Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Boletim - 17/02/2013


A cidade da justiça

A palavra “cidade” é mencionada 33 vezes no livro de Apocalipse. Ficam claras nesta narrativa de João duas ênfases: “a grande cidade”, Babilônia, e “a cidade de Deus”, Jerusalém, descritas com riqueza de detalhes.
A grande cidade é caracterizada como “cidade cruel”, em cuja rua principal os cadáveres são expostos (11.8); “cidade impiedosa”, lugar da crucificação do Senhor (11.8); “cidade poderosa” (18.10); “cidade rica” (18.19), vestida de linho fino, de roupas de púrpura e vestes vermelhas, adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas (18.16); “cidade arrogante” (18.18). E sobre ela pesam condenações: é fracionada em três partes (16.19); beberá no cálice do vinho do furor do Senhor (16.19); em apenas uma hora chegará a sua condenação! (18.10); lançarão pó sobre a cabeça, e lamentando-se e chorando, gritarão: “Ai! A grande cidade!” (18.19); será lançada por terra para nunca mais ser encontrada (18.21).
A cidade de Deus, por sua vez, é descrita como: a “Nova Jerusalém”, que desce do céu da parte de Deus (3.12); “cidade amada” (20.9); “cidade santa” (21.2, 10); “cidade dos doze fundamentos”, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (21.14); “cidade quadrangular” (21.16),  “cidade de ouro puro” (21.18, 21) em sua rua principal; “cidade sem templo”, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo (21.22); “cidade sem sol nem lua” (21.23), pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia; “cidade no meio de cuja rua principal há o rio da água da vida” (22.1-2); “cidade sem maldição alguma” (22.3), pois o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão; “cidade dos bem-aventurados” (22.14), que lavaram suas vestes, ganharam o direito à árvore da vida, para assim poder entrar na cidade pelas portas; “cidade dos fiéis” (22.19).
A “grande cidade” torna-se pequena e insignificante diante da “cidade de Deus”! Crueldade, impiedade, poder injusto, riqueza a custo dos demais, exibicionismo e arrogância clamaram os “ais” do Senhor. Os poderosos da grande cidade não contavam com a possibilidade de que “Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira”.
Se a nova Jerusalém é reconhecida na Bíblia como sendo a “cidade santa”, o novo céu e nova terra (Is 65.17; 66.22; 1Pe 3.13; Ap 21.1), então qual é o nome da cidade do inferno? Babilônia, a grande cidade!
A “cidade de Deus” representa não apenas o asilo permanente dos que entram por suas portas (22.14), mas o extermínio total de toda maldade e destruição, porque o Senhor cumprirá sua palavra: “Não farão nem mal nem destruição em todo o meu santo monte” (Is 65.25).
Atrevo-me a resumir a cidade de Deus em uma só palavra: “justiça!” O aviso já foi dado: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Ap 22.12). Como nós, pessoalmente e como igreja, devemos responder a esse “aguardar” a vinda do Senhor?  “Continue” o justo a praticar “justiça”; e “continue” o santo a “santificar-se” (Ap 22.11). 
Revista Ultimato


Este congresso abrirá o primeiro semestre letivo da nossa Escola Dominical em 2013. Contamos com a participação de toda a igreja. Após a palestra da manhã, o Pb. Marco Saraiva, superintendente da EBD, apresentará a proposta da Coordenação de Educação Cristã para este ano. Haverá também uma palestra específica para o ministério infantil da igreja, em horário ainda a ser divulgado.

Divisão de Classes da EBD
Acontecerá a partir do dia 3 de março. Até o dia 24/2 (próximo domingo) todos os professores estarão providos do material.

Aniversário da AMA
Será no dia 17 de março. Aguarde mais informações.

Ministério de Música
Teremos uma manhã de treinamento para todos os integrantes aqui na igreja no dia 23 de março, das 9h às 12.

Junta Diaconal
Teremos uma manhã de treinamento para todos os diáconos aqui na igreja no dia 03 de março, das 9h às 12.

Reunião do Conselho
Está no calendário dia 09 de março, mas será no dia 16 de março, às 9h.

Grupos Familiares
Voltam a se reunir na primeira semana de março. Aguarde mais informações sobre possíveis mudanças estruturais.

Líderes de Grupos Familiares
Teremos uma reunião na próxima terça-feira, logo após a reunião de oração.

Aniversariantes                  
Hoje    Lucas da Rocha Amaral   
Dia 18    Magaly Ferreira Poubel Jardim   
       
Pegue o seu plano de leitura

Estão à disposição na mesa da recepção. Mesmo que você não tenha começado a ler dia 1º, ou que você não consiga acompanhar o ritmo de 3 ou 4 capítulos por dia, não tem problema. O que importa para Deus é que você se relacione com ele através da busca do conhecimento e da submissão à Sua Palavra.

 
TODO SÁBADO, 19H30!

Nenhum comentário:

Postar um comentário