Auto-conhecimento depende do conhecimento de Deus
É notório que o homem jamais pode ter claro conhecimento de si mesmo, se primeiramente não contemplar a face do Senhor, e então descer para examinar a si mesmo. Porque esta arrogância está arraigada em todos nós – sempre nos julgamos justos, verdadeiros, sábios e santos, a não ser que, havendo sinais evidentes, sejamos convencidos de que somos injustos, falsos, insensatos e impuros. Mas não seremos convencidos se só dermos atenção a nós mesmos, e não também ao Senhor, pois esta é a regra única à qual é necessário que se ajuste o julgamento que se queria fazer. Isto porque, uma vez que nós somos naturalmente inclinados à hipocrisia, em vez de contentar-nos com a verdade, ficamos muito satisfeitos com uma vã aparência de justiça. E, tendo em vista que não há nada em nós que não esteja gravemente contaminado por grosseira impureza, o que nos parece um pouco menos vil aceitamos como elevada pureza, enquanto mantemos o nosso espírito dentro dos limites da nossa condição humana, que é totalmente corrupta. É o que acontece com olhos só acostumados a verem a cor negra; uma brancura um tanto obscura ou mesmo acinzentada é, para esses olhos, a maia alva brancura. Todavia, menos se pode compreender as qualidades da alma e mais enganados seremos nessa compreensão, comparando-a com a nossa visão física. No entanto, quando em pleno dia olhamos para o solo ou para as coisas que estão ao seu redor, achamos que a nossa vida é clara e firme. Mas enquanto elevamos o nosso olhar diretamente para o Sol, somos constrangidos a confessar que a excelente visão que tínhamos quando olhávamos a terra fica confusa, ofuscada pelo fulgor do Sol.
É o que acontece quando avaliamos os nossos poderes espirituais. Porque, enquanto a nossa contemplação não vai além da terra, ficamos satisfeitos com a nossa justiça própria, com a nossa sabedoria e com a nossa capacidade ou poder, e nos gratificamos e nos elogiamos a nós mesmos, pouco faltando para que nos consideremos semideuses. Mas se, uma vez que seja, pensarmos no Senhor e virmos a perfeição da sua justiça, da sua sabedoria e do seu poder, a cujo modelo devemos ajustar-nos, o que antes nos agradava parecendo justiça, logo veremos que não passa de uma grande iniqüidade, o que nos impressionava maravilhosamente sob o título de sabedoria se revelará como loucura extrema, e o que tinha a aparência de capacidade ou poder, se mostrará miserável fraqueza. Assim, o que em nós tem aparência de absoluta perfeição nem de longe se assemelha à pureza de Deus.
João Calvino
As Institutas, I.I.II
IGREJA EM FESTA!
Em 30 de agosto de 1980, a Congregação da Estrada do Avaí, por decisão do Presbitério de Bom Jesus do Itabapoana (PBJI), foi organizada com o nome de Igreja Presbiteriana da Cidade Nova. Para comemorar bem esse feito memorável realizaremos culto de ações de graças, no próximo final de semana, conforme programação a seguir:
Sábado (27/08) – 19:30 – Culto gratulatório
Pregador: Rev. Otávio Henrique – professor do Seminário Presbiteriano Simonton/RJ.
Domingo (28/08) – 8h30 – Escola dominical
Palestra: Rev. Otávio Henrique
19h30 – Culto público
Pregador: Rev. Gilberto Zaparolli – pastor da I.P de Macaé/RJ.
Eleição de Diáconos
A assembléia geral extraordinária para a eleição será no 1º domingo de setembro, isto é, dia 4/09. Contamos com as orações e a participação de toda a igreja.
XIII Seminário para casais
Atenção: comunicamos que o Seminário para casais agendado para os dias 14 a 16 de outubro de 2011 está confirmado! Todavia, em vez de ser em Rio das Ostras, será transferido para o Hotel Aquário, em UBÚ - ES, cujo site é www.hotelaquario.com.br. Você que já se inscreveu, havendo qualquer problema devido a mudança de local, comunique a equipe do Lar Cristão até o dia 30/08.
SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião do departamento Ruth Malveira.
Dia 24/08 (quarta-feira), às 19h30, reunião do departamento Geralda Sathler na residência da Laurides. Endereço: Rua Amélia Boechat, 227 – Lions.
Aniversariantes
Dia 24 Fabia Ferreira da Paixão Mendes
Dia 25 Lucas de Castro Braga Dias
Escala do Cultinho
3º dom.: 0 a 1: Vania (Berçário)
2 a 3: Thaís Borges e Carol
4 a 6: Douglinhas
7 a 9: Olga Lívia
4º dom.: 0 a 1: Nadir (Berçário)
2 a 3: Jéssica
4 a 6: Samara
7 a 9: Hellen
ESPAÇO MISSIONÁRIO
Cuidados Médicos
Nessa atividade a missionária Gisele está atendendo em uma clínica, cuidando dos enfermos, gerando amizades e, ao mesmo tempo, ensinando sobre Jesus e evangelizando. O Senhor já tem nos dado frutos de vidas que o aceitaram.
A prática da feitiçaria é comum entre os moçambicanos, utilizando magias, crendices e práticas religiosas. Muitos se mutilam acreditando na cura ou obediência aos espíritos. Porém temos anunciado o amor de Deus e muitos têm renunciado a essas práticas, inclusive um dos feiticeiros já veio se consultar na clínica. Nessa atividade também atendemos e anunciamos a muçulmanos.
Os jovens tradutores que nos ajudam com o idioma Sena, também têm aprendido da Bíblia e do amor de Deus.
Miss. Gisele e Daniel em Moçambique
CONEXÃO EM AÇÃO
Toda a ajuda será revertida para a Creche Vale do Sol. Traga suas doações!
• 28/08 – Roupas para crianças de 2 a 6 anos;
• 04/09 – Material de limpeza;
• 11/09 e 18/09 – Leite em pó, biscoitos, achocolatados e sucos de garrafa;
• 24/09 – Entrega do material arrecadado e cultinho para as crianças na creche.
Atenção: Caixas informando os itens estarão disponíveis na igreja para que os mesmos sejam entregues.
Aniversário da UPA
Será dias 3 e 4 de setembro. O preletor será o Rev. Marco Antônio Afonso, da IP Oceânica, em Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário