Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Boletim 24 de out de 2010


A Antiga e a Nova Aliança


O sistema religioso da Antiga Aliança tinha como características fundamentais a Lei como oráculo, o Templo como lugar de se conhecer e executar os preceitos da Lei, sacertodes como mediadores entre Deus e os homens e sacrifícios de animais para remissão de pecados, conforme previa a Lei.
O autor de Hebreus nos mostra que aquela Antiga Aliança era imperfeita (8.7), não porque Deus havia falhado em Seu plano, mas sim porque o homem se provou incapaz de cumprir a sua parte. Hebreus 8 nos mostra algumas evidências dessa imperfeição, dizendo que o tabernáculo não havia sido erguido por Deus, mas por homens; que os sacerdotes também eram pecadores, por isso mediadores igualmente imperfeitos; e que os sacrifícios redimiam dos pecados cometidos, mas não sanavam o problema do coração.
As imperfeições da primeira aliança acabaram por produzir no coração do homem aquilo que Jesus chamou de “o fermento dos fariseus” (Mc 8.15), caracterizado por hipocrisia, legalismo, vaidade espiritual e ausência de compaixão. Enfim, a Lei de Deus, que é boa e tinha o propósito de reaproximar o homem de Deus, não foi suficiente para fazê-lo. Contudo, é inquestionável a sua relevância como parte da revelação progressiva de Deus culminada na obra de Jesus. Aqueles que não compreendem a Lei jamais entenderão o que Jesus fez na cruz.
O sistema religioso da Nova Aliança proposta por Jesus quebra com alguns paradigmas da Antiga, começando por ter o Evangelho e doutrina dos apóstolos como oráculo. Na Nova Aliança, nós somos o templo onde Deus é adorado e Sua Palavra é praticada. Esse novo sistema versa também que nós, a Igreja, somos um reino de sacertodes e Cristo é o nosso único Mediador para chegar a Deus, sendo Ele o próprio Deus na pessoa do Filho. Seu único sacrifício também redime pecados de pessoas de todos os povos em todas as eras, de uma vez por todas, sendo suficiente para a salvação eterna de todo aquele que crê (Jo 3.16).
A perfeição desta Nova Aliança é marcada por (1º) não depender das nossas obras, mas só da graça de Deus (é monergista e não sinergista), (2º) pelo fato de que o próprio Deus vive em nós na pessoa do Espírito Santo nos capacitando a honrar com a nossa parte e, por isso, (3º) somos todos sacerdotes com acesso à presença de Deus através dos meios da graça (oração, leitura e meditação na Palavra, adoração, comunhão).
O que uma aliança como esta deve gerar em nosso coração? Entre as muitas passagens que poderiam perfeitamente trazer resposta a esta pergunta, vamos nos ater ao episódio de João 4, que relata o encontro de Jesus com a samaritana. Ali o Senhor nos mostra, na prática, como funciona essa Nova Aliança, marcada por (1º) quebra de preconceito (v.9 – fala com uma mulher em público), (2º) relacionamentos tratados (v.9 – fala com uma samaritana, sendo ele judeu), (3º) prestação de contas (vs.16-18), misericórdia (v.10) e verdadeiro culto (v.23 – expresso em tudo o que fazemos, e não mais restrito a solenidades).
Se as distinções entre a relação do homem com Deus (e vice-versa) na Antiga e na Nova Aliança são gritantes para os leitores atentos do Evangelho, por que ainda vemos o fermento dos fariseus no meio da igreja em pleno século 21?
Não somos Igreja para provarmos nossa capacidade de erguer uma instituição solidamente organizada, mas para levarmos pessoas a se reconciliarem com Deus e viverem nessa Nova Aliança com Ele, onde tudo o que temos de fazer é refletir a forma de ser e de pensar de Jesus.

Rev. Jônatas Davies Vasconcelos


AVISOS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011
Dia 6/11: o Conselho estará reunido para definir o tema e traçar um plano de metas para o próximo ano.
Dia 27/11: Café da manhã de planejamento anual.
ATENÇÃO: Todos os líderes de ministérios, departamentos e sociedades devem deixar seus planejamentos na secretaria da igreja ATÉ O DIA 20/11, para sincronização das agendas.

Eleição da SAF
Hoje, às 18 horas, haverá reunião extraordinária para eleição da nova diretoria. Contamos com a participação de todas as sócias.

Eleição de Diáconos
Considerando que o mandato dos diáconos Jaylton Pimentel e José Francisco Ribeiro está terminando, o Conselho convocou a assembleia geral extraordinária da igreja para a eleição de dois (02) diáconos, a realizar-se no dia 07 de novembro, após a Escola Dominical.
Critério: os membros da igreja poderão sugerir um ou dois nomes por escrito dos que lhe pareçam aptos para o cargo de diácono. A indicação, no entanto, deve ser assinada por quem indicou e pela pessoa indicada. De mais a mais, informamos que o formulário está à disposição dos irmãos na secretaria da igreja.

A sua igreja precisa de você
A partir de hoje, alguns irmãos e irmãs valorosos serão eleitos para cargos de liderança para o ano de 2011. Esperamos que todos estejam dispostos a servir e, por conseguinte, todos os cargos sejam devidamente preenchidos. Eis o que dizem as Escrituras: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”. (NVI- 1Co 15.58).

Relatórios e Livros
O art. 83 da CI/IPB preceitua que uma das funções do Conselho é “Examinar os relatórios, os livros de atas e os das tesourarias das organizações domésticas, registando nelas as suas observações”. Para que isto seja possível, solicitamos que todo esse material seja preparado e, após as eleições internas entregue ao Conselho.

UMP
Atenção: hoje, às 18 horas, teremos reunião plenária extraordinária para a eleição da nova diretoria. Mais do nunca, aguardamos a participação de todos os sócios.

Acampamento Espiritual
Será de 5 a 8 de março de 2011, na Fazenda Mikamay, Miraí/MG. As vagas são limitadas a 150, por isso faça logo a sua inscrição.
Taxa: abaixo de 05 anos – isento
de 05 a 10 anos – R$ 30,00
acima de 10 anos – R$ 60,00

Aniversariantes
26/10 (ter) Wesley & Olga
28/10 (qui) Luis Henrique Aleixo Boechat
30/10 (sáb) Thiago & Inessa

Escala do culto infantil
4º dom.: 0 a 4: Nadir e Glaucia
5 a 7: Robson e Mariah

5º dom.: As crianças permanecem no templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário