Crianças bem sucedidas
O maior desejo dos pais e educadores em relação a suas crianças é que elas sejam felizes e bem sucedidas. Para alcançar este alvo as crianças precisam de algo simples que foi tirado de muitas delas: elas precisam de pais. Pais presentes, que se dediquem a elas. Pais que amam e educam dando liberdade e limites com equilíbrio. Pais que lhes peguem pela mão e lhes ensinem o caminho em que devem andar, lembrando que o caminho se faz caminhando, e não apenas falando.
Pesquisadores sobre aprendizagem reafirmam que o bom desempenho dos alunos nos estudos está ligado ao apoio dos pais. Cláudio de Moura Castro afirma que pesquisas “sobre o sucesso dos países do Leste Asiático em matéria de educação, mostram que tudo começa com o desvelo da família e com sua crença inabalável de que a educação é o segredo do sucesso. Países como Coréia, Cingapura e Taiwan não gastam muito mais do que nós em educação. A diferença está no empenho da família, que turbina o esforço dos filhos e força o governo a fazer sua parte.
“Muitos pais brasileiros de classe média achincalham nossa educação. Mas seu esforço e sacrifício pessoal tendem a ser ínfimos. Quantos deixam de ver TV para assegurar-se de que seus pimpolhos estão estudando? Quantos conversam freqüentemente com os filhos? As pesquisas mostram que tais gestos têm impacto enorme sobre o desempenho dos filhos.” (9) Revista Veja, Ed. Abril, novembro de 2004.
Conheço mães e pais que chegam em casa cansados do trabalho e separam tempo de qualidade para olhar os cadernos dos filhos, conversar ou brincar com eles; ou seja, eles estão educando, influenciando seus filhotes. Trabalhei com uma psicóloga que tinha que se desdobrar como mãe e pai, e ela fazia isto com a maior competência. Ela chegava em casa após um dia inteiro de trabalho, e se dedicava a seu filho: olhava o para casa, os cadernos, ajudava seu filho preparar o material e passavam um tempo juntos.
Sucesso nos estudos e na vida de uma maneira geral está ligado a uma educação presencial, não dá para ser pai e mãe à distância, como dizia um comercial da TV: “não basta ser pai, tem que participar.” A saúde emocional, espiritual e física depende dos cuidados de pais amorosos e prontos a cumprir os princípios divinos em suas famílias.
Sendo pai ou professor, você pode sim, minimizar os problemas que o tempo longe das crianças podem trazer: conversando pelo telefone, dando atenção de qualidade a eles quando estiverem juntos, sendo amigos, elogiando, corrigindo sempre que necessário - sem deixar que a culpa por estar pouco tempo com elas lhe impeça de discipliná-las. Não deixe de estabelecer limites para suas crianças só porque você passa pouco tempo com elas. Mas por outro lado, não use seu tempo todo brigando e xingando seus pequenos. Eduque conversando, influenciando, estando ao lado. Façam alguma atividade juntos, como fazer um bolo ou simplesmente escovar os dentes e arrumar as camas. Podemos tornar essas ocasiões juntos agradáveis e preciosas, conversando sobre as coisas que aconteceram durante o dia que passaram, falando das tristezas e alegrias de cada um, sabendo que por meio destes simples momento estamos ensinando através de nosso estilo de vida, pois o seu exemplo é o maior ensino.
A maior força da educação está nas pequenas coisas, nos gestos e nas palavras do dia a dia, onde às vezes não percebemos, pois educar é se relacionar com o outro, e isto acontece na maioria das vezes de maneira informal. Aproveite cada minuto na presença de suas crianças e das pessoas que são preciosas para você! Ame-as e demonstre esse amor. Já que nosso tempo é tão curto e tão precioso aproveite cada minuto da vida para amar mais e se deleitar em seu jardim, pois um jardineiro cuida de seu jardim pelo prazer que tem de estar nele, de ver seus frutos e flores por vir, de sentir os perfumes que ele exala...
Alexandra Guerra
Do livro "Infância, o Melhor Tempo para Semear"
Avisos
Programação:9h – Apresentação da EBD 2013 pela CEC
9h40 – Palestra
18h – Palestra para o Ministério Infantil IPCN
19h30 – Mensagem
Informe missionário da AMA
Meus queridos irmãos, graça e paz a todos os que amam o Senhor e que fazem parte desta querida igreja. Louvo a Deus porque os tenho como aqueles que me ajudam a sustentar as mãos para fazer a obra de Deus. Desde ontem estamos em conferência missionária para despertar as igrejas presbiterianas. Ontem à noite estivemos na Igreja Presbiteriana de Durval de Barros, na cidade de Ibirité, cidade da Grande Belo Horizonte. Agora de manhã e à noite estamos na Igreja Presbiteriana da Serra, em Belo Horizonte. Orem muito para que estas igrejas tenham seu coração convertido para a direção do investimento missionário. Investimento missionário implica numa igreja que ora, que envia do seu meio obreiros, que ajuda sustentar a obra, e que, enfim, ame e se envolva com a expansão da obra. Enquanto os irmãos estiverem orando daí, da minha parte estou também orando e pregando a palavra de Deus para que o Espírito Santo fale às igrejas através da pregação. Daqui eu percebo com clareza de que há irmãos orando pela obra. Vejo o Espírito Santo agindo de forma abençoadora. Vamos caminhar juntos. Louvado seja o Senhor por sua obra e pela vida desta igreja. O Senhor abençoe a todos quantos orarem.
Fiquem em paz.
Rev. José João
Líderes de Grupos Familiares
Teremos mais uma reunião na próxima terça-feira, logo após a reunião de oração.
UCP de volta!
Hoje, voltamos com nossas atividades para crianças de 6 a 11 anos, às 18h.
Aniversariantes
Dia 26 Emmanuelle S. O. Faria
Dia 27 Ceila Maria Barroso da Silva
Dia 27 Olga Lívia P. de Oliveira
Dia 28 Odalbi Alves Corrêa
Dia 1 Ronaldo Monteiro Poubel
Ministério de Música
Teremos uma manhã de treinamento para todos os integrantes aqui na igreja no dia 23 de março, das 9h às 12.
Junta Diaconal
Teremos uma manhã de treinamento para todos os diáconos aqui na igreja no dia 03 de março, das 9h às 12.
Projeto Vida em Abundância
Pegue se plano de leitura bíblica e comece a ler diariamente. Se não conseguir acompanhar o ritmo de 3 ou 4 capítulos por dia, não tem problema. O que importa para Deus é que você se relacione com ele através da busca do conhecimento e da submissão à Sua Palavra.