Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sábado, 11 de agosto de 2012

Boletim 12 de ago de 2012


  Sê tu uma bênção

Quando Deus chamou Abraão para deixar sua terra, seus parentes e amigos a seguir para um lugar que ele ainda não sabia ao certo onde seria, para ali criar uma nova nação e estabelecer um povo para Deus, deu-lhe uma recomendação nestes termos: "Sê tu uma bênção". Tal imperativo definiu um perfil diferente na vida de Abraão. Ser bênção, e não simplesmente viver à procura dela, faz uma grande diferença.
Muitos hoje perguntam por que a Igreja Evangélica no Brasil, que tanto cresceu nas últimas décadas, não tem promovido as mudanças que imaginávamos iria promover quando tivesse as oportunidades que tem hoje. Arriscaria uma resposta simples: tornamo-nos consumidores religiosos com todos os direitos que um consumidor tem. Ao invés de ser bênção, queremos receber bênçãos; usamos a igreja, a família e a sociedade para alimentar nossas ambições mais mesquinhas. Não somos mais agentes de transformação; viramos espectadores ingratos e exigentes. Ao invés de promover a prosperidade social, transformamo-nos em parasitas sociais, querendo cada vez mais e melhor para nós e não para os outros.
A conversão é a transformação do ser passivo num ser ativo; do paciente num agente; do parasita social num ser solidário; do consumidor religioso num canal de bênção e cura para os outros. A solução para as mazelas sociais que vivemos em nosso país não será conquistada por uma Igreja que exige o melhor para si; que reivindica o direito de ser cabeça e não cauda; que busca a sua prosperidade em detrimento da miséria dos outros. A cura para os dramas e injustiças que afligem o povo brasileiro está numa Igreja que se disponha a sair e ser uma bênção para o país, que se curve e aceite a humilde tarefa de lavar os pés uns dos outros. Uma Igreja que trabalhe para o bem da sociedade, que lute pelos direitos do próximo, cujos membros procurem ser os melhores pais, os melhores filhos, os melhores maridos, os melhores patrões e os melhores empregados.
Quando o Senhor escolheu Abraão e o enviou para ser uma bênção, ele sabia que, ao ser bênção para os outros, encontraria a que buscava. Abraão foi um homem abençoado porque viveu para os outros, e não para si mesmo. A felicidade que busco está na minha capacidade de fazer com que as pessoas que convivem comigo experimentem a felicidade. O chamado cristão é sempre social.
A vida de muitos homens e mulheres de Deus ao longo da História foi ricamente abençoada porque viveram dominados pelo sentimento de dívida. Isso fez deles pessoas gratas, generosas, entregues, corajosas. Não esperavam que os outros viessem consolá-los; eles consolavam. Não viviam exigindo ou reivindicando direitos, mas carregavam um enorme senso de dívida; não viviam aguardando que alguém fosse procurá-los - eles é que procuravam. Eram bênção na vida dos outros e, consequentemente, eram abençoados.
Ser bênção para a vida dos outros é criar os meios para que a graça de Deus os envolva trazendo salvação, reconciliação, cura e libertação. É criar os meios para que o cansado encontre alívio, para que o doente ache consolo, para que o perdido seja achado. É usar os dons e talentos que Deus nos deu para criar novas esperanças e para alimentar a fé de outros.
"Sê tu uma bênção" é também a recomendação de Deus para cada um de nós. Não busque uma igreja abençoada; seja você mesmo uma bênção para ela. Não espere que seus irmãos sejam uma bênção para você; seja você uma benção para eles. Não fique em casa aguardando algo extraordinário - saia e torne, em nome de Jesus, sua vida e a vida dos outros extraordinária.
À medida em que caminhamos em obediência e submissão, mesmo sem saber para onde estamos indo, mesmo sem ter nenhuma garantia do que vamos encontrar, e se mantivermos uma consciência de dívida, seremos uma bênção. Assim foi com Abraão, com José e também com o apóstolo Paulo - foram abençoados porque abençoaram.
Rev. Ricardo Barbosa
Pastor da IP do Planalto, Brasília, DF





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

2º Semestre 2012
Matricule-se já!
As classes já estão funcionando divididas desde o último domingo. Veja abaixo a que melhor te atende e matricule-se diretamente com o professor, que está com as fichas para matrícula. Lembramos que para certificar-se o aluno deve ter pelo menos 75% de presença.

CURSO BÁSICO
Integração: para aqueles que estão chegando à igreja e pretendem ser recebidos à comunhão por batismo, profissão de fé ou transferência.
Novo Testamento: é voltada para aqueles que já concluíram Integração e desejam ter uma visão panorâmica das Escrituras.

CLASSES OPCIONAIS
A Igreja e o Mundo: falará sobre as diversas faces que as igrejas têm assumido, proporcionando uma visão crítica que leve à busca de um padrão comunitário bíblico de fato.
Cosmovisão Bíblica: visa contrapor a forma como a sociedade descomprometida com Deus enxerga o mundo e constrói seu pensamento (escala de valores etc) com a forma como a igreja, comprometida com as Escrituras, o enxerga.

CLASSES ESPECIAIS
Adolescentes: é voltada para jovens de 12 a 17 anos.
Surdos: neste semestre estaremos ministrando o conteúdo de Integração, com vistas ao batismo.
Para mais informações, procure o superintendente da Escola Dominical, Pb. Douglas, ou o vice, Pb. Zilmar.


153 IPB
Hoje é um dia memorável para nós, pois há exatos 153 anos o missionário norte-americano Ashbel Green Simonton chegou ao Rio de Janeiro para fundar a IPB. Louvamos a Deus pela trajetória de lutas e vitórias que marcaram a sua história!

Conexão Aberta
No último sábado os jovens arrecadaram R$1.200,00 com a festa, que teve por finalidade levantar fundos para a realização do acampamento. Louvamos a Deus e agradecemos a cada irmão da igreja que contribuiu com recursos e orações.
  
Aniversariantes
Hoje    Andressa Leandro Henrique   
Dia 15    Rodrigo Alves da Silva   

Escala do culto infantil
2º dom.:         0 a1: Janice
         2 a 3: Adriana e Amanda
                        4 a 6: Laura
                     7 a 9: Aline

3º dom.:         0 a1: Vania
         2 a 3: Fabia
                        4 a 6: Carol
                     7 a 9: Olga Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário