Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Boletim 02 mai 2010


Todos estamos sob a obrigação de tornar conhecido o evangelho


“[...] sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”.
(1 Coríntios 9.16)

Indubitavelmente, se quisermos ser bíblicos em nossa atitude, temos de abrir espaço em nossas mentes para que os pensamentos acerca da soberania de Deus e da responsabilidade humana sejam postos lado a lado. Ou seja, devemos estar persuadidos que a decisão divina de salvar o seu povo foi cumprida: todos aqueles que foram entregues a Cristo pelo Pai foram salvos, estão sendo salvos, ou serão salvos. Eis o que dizem as Escrituras: “E a vontade daquele que me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.39). Contudo, isso não nos exime da obrigação de cumprir o IDE do Senhor. Por isso, a ordem é dada não somente aos apóstolos, mas à igreja inteira: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações [...]” (Mateus 28.19).
Posto isto, podemos seguramente concluir que a obrigação de tornar conhecido o evangelho entre todos os povos é a inalienável responsabilidade da igreja militante. Quanto a isso, o Rev. Ronaldo Lidório acentua: “pesa inteiramente sobre nós a responsabilidade de levar o evangelho de Salvação a todos os povos espalhados pela terra!”. Que Deus nos ajude a cumprir esta tarefa impostergável. Amém!

Rev. Dorival Carvalho da Silva

Avisos

Show do Fruto Sagrado
Será na Concha Acústica dia 15 de maio, às 20h. Ore intensamente para que o evento cause grande impacto evangelístico na juventude itaperunense.

Camisas do Conexão
Você pode adquirir a sua a R$ 11,00 (preço de custo) com a Gabi, com a Samara ou na secretaria da igreja. Caso não tenha do teu tamanho, podemos encomendar para você.

Ovelha isolada vira petisco de lobo!
E você? Já participa de algum Grupo Familiar? O que está esperando?
Aproveite esta semana. Veja no verso deste boletim a relação dos grupos e descubra o mais perto do seu lar. Você pode escolher a que melhor lhe convier, só não pode é deixar de participar.

Junta Diaconal
Hoje, após a escola dominical, haverá reunião. Aguardamos a participação de todos os diáconos.

Seminário para Casais
Será de 15 a 17 de outubro no Hotel Vilarejo em Rio das Ostras, RJ. Preletor: Rev. Henrique Callado.
Atenção: se você almeja participar e, ao mesmo tempo, espera que o pagamento seja facilitado, precisa o quanto antes procurar a equipe do Lar Cristão e efetuar a inscrição.

Ceia do Senhor
Em razão da Conferência Missionária, a Ceia do Senhor será celebrada no próximo domingo, dia 09 de maio. Até lá, prepare-se e participe! A Bíblia diz: ”Façam isto em memória de mim” (NVI 1 Co 11.24).

Corações Agradecidos
Os membros da Congregação Presbiteriana da Cehab agradecem as ofertas levantadas por algumas famílias da igreja destinadas a aquisição de janelas e portas do Templo dedicado ao culto e ao serviço do Deus Altíssimo. A todos, então, a nossa gratidão!

Nosso Púlpito
Para celebrar bem o seu 2º aniversário, a Agência Missionária Antioquia (AMA) convidou o Rev. Leonardo Leão de Carvalho, eminente professor do Seminário Teológico Presbiteriano de Belo Horizonte para ministrar a palavra de Deus ao nosso coração, por ocasião da Escola Dominical e, também, no culto público. Damos as boas vindas ao estimado colega, bem como a sua esposa, missionária Alessandra.

Retiro da UPA
Será entre os dias 28 e 30 de maio. O preletores serão o Rev. Eldon Coutinho, Seminarista Marcão (ex-cantor do Fruto Sagrado) e o Rev. Jônatas. Uma das bandas do ministério Sal e Sol (da IP Oceânica de Niterói), também, terá uma participação. Logo divulgaremos mais informações. Orem intensamente por isso!

SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião plenária para a eleição da 1ª secretária e, logo após palestra com a missionária Alessandra. Contamos com a presença de todas as mulheres.

“Semana de Oração” suspensa
Tendo em vista que um número muito expressivo de irmãos já tem participado dos Grupos Familiares durante a semana, que estes também funcionam como encontros de oração e que a igreja já tem uma reunião de oração comunitária regular às terças, decidimos suspender a corrente de oração.

Relatório da AMA
Devido ao comprometimento dos seus mantenedores, a AMA (Agência Missionária Antioquia) auxilia no sustento financeiro de 07 (sete) missionários, a saber:
Valdinéa e Raimundo – índios Kachuyiana, Estado do Pará.
Jossandro e Viviane – São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.
Lucimar Rodrigues – Guiné Bissau, África.
Francisco e Nadir – Teresópolis, RJ.
Eliomar e Rosinha – Lajedinho, Ba.
Além desses missionários e das ofertas alçadas, a AMA pretende estabelecer parceria com mais missionários (num total de10 até 2011). Para alcançar este alvo, no entanto, a AMA necessita de sua oração e contribuição mensal. Maiores informações com Celinho (tesoureiro da AMA).

Escala do culto infantil
1º dom.: 0 a 4: Elaine B. e Thais B.
5 a 7: Laura F. e Thais F.

2º dom.: 0 a 4: Vania e Lara
5 a 7: Ivânia e Samara

Aniversariantes
02/05 (dom) Adriana Silveira Sathler
Camila Borges Pimentel
03/05 (seg) Douglas Tinoco Dopp
04/05 (ter) Ricardo Luz Rodrigues
06/05 (qui) Artur da Silva Machado
07/05 (sex) Jaime Albino da Silva

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Boletim 25 abr 2010


Estruturando Igrejas como Celeiros Missionários


Entendemos que Missões Transculturais é responsabilidade das igrejas locais. Nas duas épocas históricas em que Cristo mais foi propagado no mundo, tal aconteceu a partir de igrejas locais: A Igreja Nestoriana no mundo oriental e a Igreja Moraviana em todo o mundo conhecido da época.
Os moravianos começaram seu ministério transcultural no século XVII com dois jovens que sentiram-se chamados para evangelizar uma pequena ilha na costa oeste da África. Aquela, porém, era uma “ilha de escravos” onde nativos africanos trabalhavam forçosamente em minas até a morte. Não vendo outra forma de chegarem aquele lugar estes dois jovens venderam-se como escravos aos donos das minas e com o dinheiro compraram duas passagens de ida em um navio que os levaria até lá. Assim deram toda a vida que tiveram, trabalhando como escravos e falando longamente acerca de Cristo. Muitos se converteram, porém eles nunca mais foram vistos pelos seus.
A Igreja que ficou começou a orar por eles e enviaram muitos outros a tantos outros lugares. E durante 120 anos esta igreja moraviana realizou uma corrente de oração pelos povos não alcançados ininterruptamente. Fizeram de tal forma que a qualquer momento, de dia ou de noite, havia alguém no pequeno templo de joelhos dobrados rogando ao Senhor pelo mundo sem Cristo e durante estes anos esta pequena igreja enviou mais missionários ao mundo do que todo o cristianismo, desde Cristo até o século XVII.
Desta forma [...] esta pequena igreja transformou-se no maior “Celeiro Missionário” de todas as épocas.

Rev. Ronaldo Lidório

Avisos

Grupos Familiares!
A maior parte dos membros da igreja já começou a experimentar esse nível de comunhão enquanto corpo. Se você ainda não apareceu em nenhum dos nossos encontros, veja um dos endereços e horários no verso do boletim. Te esperamos lá!

Conferência Missionária
Para comemorar bem o aniversário, a AMA estará promovendo uma conferência missionária no dia 02 de maio (domingo), cujo preletor será o Rev. Leonardo Leão, eminente professor do Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte, MG.
Obs.: Em razão desta programação especial, teremos classe única na escola dominical. Participe!

Encontro da Família Presbiteriana
Será no próximo sábado, dia 1º de maio, a partir das 9h, no Sítio Pau Ferro. Os convites custam R$ 10,00 por pessoa e dão direito a um almoço (churrasco) e refrigerante. Foi especialmente convidado para ministrar uma palavra aos nossos corações o Rev. Leonardo Leão, o mesmo preletor de nossa Conferência Missionária. Mais informações na secretaria da igreja.

Seminário para casais
Com o propósito de construir uma “família ajustada e equilibrada”, a equipe do Lar Cristão realizará o XII Seminário para Casais. Será nos dias 15 a 17 de outubro.

Local: Hotel Vilarejo – Rio das Ostras – RJ
Preletor: Rev. Henrique Callado
Atenção: As vagas são limitadas, por isso faça logo a sua inscrição com a equipe do Lar Cristão.

Classe de Integração
O objetivo desta classe é fornecer conhecimento das doutrinas básicas da Fé Cristã e, também, preparar aqueles que desejam receber o Batismo e Professar a Fé, tornando-se assim, membro de nossa igreja. Os interessados devem procurar um dos pastores.

Bendita a hora da oração
Toda TERÇA-FEIRA, das 19h30 às 20h30, a igreja abre as suas portas para a oração comunitária. Uma excelente oportunidade de estarmos juntos na presença de Deus. Participe!

Retiro da UPA
Será entre os dias 28 e 30 de maio. O preletores serão o Rev. Eldon Coutinho, e Sem. Marcão (ex-cantor do Fruto Sagrado) e o Rev. Jônatas. Uma das bandas do ministério Sal e Sol (da IP Oceânica de Niterói) estará fazendo uma participação. Logo divulgaremos mais informações. Orem intensamente por isso!

Saf
Hoje, às 18h30, haverá reunião de oração nas dependências da igreja. Contamos com a participação de todas as mulheres.

Aniversariantes
27/04 (ter) Nilcinéa Maria Ferreira Pereira
Vanda Proche Campos Cardoso
Marcos Vinicius & Gláucia
28/04 (qua) Pâmela Moura da Silva Portela
29/04 (qui) Samara da Silva Saraiva
01/05 (sáb) José Fernando da Silva






sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boletim 18 abr 2010


Chamado ou voluntário?


Um voluntário olha para o ministério como mais um compromisso que ele é obrigado a cumprir.
Alguém chamado por Deus olha para o ministério como outra oportunidade para ser usado por Deus.

Um voluntário olha para as críticas construtivas com ressentimento. Alguém chamado por Deus é agradecido pelo retorno que as pessoas dão ao seu trabalho, já que ele quer melhorar sempre o que faz.

Um voluntário dedica o mínimo de esforço necessário,
O chamado por Deus dedica o máximo de esforço.

Um voluntário fica sentado e reclama das inúmeras coisas que o chateiam. Alguém chamado por Deus assume a sua responsabilidade pessoal de ajudar a melhorar o que precisa ser melhorado.
Um voluntário sente-se ameaçado pelos dons e habilidades dos outros. Alguém chamado por Deus sente-se seguro pela direção de Deus na sua vida.
Um voluntário não busca estudar ou preparar-se melhor no que está a fazer (afinal de contas ele é um voluntário). Alguém que é chamado por Deus tenta se preparar para exercer o seu ministério da melhor forma possível.
Um voluntário é cego a respeito das necessidades do ministério, mas alguém chamado por Deus ora intensamente por essas necessidades.
Um voluntário vai desistir diante dos primeiros sinais de adversidade ou desencorajamento. Alguém chamado por Deus permanece e continua a trabalhar, apesar dos obstáculos no caminho.
Um voluntário é mais propenso a ciúme e inveja,
Alguém chamado por Deus glorifica a Deus por distribuir habilidades espirituais.
Um voluntário retrai-se e evita resolver conflitos pessoais. Alguém chamado por Deus busca resolver todos os conflitos de relacionamento para preservar a unidade da equipe com a qual está servindo.
Um voluntário tem como sua principal fonte de desempenho os seus próprios dons e habilidades,
Alguém chamado por Deus sabe que ser canal do poder de Deus é a melhor recompensa que alguém pode ter na sua vida.
Um voluntário não aceita ser colocado em situações de "tensão". Alguém chamado por Deus responde com humilde dependência de Deus.

Pr. Sidson Novais

AVISOS

Grupos Familiares!
Se você ainda não teve o privilégio de participar, escolha um dos grupos abaixo:
- GF Cidade Nova: 4ª feira, 20h, na casa da Amelinha.
- GF Costa e Silva 1: 4ª feira, 19h30, na casa do Onézio.
- GF Vinhosa: 4ª feira, 19h30, na casa do Juninho.
- GF Costa e Silva: 2, 5ª feira, 19h30, na casa da D. Zeli.
- GF Niterói: 5ª feira, 19h30, na casa do Zilmar.
- GF Lions: 5ª feira, 19h30, na casa da D. Ruth.
- GF Aeroporto: 5ª feira, 19h30, na casa do Douglas.
- GF Roberto Silveira: 6ª feira, 19h30, na casa da Andréa.

XI congresso Nacional de UPH’s
Será realizado no SESC Mineiro de Grussaí, Campos/RJ, de 21 a 25 de abril. Preletores: Rev. Roberto Brasileiro e Rev. Hernandes Dias Lopes. Maiores informações com Fernando ou no site: www.ipb.org.br/uph.

Hoje: plenária da UMP
Hoje, às 18h30, haverá reunião plenária da UMP. Contamos com a participação de todos os jovens, especialmente, dos sócios!

Conferência Missionária
Para comemorar bem o aniversário, a AMA estará promovendo uma conferência missionária no dia 02 de maio (domingo). Preletor: Rev. Leonardo Leão, eminente professor de teologia e missionário da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT). Desde já estejamos orando e participando deste importante evento.

Socorro às vítimas das enchentes
Conforme foi noticiado no último domingo, hoje, por ocasião do culto público, estaremos doando ALIMENTOS NÃO PERECIVEIS destinados às vítimas das enchentes na cidade de Niterói. Contamos com a participação de toda a igreja.

Encontro da Família Presbiteriana
Será no dia 1º de maio, a partir das 9h, no Sítio Pau Ferro. Os convites custam R$ 10,00 por pessoa e dão direito a um almoço (churrasco) e refrigerante. Foi especialmente convidado para ministrar uma palestra o Rev. Leonardo Leão, o mesmo preletor de nossa Conferência Missionária. Mais informações na secretaria da igreja.

Seminário para casais
Vem aí o XII Seminário para Casais, a realizar-se nos dias 15 a 17 de outubro. Atenção: as inscrições já estão abertas.
Local: Hotel Vilarejo – Rio das Ostras – RJ
Preletor: Rev. Henrique Callado
Maiores informações com a equipe do Lar Cristão.

Hoje: peça evangelística!
Hoje à noite a União Presbiteriana de Adolescentes da igreja estará apresentando uma peça com uma mensagem evangelística. Ore por isso, divulgue e traga convidados!

Escala do culto infantil
3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Nadir e Gláucia

4º dom.: 0 a 4: Celenita e Tailisy
5 a 7: Robson e Mariah

Saf
Hoje, às 18h00, haverá reunião do Departamento Ruth Malveira, nas dependências da igreja.
Dia 19/04 (segunda-feira), às 19h30, reunião do Departamento Geralda Sathler na casa da irmã Maria Acácia, Cehab.

Aniversariantes
Dia 18/04 (dom) Letícia Sathler Silva
Rômulo Antunes Ferreira
Dia 19/04 (seg) Deloide Schwenck Sathler
Dia 21/04 (qua) Patricia Alves F. de Souza
Dia 23/04 (sex) Leonardo Oliveira de Faria
Dia 24/04 (sáb) Otacílio Martins Pimentel

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aprenda a falar espanhol!

Aulas de espanhol para todos os níveis, em grupo ou em domicílio.

Professores: Missionários Cesar e Silvia Benitez (nativa)

Contatos: 8801-6091 ou hableespahol@yahoo.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Encontro da Família Presbiteriana!

O Presbitério de Itaperuna está organizando o próximo encontro de famílias, que será um churrasco no dia 1º de maio, a partir das 9h, no Sítio Pau Ferro. Os convites custam R$ 10,00 por pessoa e dão direito a refrigerante livre. Estará presente ministrando uma palestra o Rev. Leonardo Leão, de Belo Horizonte - o mesmo preletor de nossa Conferência Missionária, que acontecerá no dia 2 de maio.

Agende desde já essa data. Logo você saberá como adquirir os convites.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Boletim 11 abr 2010


A graça da contribuição


“E a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” (Gn 28.22).

Nesse texto supracitado, encontramos o registro do mais longo voto registrado no Antigo Testamento, a saber, o voto de Jacó. Naquela oportunidade, ele fugia da ira de seu irmão Esaú. Estava apenas com a roupa do corpo e tinha por colchão a areia do deserto. Por travesseiro, punha uma pedra, quando fez o seguinte voto: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus [...] e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo” (NVI - Gênesis 28.20-22).
Por certo esse voto de Jacó deve ser a promessa de todo aquele que teme a Deus e guarda os seus mandamentos: “Senhor, se tu me abençoares, eu serei uma benção, pois à proporção que eu receber, a tua causa também receberá”. Como, por exemplo:
a) Se você recebe salário, inclusive o 13º, é só entregar 10% do valor do seu ganho (pode ser sobre o valor líquido ou sobre o valor bruto, sem os descontos). Preferimos a segunda opção;
b) Se você é empresário, sabe muito bem o seu faturamento mensal, menos os custos fixos, aí está o valor sobre o qual o dízimo pode ser calculado;
c) Se você é profissional liberal, costuma fazer orçamentos, tira as despesas, dá o preço do seu serviço ou faz contratos, aí estão os valores sobre os quais você calcula 10% e entrega à tesouraria da igreja;
d) Se você tem propriedade rural de pecuária ou cultura agrícola, o critério é o mesmo. A Bíblia diz: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Provérbios 3.9-10).
Posto isto, resta-nos praticar o dízimo do que nos dá “não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Co 9.7).

Rev. Dorival Carvalho

AVISOS

Novo endereço
José Laerte informa seu novo endereço: Rua Pedro Alves de Oliveira, nº 141, Cidade Nova, Itaperuna, RJ. Telefone: 3824-5138.

Atenção SAF
Esperamos a participação das mulheres hoje, às 18h, no Projeto: “Mulher que é mulher: cuida da beleza!” Venha conferir as surpresas!!

A Santa Ceia como alimento
Ainda que o pão e o vinho, não tenham vida própria, não podendo transmitir qualquer benefício milagroso, contudo, a Santa Ceia é para nos alimentar espiritualmente. Eis o que dizem as escrituras: “a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida” (João 6.55). Teremos esta honrosa oportunidade hoje à noite, por ocasião do culto público. Participe!

Grupos Familiares!
Iniciamos, na última quarta-feira, às 19h30, o trabalho com os grupos familiares e, felizmente, registramos a presença de 80 pessoas. Contudo, se você ainda não participou, escolha o dia, quarta-feira ou quinta-feira e, por conseguinte, um dos grupos abaixo:

• GF Cidade Nova (4ª feira, 20h): Casa da Amelinha

• GF Costa e Silva (4ª feira, 19h30): Casa de Onézio

• GF Vinhosa (4ª feira, 19h30): Casa de Juninho

• GF Costa e Silva 2 (5ª feira, 19h30): Casa de D. Zeli

• GF Niterói (5ª feira, 19h30): Casa de Zilmar

• GF Lions (5ª feira, 19h30): Casa de D. Ruth

• GF Aeroporto (5ª feira, 19h30): Casa de Douglas

• GF Roberto Silveira (6ª feira, 19h30): Casa da Andréa

Você já sabe qual é o nosso propósito com a implantação dos Grupos Familiares? Dentre outros, promover a afinidade, encorajar a comunhão cristã, fazer discípulos e expandir o Reino de Deus. Por isso, participe!

Fruto Sagrado em Itaperuna
Será dia 14 de maio, no teatro do SESI. Você pode adquirir o último CD da banda hoje com a Mariah ou com a Gabi a R$18,00. Logo disponibilizaremos os ingressos para compra. Orem por esse evento

Contribua!
Você pode ofertar usando o envelope do Conexão ou doando um dos seguintes itens:
• 8 holofotes: R$ 504,00
• 1 mesa de som c/16 canais Staner: R$ 1.700,00
• 2 pedestais p/ caixas: R$ 170,00
• 2 Caixas de som Voxstorm: 2.060,00
• Banner de lona 4m x 2m: R$ 280,00
• Transporte da Banda Sal e Sol e Pr. Eldon: R$ 750,00

Uma Palavra aos Alunos e Professores da Escola Dominical
Leia, antes de tudo, a passagem bíblica que está indicada. Às vezes são alguns versículos, outras vezes são capítulos inteiros. Todavia, é muito importante que você leia primeiro as passagens bíblicas, porque esse é nosso material básico de estudo. Em outras palavras, a Bíblia Sagrada é o nosso principal livro-texto: “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça [...]” (2 Tm 3.16). Aguardamos a sua participação e de toda a sua família
Venha se alimentar da Palavra conosco, todo domingo,
as 8h30!

Escala do culto infantil
2º dom.: 0 a 4: Vania e Lara
5 a 7: Ivânia e Samara
3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Nadir e Gláucia

Aniversariantes

12/04 Marcília Moura
13/04 Lívia Sarkis Ribeiro
14/04 Cassia Aparecida Sorrentino de Oliveira
15/04 Davi Poubel Jardim de Souza
16/04 Marina Oliveira Gonçalves

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Boletim 4 abr 2010


O Criador e a criatividade humana

Uma questão que deixa muitos cristãos inquietos após a conversão é: por que a criatividade está muitas vezes presente de forma mais pujante fora do que dentro dos círculos eclesiásticos? Logo que o neófito começa a garimpar à procura de uma cultura evangélica rica e bela, se depara com a sua escassez. Tal constatação pode levá-lo a uma justa frustração. De um modo geral, no Brasil temos um público evangélico majoritariamente despreocupado com a estética, que valida qualquer qualidade de expressão artística sem critérios muito rígidos de aceitação. Esse desprezo pela excelência é fruto de uma cultura mais ampla, nacional, que segundo se crê, está mudando paulatinamente. Mas o que a Bíblia e a teologia reformada nos ensinam sobre a forma como devemos conceber tais expressões? Será que Deus avaliza tal despreocupação? Será que ela encontra eco no Evangelho de Jesus Cristo? Será que a arte tida como evangélica, a expressão de uma criação genuinamente cristã, deve ser etérea e monótona, limitada em termos de criação?
O primeiro fato a se observar é o narrado em Gênesis 1.31, quando Deus concluiu a sua criação e viu “tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. Aqui Moisés registra a forma como o próprio Deus vê a sua criação. Ele fez tudo muito bom, excelente, de onde concluímos que Ele é não só o maior entusiasta da excelência, mas a sua fonte primeira. Deus é perfeito. Como podemos ver, Deus criou o mundo diverso, complexo e belo, expressando a criatividade como um de seus mais deslumbrantes atributos.
O segundo fato é que Deus, além de expressar criatividade em sua obra, criou o homem como a sua magnum opus (obra máxima), conferindo-lhe o status de imago Dei. Por ter sido criado à imagem de Deus, o homem tem diante da natureza um papel singular, que inclui povoar a terra, sujeitá-la a si mesmo e dominar sobre todo o resto da criação (Gênesis 1.26). Essa vocação inerente a todo ser humano é conhecida na teologia como mandato cultural. O homem tem diante do resto da criação e da sociedade o dever de manter e promover a sua harmonia e beleza conforme estabelecidas por Deus no princípio. É claro que um dever de tamanha magnitude implica em responsabilidade proporcional, com a qual o homem não tinha dificuldades antes da Queda, mas que desde sua rebelião contra Deus tem se mostrado incapaz de cultivar. Mazelas sociais como a violência urbana, o consumo e tráfico de drogas e a corrupção enraizada nas instituições, sejam públicas ou privadas, são reflexo desse fato. A perda do equilíbrio que o homem tinha com o resto da criação e com a sociedade resulta do pecado. Sentimentos como ganância e egoísmo, fomentados consciente ou inconscientemente pelo sistema capitalista, o tem cegado para os danos à sociedade e à criação, expressando do lado de fora seu total desequilíbrio interior. Se antes da Queda o homem era capaz de exercer todo o seu potencial criativo e utilizar toda a inteligência de que Deus o dotou para manter aquela ordem e beleza iniciais, o pecado lhe subtraiu parte dessa capacidade, embotando-lhe a sensibilidade de expressar plenamente aquilo que o distingue do resto da criação.
Sabe-se também que não há imprevistos para Deus que, em seguida à Queda, promete redenção naquilo que ficou conhecido como proto-evangelho (Gênesis 3.15), primeira expressão de sua graça. O Filho da mulher pisaria a cabeça da serpente. O Criador não entregaria sua obra para Satanás. Em seus decretos eternos, Ele já tinha seus meios de preservar a ordem e beleza daquilo que criara. Ele levantaria os seus remanescentes (Israel na Antiga Aliança e a Igreja na Nova Aliança) que levariam a bom termo o mandato cultural, que seriam o sal da terra, a preservar e propagar suas virtudes à criação decaída. É notório que o homem não foi totalmente destituído de sua capacidade criativa, ou seja, de expressar-se como imagem e semelhança de Deus ao criar, ao fazer arte, ao fazer uso de sua inteligência para promover a harmonia e a ordem. Mesmo o homem não redimido expressa a imago Dei e cumpre o mandato cultural em sua criação e labor, embora não reconheça a origem dessa aptidão que lhe é inata. Mas o homem sem Deus não procura a excelência movido pela expressão da glória do Criador, não quer atribuir-lhe a honra que lhe é devida, mas o faz motivado por razões como a sua própria realização profissional, sua necessidade de buscar afirmação e reconhecimento diante de seus semelhantes, sua sede por prestígio etc.
Conhecedor que é da revelação especial de Deus (a Bíblia), o cristão deve buscar excelência no exercício de sua criatividade como forma de refletir a imago Dei, levando os admiradores de sua criação a tributarem louvor e glória a quem reconhecidamente lhe conferiu tal capacidade, àquele que, não tendo sido criado, posto que é sempiterno, criou todas as coisas. Os cristãos que têm laborado sob tal motivação têm feito resplandecer a sua luz diante dos homens, para que eles vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus (Mateus 5.16). Aqueles que querem satisfazer apenas às suas expectativas pessoais e egoístas podem não demonstrar uma busca pelo melhor, mas não aqueles que procuram glorificar ao Criador. Quanto a estes, tudo o que lhes vem à mão para fazer, fazem conforme as suas forças (Eclesiastes 9.10), dando o seu melhor. Ao fazerem uso de sua inteligência e capacidade criativa, procuram promover os valores e a ordem do Reino de Deus, cientes de que não há outro meio de ser luz neste mundo em trevas. Por isso seus critérios quanto à criação são os mais elevados.
É claro que não se pode falar de busca por excelência segundo a Bíblia sem mencionar que não há atalhos, não há outro caminho para alcançá-la, não há outra forma de ser cabeça ao invés de cauda, de se estar em cima e não debaixo (Deuteronômio 28.13) senão mediante a observação zelosa de sua Palavra. Não há criatividade que tenha valor perene senão aquela que é exercida sob a égide da Palavra que dura para sempre. Ignorantes que são, algumas pessoas, mesmo membros de igrejas, se curvam diante da fama e do sucesso proporcionados pela criatividade, como se ela fosse um fim em si mesma. Diante disso, cabe a Igreja envidar esforços no sentido de incentivar diferentes formas de expressão criativa, mas sem deixar de instruir seus membros quanto ao que sejam motivações santas para o exercício da criatividade, para que esta finalmente alcance o objetivo para o qual Deus a imprimiu no homem: glorificá-lo através do seu laborioso e prazeroso exercício. A Deus toda a glória!

Rev. Jônatas Vasconcelos


AVISOS

Próxima 5ª: início dos GF’s!
Veja a lista no mural. Se o seu nome não estiver ali ou se você não puder freqüentar no dia e hora propostos, por favor, reporte isso ao Pr. Jônatas. Não fique de fora! Estamos fazendo todo o possível para atender a todos.

SAF
Se você é mãe, não perca a oportunidade de participar da reunião das Déboras, hoje, às 18:00 horas. Pauta: intercessão pelos filhos.

Próximo sábado!
Teremos o início dos cultos do Conexão, às 19h30. O louvor será dirigido pelos jovens da IP Oceânica, de Niterói, e o Rev. Eldon Coutinho, pastor de jovens daquela igreja, trará a mensagem. O Conexão sempre será aberto a todos. Venha e traga quantos quiser. Ore intensamente por esse dia!

Fruto Sagrado em Itaperuna
Será dia 14 de maio, no teatro do SESI. Você pode adquirir o último CD da banda hoje com a Mariah ou com a Gabi a R$18,00. Logo disponibilizaremos os ingressos para compra. Orem por esse evento!

Contribua!
Estamos em fase de estruturação, e isso implica investimento financeiro. Se você sentir o desejo de ser parceiro dessa missão, oferte especificamente usando o envelope do Conexão Aberta. Há também uma tabela de itens que precisamos adquirir para o funcionamento do projeto que afixamos no mural.

Semana de Oração
Convidamos você e sua família para participarem da CORRENTE DE ORAÇÃO que se inicia amanhã e termina sábado, sempre às 19h30min.

Aniversariantes
04/04 (dom) Katia Rodrigues Telles
07/04 (qua) Analir de Oliveira Sathler
08/04 (qui) Emily Teixeira Pires

Escala do culto infantil
1º dom.: 0 a 4: Elaine B. e Thais B.
5 a 7: Laura F. e Thais F.

2º dom.: 0 a 4: Vania e Lara
5 a 7: Ivânia e Samara