
Dia 30 Ruy Sérgio & Patrícia
Dia 31 Roberto dos Santos Pereira
Dia 2 Nadir Bueno de Lima Oliveira
Dia 2 Zilmar José Pires Junior
Escala do culto infantil
Hoje: As crianças permanecem no templo.
1º dom.: 0 a1: Luciene
2 a 3: Laís e Flávia
4 a 6: Mariah
7 a 9: Douglinhas