Milênio literal?
No mundo ocidental, a tradição judaico-cristã tem exercido poderosa influência no que diz respeito ao significado do milênio. Os judeus tinham alta apreciação pelo significado simbólico dos números, tanto é que eles desenvolveram toda uma corrente mística em torno dessa questão, a cabala (uma antecessora da moderna numerologia). Com referência ao milênio, a passagem bíblica mais explícita e influente é Apocalipse 20.1-6, na qual, apesar dos verbos no passado, a referência é ao final dos tempos. O autor diz que viu descer do céu um anjo tendo nas mãos a chave do abismo e uma grande corrente; o anjo acorrentou o diabo e o aprisionou no abismo por mil anos. Em seguida, João viu aqueles que haviam morrido por causa da sua fidelidade a Cristo e afirma que eles reinaram com Cristo durante mil anos. Essa é a única passagem bíblica que faz referência direta a um reino milenar de Cristo.
Como era de se esperar, esse texto tem inflamado a imaginação dos cristãos desde os primeiros séculos da história da igreja, dando origem às expectativas milenaristas ou quiliásticas (do grego chiliás = mil). O tema tornou-se especialmente importante para os protestantes dos últimos dois séculos, dando origem a diversas posições sobre o assunto. Os pós-milenistas eram os otimistas que achavam que a sociedade humana iria aperfeiçoar-se progressivamente, sob a influência da fé cristã, até chegar-se ao “reino de Deus na terra”, quando então Cristo voltaria. Os pré-milenistas, mais comuns em nosso tempo, sustentam uma posição oposta, catastrófica: a humanidade irá corromper-se inexoravelmente até que Cristo venha e interrompa esse processo, criando uma nova realidade. Em geral, os defensores dessa posição acreditam que Cristo irá reinar literalmente por mil anos na terra. Finalmente existem os amilenistas, que não interpretam o milênio literalmente, mas o entendem como uma referência ao reino eterno de Deus. Por sua vez, os nuncmilenistas (do latim nunc = agora) entendem que o milênio já está ocorrendo, uma vez que Cristo é o Senhor de todas as coisas.
O único precedente conhecido de uma passagem de milênio foi o que ocorreu há mil anos, em plena Idade Média. Numa época em que o cristianismo exercia poderosa influência sobre a sociedade, as expectativas apocalípticas foram intensas e as pessoas procuravam sinais, especialmente nas convulsões sociais e nos fenômenos da natureza, de que o fim estava próximo. No mundo pós-cristão e secularizado em que vivemos, tais expectativas ainda estão presentes, porém bastante atenuadas.
Talvez a melhor maneira de encarar o assunto seja a partir de outro prisma apontado pela Bíblia: a fragilidade e transitoriedade da vida humana em contraste com a eternidade e imutabilidade de Deus, que relativiza a categoria do tempo e nos abre a possibilidade de transcendê-la. Dirigindo-se a Deus, o salmista afirma: “Pois mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que se foi, e como a vigília da noite” (Sl 90.4). O autor do Eclesiastes lamenta a situação de alguém que vivesse “duas vezes mil anos”, mas não usufruísse o bem (Ec 6.6). Finalmente, Pedro, o apóstolo, exorta aqueles que acham demorada a intervenção divina a lembrar que “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pe 3.8). Assim, os seres humanos são conclamados a encarar a perspectiva da eternidade e das realidades transcendentes, a única possibilidade de atribuir-se um significado mais pleno e mais profundo à vida, ao tempo e à história.
Rev. Alderi de Souza Matos
AVISOS
“A igreja que queremos ser”
Esse é o tema que estamos abordando em Classe Única, fique atento à programação:
Hoje - Santa: consciente de sua vocação
13/01 - Bíblica: ancorada na Rocha
20/01 - Laboriosa: reproduzindo a vida do Mestre
27/01 - Unida: aqui e no mundo
03/02 - Contextualizada: Babel às avessas
Comissão de Retiro
Está composta da seguinte maneira:
Coord. Geral: Pr. Jônatas, Pb. Marcos Saraiva e
Pb. Zilmar
Coord. Inscrições: Carol
Coord. Louvor: Pedro Tinoco
Coord. Som: Lucas Lopes
Coord. Cantina: Aline
Coord. Limpeza: Jarbas e Dc. Josimar
Coord. Instalações: Dc. Célio e Dc. Edson
Coord. Dinâmicas: Cassia e Amelinha
Coord. Infantil: Hellen e Dayse
Coord. Recreação: Dc. Thiago
Se você gostaria de ajudar em uma dessas áreas, procure diretamente o seu coordenador. Faremos uma reunião no dia 27/01, às 18h.
Reunião de Oração
Nesta semana voltamos a nos reunir às terças-feiras. Venha orar conosco!
Viver Bem em recesso
As atividades do nosso projeto aberto à comunidade retornarão dia 4 de março de 2013.
Aniversariantes
Dia 7 Caio Trócilo Canazarro
Dia 8 Gelio Garcia Sathler
Piso do Centro Social
Duas famílias da igreja ofertaram 80% do valor para colocarmos o piso no Centro Social. Assim, o Conselho decidiu comunicar essa demanda à igreja, para o caso de outras famílias quererem participar desse importante passo em nossa construção, mesmo que com valores bem menores. Trata-se de uma oferta voluntária e espontânea, fraqueada àqueles que desejam fazê-lo com liberalidade e alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário