Páscoa, o livramento da morte
A Páscoa ocupa um lugar central nas Escrituras. No Antigo Testamento a Páscoa fala da libertação do povo de Israel do terrível cativeiro do Egito. Esta bela e dramática história está registrada em Êxodo 12. No Novo Testamento a Páscoa refere-se à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa através do sangue do Cordeiro. Deus nos tirou do cativeiro do pecado pelo sangue de Jesus. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Algumas lições podem ser destacadas para o nosso ensino:1. O livramento da morte depende da morte do Cordeiro (Ex 12.4-6) – Quando a Páscoa foi instituída, Deus ordenou a Moisés que cada família se reunisse para matar o cordeiro e aspergir as ombreiras da porta com o sangue. O anjo do Senhor passaria naquela noite e vendo o sangue passaria por alto e não feriria de morte o primogênito. Todos os primogênitos do Egito morreram naquela noite, exceto aqueles que estavam debaixo do abrigo do sangue do Cordeiro. Não foi a vida do cordeiro, mas sua morte que trouxe livramento para os israelitas. Assim, também, somos libertos da morte pela morte de Cristo. Ele morreu a nossa morte. Ele é o nosso cordeiro pascal.
2. O livramento da morte depende de estar debaixo do abrigo do sangue (Ex 12.7,13,14) – A libertação da morte dependeu não apenas da morte do cordeiro, mas também, do seu sangue aspergido nas ombreiras das portas. Precisamos estar debaixo do sangue de Cristo para sermos salvos. Não há remissão de pecados sem derramamento de sangue. Não é o sangue de um cordeiro que pode nos purificar do pecado, mas apenas o sangue do Cordeiro sem defeito, o sangue de Cristo. Por ele somos remidos, comprados, purificados e justificados.
3. Os que foram libertos pelo sangue precisam se alimentar do Cordeiro (Ex 12.8-12) – Aqueles que foram salvos pelo sangue alimentaram-se do cordeiro. Reunidos em famílias os israelitas se fortaleceram para a caminhada, comendo a carne do cordeiro com ervas amargas. Aqueles que são salvos pelo sangue de Cristo, precisam se alimentar de Cristo. Ele é o pão vivo que desceu do céu. Ele é o alimento para a nossa alma. A Páscoa judaica foi substituída pela Ceia do Senhor. O pão simboliza o corpo de Cristo e o vinho o seu sangue. Devemos nos alimentar do corpo e do sangue do Senhor. O pão e o vinho não se transubstanciam em corpo de Cristo como ensina o dogma romano nem Cristo está presente fisicamente neles, como pensava Lutero. Cristo está presente na Ceia espiritualmente e dele nos alimentamos espiritualmente.
4. Os que celebram a Páscoa do Senhor precisam lançar fora todo o fermento da maldade (Ex 12.15-20) – Durante a celebração da Páscoa judaica, os israelitas não podiam ter nenhuma espécie de fermento em casa nem comer pão levedado. O fermento é um símbolo da contaminação do pecado. Precisamos examinar a nós mesmos antes de comermos o pão e bebermos o cálice. O propósito do auto-exame não é para fugirmos da Ceia por causa do pecado, mas fugirmos do pecado por causa da Ceia. Não podemos participar dignamente da Ceia do Senhor agasalhando pecado no coração. Não podemos participar da Ceia dignamente hospedando no coração qualquer sentimento de hostilidade ou rancor pelos irmãos. A igreja precisa ser uma comunidade de santidade, amor e perdão, antes de ser uma comunidade de celebração.
Rev. Hernandes Dias Lopes
ESPAÇO MISSIONÁRIO
Implantação da IPB em Lajedinho. Parceiros: AMA e IPB Wagner
Diante das dificuldades que enfrentamos na evangelização de adultos, resolvemos mudar de estratégia e passamos a trabalhar com crianças, e Deus tem abençoado tremendamente.
Dias 28 e 29 de janeiro realizamos a Escola Bíblica de Férias – EBF, e tivemos a participação de oitenta e cinco crianças, onde estas foram diplomadas por participarem e distribuímos oitenta e cinco bíblias para estas crianças. O trabalho continua sendo aos sábados das 16h às 17h30, com a participação em média de quarenta e cinco a cinqüenta crianças; o que nos deixa fascinados e motivados é a facilidade com que eles aprendem os corinhos e como assimilam as histórias bíblicas; no final da programação sempre servimos um lanche como confraternização. As atividades estão sendo realizadas numa escola pública porque o espaço alugado se tornou pequeno para a realização dos trabalhos. Atualmente, os nossos objetivos são adquirir uma televisão 29 polegadas, um DVD e material educativo para continuidade do trabalho. Estamos em campanha para adquirirmos estes materiais.
Rev. Adauto Cesar da Silva
Missionário responsável pelo projeto
AVISOS
Próximo domingo: Dia da Família!
Será a partir das 9h, na Chácara Harmonia. O convite custa R$6,00 por pessoa (acima de 8 anos) e dá direito a uma refeição e refrigerante, bem como acesso ao campo de futebol e piscina. Para comemorar bem o evento, o Presbitério convidou o Rev. Leonardo Leão, eminente professor do Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte Mais informações na secretaria da igreja.
Junta diaconal
O presidente da Junta convida todos os diáconos para uma reunião, no próximo doningo, às 18h00.
1º Simpósio Integração
Será 14 e 15 de maio, e o preletor será o Rev. Reginaldo Launé. Está sendo organizado pela UMP, mas é para toda a igreja. Aguarde mais informações e ore por isso.
SAF
Hoje, às 18h, haverá reunião plenária nas dependências da igreja. Não faltem!
Convite de casamento
Frederico e Francielle convidam a todos para sua união matrimonial no próximo sábado, aqui na Igreja, às 20h.
2º Encontro de UCP’s
Sr. pais ou responsáveis, nossa UCP estará participando no PRÓXIMO SÁBADO do 2º Encontro de UCP´s do Presbitério de Itaperuna. Será na 5ª IP, no bairro Surubi, às 14h. Vamos nos encontrar às 13h30, em frente à igreja. Pedimos o apoio dos pais que tem carro, para nos ajudar no transporte das crianças até o local.
Aniversariantes
Hoje Otacílio Martins Pimentel
Dia 27 Nilcinéa Maria Ferreira Pereira
Dia 27 Vanda Proche Campos Cardoso
Dia 27 Marcos Vinícius e Glaucia
Dia 29 Samara da Silva Saraiva
Escala do culto infantil
4º dom.: 0 a 3: Monique e Jéssica
4 a 6: Samara
7 a 9: Hellen
1º dom.: 0 a 3: Glaucia e Thais Fernandes
4 a 6: Lara
7 a9: Elaine Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário