A oferta que agrada
A passagem parcialmente citada acima relata a leitura feita por Jesus de uma cena em que dois tipos de oferta são apresentadas: a dos ricos, que ofertavam do que lhes sobrava, e a de uma viúva pobre, que deu todo o seu sustento. A oferta dos primeiros impressiona aos homens, mas não ao Senhor, que por sua vez fica maravilhado com a oferta da humilde senhora. Aprendemos algumas lições aqui quanto ao modo como ofertamos ao Senhor, entendendo como oferta tudo o que Deus nos deu para que O sirvamos.
1. Para Deus, não importa a quantidade, mas o estado do coração do ofertante. Podemos pecar enquanto ofertamos. Nosso enganoso coração pode nos levar a crer que somos melhores por darmos o tanto que damos, ou fazer o tanto que fazemos, como se adquiríssemos com nossas ofertas posição privilegiada aos olhos de Deus. Por exemplo, gente dotada pelo Senhor de dons maravilhosos podem utilizá-los para o próprio envaidecimento e auto-promoção diante dos homens. Ao ofertarem (recursos, tempo, serviço), não conseguem mais fazer distinção entre uma motivação santa e uma espúria. Quem oferta assim ainda não entendeu o sentido bíblico do ato de ofertar.
2. O Senhor não se agrada de ofertas que não nos custam tudo. Os ricos depositaram o que não lhes faria falta. A viúva depositou a janta daquele dia, ou seja, tudo o que ela tinha. A oferta que realmente agrada ao Senhor é aquela que nos custa tudo: “...quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lc 9.24,25). Desta forma, o Evangelho não nos autoriza a nos escondermos atrás das nossas preocupações e ocupações, visto que todas elas são secundárias diante da principal razão de ainda estarmos aqui: servir a Deus naquilo que ele nos confiou (família, profissão, igreja). Ninguém se engane pensando que Fulano ou Beltrano servem/ofertam mais a Deus porque lhes é mais fácil por qualquer motivo. Assim como um atleta precisa sacrificar muitas de suas vontades para conquistar uma medalha, também nós devemos estar conscientes de que fomos chamados a frutificar, e isso nos custará muito, ou melhor, tudo – embora a salvação já nos tenha sido dada gratuitamente.
3. Para o Senhor, não importa o quanto damos, mas se entendemos que se trata de um privilégio. Jesus legou para a Sua Igreja a sua própria missão. Não estamos aqui em missão pessoal, mas para completar a missão que Ele nos deixou, que não é outra senão a dEle próprio. Se não entendemos que se trata de um privilégio, se não dimensionamos a grandeza da oportunidade que nos é dada, é melhor guardarmos nossas ofertas. Damos tudo, não porque seja muito, mas porque consideramos nosso tudo como nada diante do que recebemos, que não tem preço calculável. Por melhor que façamos o que fazemos, por maiores que sejam as nossas ofertas, ainda assim somos indignos de entregá-las e devemos vê-las como privilégio.
Que o Senhor nos livre de vivermos enganados quanto a este assunto e nos faça um povo “zeloso de boas obras” (Tito 2.14), que de fato se entregou por completo em Suas mãos e que, por isso, se empenha por dar o melhor para Ele, em tudo o que fazemos/entregamos em prol de Seu Reino.
Rev. Jônatas Vasconcelos
AVISOS
Dia dos AvósHoje, por ocasião do culto público, a SAF estará homenageando as avós em alusão ao seu dia. Portanto, se você é avó não deixe de participar.
Pr. Jônatas
Estará de segunda a sexta em São Paulo, para a realização de mais um módulo de mestrado.
Supervisão de GF's
Será hoje pela manhã, das 10h30 às 12h. Todos os líderes e auxiliares de “Grupos Familiares” devem participar.
Culto do PREI
Convidamos toda a igreja para participar do Culto do Presbitério (PREI) que será realizado na próxima quarta-feira, dia 18, às 19h30, na Terceira Igreja Presbiteriana. Aguardamos a sua participação.
Reunião com os pais
As coordenadoras do trabalho infantil conclamam os pais cujos filhos são da UCP para uma reunião, hoje, às 18 horas, em caráter de urgência. Participem!
Aniversário da Igreja
Será celebrado nos dia 28 e 29 de agosto. Preletor: Rev. Wendel Lessa (Montes Claros/MG).
Aniversariantes
15/08 (dom) Rodrigo Alves da Silva
20/08 (sex) Monique P. Pâni Vasconcelos
Escala do culto infantil
3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Celenita e Tailisy
4º dom.: 0 a 4: Nadir e Glaucia
5 a 7: Robson e Mariah
Rede Ativa no Conexão!
No próximo sábado, o Sem. Artur de Castro, líder do Rede Ativa (jovens da SIBI), estará trazendo a mensagem. Na ocasião, a banda daquele ministério estará ministrando o louvor.Célula de jovens
Toda quarta, 19h30, na casa da Gabi.
Ensaio da banda
Toda quinta-feira, às 17h30.
Reunião de equipe
Todo sábado, às 18h. Estaremos aqui reunidos para trabalhar e orar. Participe!
Hoje, às 18h!
O Pr. Jônatas estará pregando para a juventude da IP Vinhosa. Todos estão convidados!
ESPAÇO MISSIONÁRIO
CARTA AOS MEUS AMIGOS
Olá meus queridos!
“Porque o seu apoio e a sua intercessão me ajudam a cumprir a minha missão: fazer fiéis discípulos de Jesus entre os povos não alcançados em obediência à Grande Comissão” (Mateus 28.19-20).
James Frazer (missionário na China) escreveu e eu achei bonito: “Somos imortais até cumprirmos a tarefa a nós encomendada”.
Meus queridos intercessores...
MEU SONHO É VER MUÇULMANOS TROCANDO O ALCORÃO PELA BÍBLIA; TROCANDO A VISÃO DE CRISTO COMO APENAS MAIS UM PROFETA, INFERIOR A MAOMÉ, PASSANDO A ENXERGÁ-LO COMO O FILHO DE DEUS; TROCANDO A VIDA APRISIONADA EM RELIGIOSIDADE E TRADIÇÕES PELA LIBERDADE EM CRISTO.
Por isso, suplicamos aos irmãos que orem pelos povos muçulmanos; orem pela igreja perseguida em países de forte presença islâmica; orem para que a igreja brasileira se desperte cada vez mais para a urgência da necessidade de alcançar os muçulmanos; orem para que Deus continue me dando coragem e paixão para testemunhar do nome de Cristo em lugares onde não há tanta liberdade; orem pela continuação do treinamento na base em Monte Verde/MG e pela preparação para a próxima fase no Uruguai.
Deus vos abençoe,
Jonathas Diniz (Missão Horizontes/Uniasia)
(Missionário assistido pela AMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário