Serviço, só em santidade!
“Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo...” Levítico 10.9-10
É comum nos comovermos diante da constatação bíblica de que a obra de Jesus na Cruz rompeu o véu do Santo dos Santos, tornando acessível a nós, crentes comuns, a presença de Deus. O que antes era reservado ao Sumo Sacerdote agora é possível a todos os crentes, posto que a realidade implementada por Cristo nos faz Reino de Sacerdotes. Aleluia!Contudo, se assimilamos esse benefício com facilidade, o mesmo nem sempre se dá com os deveres a ele vinculados. Ser sacerdote não implica apenas na bênção de se acessar o Trono da Graça, mas também na responsabilidade de se viver de maneira diferenciada, marcada por santidade, afinal, “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4.3). Se antes o lugar santo para o culto era o templo, agora é o nosso próprio coração, em espírito e em verdade, não importando o lugar. Se antes havia separação entre o santo e o profano, agora em toda parte precisamos ser santos. Na Nova Aliança, não é o imundo que vai para dentro da presença de Deus, mas a presença de Deus que nos mantém incontaminados diante da impureza. A restrição ao uso de bebida alcoólica antes de entrarem no templo era apenas mais um dos cuidados que os sacerdotes deveriam ter – a mesma restrição Paulo impôs à eleição de presbíteros e diáconos, que não podem ser “dados ao vinho” (1 Tm 3). Mas o padrão moral exigido para a eleição de oficiais nada mais é do que o padrão moral exigido de um cristão qualquer, visto que é sacerdote do Reino. A lista de requisitos apresentada por Paulo nos indica o caminho da santidade necessária a qualquer serviço que prestamos a Deus.
O objetivo desta reflexão não é levar os leitores à ilusão perfeccionista , mas a se lembrarem que aqueles que de fato nasceram de novo não conseguem mais lidar com naturalidade com o pecado. Este sempre é motivo de tristeza, sempre traz um peso insuportável ao coração. Deus foi claro em dizer que não suporta “iniqüidade associada ao ajuntamento solene” (Is 1.13). Não é aceitável a Deus o serviço de alguém que se acomodou ao palavreado indecente, à prática da embriaguez, ao adultério “no coração”, à sonegação fiscal, ao comportamento violento e contencioso, à retenção do perdão, à maledicência, à mentira, à impureza sexual etc. Isaías está alertando o povo de Deus para o fato de que a santificação deveria preceder o culto (cantar músicas decoradas, entregar dízimos etc), ou o mesmo não seria aceito por Deus. Não se deveria abandonar a Obra por da causa do pecado, mas o pecado por causa da Obra. Ele não queria elevar demais a nossa condição para o Serviço, mas sim o Serviço diante da nossa condição.
A santidade do povo de Deus afina os seus pensamentos com os dele, torna o serviço a ele não só aceitável, mas leve. Tira do coração toda angústia e faz jorrar de nosso interior rios de águas vivas, fazendo-nos canais de sua graça. Vale concluir com a ordem divina: “Eu sou o Senhor, vosso Deus; por isso, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo...” (Lv 11.44).
Rev. Jônatas Davies Vasconcelos
AVISOS
SAF
Hoje, às 18 horas, haverá ensaio dos cânticos. Não faltem!
Na próxima quarta-feira, dia 21/09, haverá reunião do departamento Geralda Sathler, na casa da D. Acácia, às 19h30.
Vem aí o II Encontro da Fé Reformada
Será de 28 a 30 de outubro. Tema: “A Igreja e a Pós-Modernidade”. Preletores: Rev. Hermisten Maia (professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Rev. Ludgero Bonilha (pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte). Mais informações nos próximo dias.
Alegria no lar
Graças a Deus, nasceu na última quarta-feira, dia 14/09/2011, André, filho da Roberta e Saulo com 3. 400 kg e 51 cm, gozando de plena saúde. Portanto, mais um integrante da família da aliança que nasceu para louvar e adorar a Deus.
Reunião de oração: termômetro espiritual da igreja
Diz-se que o termômetro espiritual de qualquer igreja é a reunião de oração semanal. Existe preocupação evangelística genuína? Se existir será demonstrado na reunião de oração. Há anseio sincero pelo fortalecimento dos lares? Se houver virá à tona na reunião de oração. Sendo assim, não deixe de priorizar a reunião de oração as terças-feiras à noite. Horário: às 19h30min. Aguardamos você e sua família.
XIII Seminário para casais
Faltam 25 dias para o tão aguardado seminário para casais, a realizar-se nos dias 14 a 16 de outubro, no Hotel Aquário – UBU/ES. O preletor será o respeitado prof. Dr. Carlos “Catito” Grzybowski, membro da igreja Batista do Prado, em Curitiba, especialista em terapia familiar. Contamos com a compreensão dos casais inscritos, e, sobretudo, com a incessante oração da igreja.
Aniversariantes
Dia 18 Luciana de Souza Lelis Trócilo
Dia 19 Pryscylla Kellenn Fernandes de Souza
Dia 19 Sarah Saraiva Sorrentino
Dia 22 Jussara Pacheco Soares
Dia 22 Onezio Jacinto Muniz
Escala do Cultinho
3º dom.: 0 a 1: Vania (Berçário)
2 a 3: Thaís Borges e Carol
4 a 6: Douglinhas
7 a 9: Olga Lívia
4º dom.: 0 a 1: Nadir (Berçário)
2 a 3: Jéssica e Anne
4 a 6: Samara
7 a 9: Hellen
CONEXÃO ABERTA
Toda a ajuda será revertida para a Creche Vale do Sol. Traga suas doações!• Hoje – Leite em pó, biscoitos, achocolatados e sucos de garrafa;
• 24/09 – Entrega do material arrecadado e cultinho para as crianças na creche.
ConectAdventure MountainBike
Nossa próxima trilha será no dia 01/10, com saída às 7h30 da igreja. Não há limite de idade para participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário