O diferencial do amor cristão
"Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem [...]. Se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?"
Mateus 5.43-44,46
Mateus 5.43-44,46
Diariamente assistimos o noticiário dar provas de que o tempo presente é aquele no qual Jesus disse que o amor se esfriaria de quase todos. São mães que jogam seus bebês na lixeira, filhos para quem os pais são apenas um estorvo, bullying nas escolas, homofobia na sociedade, homossexualismo sendo pregado como forma moralmente legítima de amor eros, ascensão de ideologias neonazistas ou totalitárias, egoístas gananciosos se corrompendo no poder, o trabalho sendo movido por uma lógica em que o dinheiro governa atitudes e emoções como um deus com poderes absolutos etc. Nesse cenário, gente é objeto de menor valor e Deus é a opção de pessoas ignorantes. Nunca se falou tanto nem se escreveu tanto sobre o amor, contudo, sem que o mesmo seja, de fato, conhecido.
A falta de amor também estava presente há dois mil anos – mesmo que não em quase todos. As autoridades religiosas estavam até mesmo tentando institucionalizá-la, adaptando sua interpretação das Escrituras. Mesmo assim, Jesus rompe com aquela mentalidade e insiste com a pregação de que seus discípulos amassem o próximo como a si mesmos e mais, que amassem àqueles que se opusessem a eles (inimigos), ou mesmo que representassem o oposto deles.
Infelizmente, o fato de sabermos de cor esses ensinamentos de Jesus (ortodoxia), não nos leva automaticamente a prática deles (ortopraxia). Se formos um pouco autocríticos perceberemos os resquícios de preconceito e as dificuldades que temos de receber as pessoas como são, abraçá-las como filhos pródigos correndo para os braços do Pai. Queremos apenas estar com pessoas que nos amam, nos aprovam, nos elogiam, enfim, nos agradam. Mas se fizermos isso praticaremos uma fé irrelevante, sem poder, sem evangelho.
Que o Senhor nos capacite a amar gente diferente, estranha, errada, que não nos agrada, que é nossa inimiga, que pensa diferente de nós, pois é assim (e só assim) que poderemos nos considerar imitadores de Jesus.
Rev. Jônatas Vasconcelos
AVISOS
Nosso Púlpito
Está conosco para ministrar a palavra de Deus ao nosso coração, na escola dominical e no culto público, o Rev. Paulo Emílio pastor da Igreja Presbiteriana de Governador Valadares, MG. Damos as boas vindas ao estimado pastor, com rogos de muitas bênçãos sobre a sua família, vida e ministério.
SAF
Hoje, às 18 horas haverá reunião de oração em favor de nossos filhos, nas dependências da Igreja. Aguardamos a participação de todas as mães.
Eleição de Diáconos
A prévia para indicação de nomes para o diaconato está confirmada: será no próximo domingo, dia 14 de agosto, após a escola dominical. Quanto a AGE (assembléia geral extraordinária) para a eleição de dois (02) diáconos, conforme convocação do Conselho, será no dia 4 de setembro. Não deixe de orar e de participar deste pleito importante para a vida de nossa igreja.
Formação de Classe de Libras
onforme já foi noticiado, pretendemos formar uma turma de aprendizado de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
A nossa meta é formar pessoas com o mínimo de conhecimento e capacidade para interpretar tudo que se passa nas programações da Igreja como, por exemplo, letras dos cânticos, mensagens, enfim, promover a inclusão e evangelização dos deficientes auditivos. As aulas serão ministradas pela professora Claudia Correa. Os interessados devem procurá-la ou ligue para 3824-3347.
A Santa Ceia como alimento
Ainda que o pão e o vinho não tenham vida própria, não podendo transmitir qualquer benefício milagroso, contudo, a Santa Ceia é para nos alimentar espiritualmente. Eis o que dizem as escrituras: “a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida” (João 6.55). Teremos esta honrosa oportunidade hoje à noite, por ocasião do culto público. Participe!
Aniversariantes
Hoje Ana Carolina Lopes de Azevedo
Hoje Indianara Gonçalves Martins
Hoje Robson Pacheco de Azevedo
Dia 08 Ruy Sérgio Cabral de Lima
Dia 09 Rosângela Maria Rodrigues Campos
Dia 11 Giovana Sorrentino Oliveira de Faria
Dia 12 Andressa Leandro Henrique
Escala do Cultinho
1º dom.: 0 a1: Olga Lívia (Berçário)
2 a 3: Glaucia e Thais Fernandes
4 a 6: Lara
7 a 9: Nadir
2º dom.: 0 a1: Celenita (Berçário)
2 a 3: Adriana e Amanda
4 a 6: Laura
7 a 9: Claudia
ESPAÇO MISSIONÁRIO
Olá amiguinhos da UCP tudo bem?
Obrigada pela oferta que vocês enviaram para mim e também pelas orações. Continuem orando por mim. Beijos para todos.
- Beatriz Siqueira
CONEXÃO ABERTA
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine”...
I Cor. 13:1.
Ajudar ao próximo é um reflexo do amor. Seguindo este propósito o Projeto Conexão Aberta convoca a igreja para nos meses de agosto e setembro participar conosco do Conexão em Ação! Comprometemo-nos em ajudar a Creche Vale do Sol e estaremos seguindo o seguinte cronograma de arrecadações:
14/08 e 21/08 – Brinquedos em bom estado;
28/08 – Roupas para crianças de 2 a 6 anos;
04/09 – Material de limpeza;
11/09 e 18/09 – Leite em pó, biscoitos, achocolatados e sucos de garrafa;
24/09 – Entrega das arrecadações e cultinho para as crianças na creche.
Atenção: Caixas informando os ítens estarão disponíveis na igreja para que os mesmos sejam entregues.
Aniversário da UPA
Estamos ainda combinando uma data com o preletor. Aguarde mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário