Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Boletim 17 de jul de 2011


“A verdadeira adoração:
a jóia perdida da igreja”

“... porquanto vos ajuntais não para melhor e sim para pior”. (1Coríntios 11.17)

Nós somos salvos para adorar. Esta verdade foi ressaltada por Jesus: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mateus 4.10) e é a essência dos dois primeiros mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura... Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20.3-5). Por isso, que a adoração sempre foi um dos alvos centrais na vida do povo de Deus. Tanto que 40 capítulos das Escrituras são dedicados à descrição, construção, dedicação e uso do Tabernáculo como referência á centralidade do culto e marco da presença de Deus no meio do seu povo. Por fim, o imperativo “adora a Deus” é uma das últimas admoestações do livro do Apocalipse (Apocalipse 22.9).

Ocorre, no entanto, que nem toda adoração agrada a Deus. O Dr. Valdeci dos Santos, pastor presbiteriano e professor do Centro Presbiteriano de pós-graduação Andrew Jumper/SP, alerta: “Há sempre o perigo de trazermos um ´fogo estranho´ diante do altar e trono do Senhor (Levítico 10.1-2) e contra o mesmo devemos estar sempre em guarda. Não apenas a adoração a falsos deuses é proibida nas Escrituras, mas também a adoração ao verdadeiro Deus com uma atitude errada”. Eis o que dizem as Escrituras: “Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos,nem aceitarei da vossa mão a vossa oferta” (Malaquias 1.10); “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes... Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras (NVI - Amós 5.21,23); “Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?” (Isaías 1.12).

O entendimento dessa verdade deve nos levar a corrigir o que temos feito de errado em termos de adoração. Como, por exemplo: a) Em vez de culto centrado no homem, voltar à adoração teocêntrica; b) Em vez de cânticos e hinos de auto-ajuda e auto-aceitação, hinos e cânticos de louvor e adoração à Trindade, c) Em vez de deixar o celular ligado, trocar mensagens SMS, paquerar durante o culto, tagarelar sobre a vida dos outros, colocar chicletes nos bancos e coisas semelhantes, sem nenhum senso de reverência, devemos tributar ao Senhor a glória devida ao seu nome, com temor e tremor: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória” (Salmo 115.1).

Rev. Dorival Carvalho da Silva


AVISOS

Santa Ceia
Hoje, à noite, celebraremos a festa da Santa Ceia. Não se furte desse momento. Está escrito: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Co 11.26).

SAF
Hoje, às 18 horas, haverá reunião do departamento Geralda Sathler, nas dependências da igreja.

UCP
Nossas crianças estarão apresentando a cantata “Quem é Jesus”, logo mais à noite, na Congregação Presbiteriana da Cehab. Considerando que as crianças precisam estar lá às 18 horas, contamos com o apoio dos pais para levá-las e, também, para buscá-las às 21 horas.
As coordenadoras da UCP comunicam que a partir deste domingo até o último de julho, não teremos, como de costume, os encontros semanais. Voltaremos às atividades normais no primeiro domingo de agosto, a saber, dia 7. Até lá, boas férias.

Curso de capacitação de professores
A Igreja Presbiteriana Central de Campos convida quem tem o desejo de TRABALHAR COM O MINISTÉRIO DE CRIANÇAS, para participar do “Treinamento Mãos e Coração” que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto (sexta e sábado), sob a coordenação da Secretaria Geral do Trabalho da Infância da IPB. Oficinas: “Culto Infantil”; “Como Trabalhar com Juniores e Pré-Adolescentes”; “Como Trabalhar com Crianças Pequenas”. O custo do treinamento será R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Mais informações com a Hellen.

Atenção adolescentes!
A SAF estará homenageando os adolescentes presbiterianos logo mais, às 18 horas. Não faltem!

Seminário para casais
Já fez sua inscrição? Será de 14 a 16 de outubro, Hotel Vilarejo em Rio das Ostras. Portanto, está próximo. Não fique de fora!

Resoluções do Supremo Concílio
Sobre namoro de MEMBROS DA IGREJA EM PROCESSO DE DIVÓRCIO, o SC/2010 resolveu: 1) Reafirmar o princípio que, enquanto o vínculo do casamento não estiver rompido legalmente, os cônjuges permanecem casados de acordo com pergunta 139 do Catecismo Maior e capítulo 24 da Confissão de Fé da IPB; 2) Que o Conselho da Igreja deve julgar a existência de quebra do 7º mandamento e conseqüente disciplina, observando o texto de 1 Tessalonicenses 5.22.
Quanto à revitalização das sociedades internas, ressaltou: 1) A relevância das sociedades internas para o crescimento e fortalecimento da IPB; 2) Lamentar o desinteresse de alguns oficiais e concílios quanto à criação, manutenção e desenvolvimento das sociedades internas; 3) Esclarecer que o estabelecimento de ministérios por parte de um Conselho não deve promover o enfraquecimento ou a extinção das sociedades internas.

Subida ao Pico da Bandeira
Será no dia 6 de agosto, e o preço incluindo transporte é R$ 30,00. Estamos querendo fechar um ônibus. Haverá uma equipe de adultos e pais que darão suporte à subida. Não haverá culto do Conexão Aberta nesse dia. Os interessados devem ligar para o Pedro Galoza.

Aniversariantes
Dia 18 Janice de Oliveira Tinoco Dopp
Dia 19 Gabriely Sathler Silva
Dia 21 Jeane Lannes Rodrigues Poubel
Dia 21 José Laerte Morandi de Souza
Dia 23 Maria Olga Moura da Rocha Silva
Dia 23 Rafael Lima de Oliveira
Dia 23 Sandro Alex Brasil Trocilo

Escala do Cultinho
3º dom.: 0 a 1: Vania (Berçário)
2 a 3: Thaís Borges e Carol
4 a 6: Gabriela

4º dom.: 0 a 1: Nadir (Berçário)
2 a 3: Jéssica e Monique
4 a 6: Samara
7 a 9: Hellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário