Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Boletim 02 de out de 2011


Quanto vale o Reino?


O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra. (Mateus 13:45-46)

Alguns médicos têm colocado um adesivo em seus carros com os dizeres: “Quanto vale o médico?”. Não sabemos exatamente com que motivação cada um usa esse adesivo, mas o fato é que ele sugere ter havido uma relativa desvalorização da profissão do médico, de modo que se propõe uma reflexão que lhe devolva o devido valor.
A pergunta que encabeça este texto poderia muito bem ter sido feita antes de Jesus proferir as palavras supracitadas. Ela sugere semelhante reflexão, mas aqui o grande objeto de valor é o Reino dos Céus.
Muitos têm a idéia de que o Reino dos Céus é um lugar para onde vamos no futuro, um lugar onde Deus habita. Mas o conceito bíblico para Reino é muito mais amplo. Antes de Jesus começar sua missão, João Batista pregou advertindo que o Reino dos Céus estava próximo (Mt 3.2). Jesus disse que o Reino de Deus não vem com “visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:20-21). Ele também nos ensinou a orar dizendo “venha o teu reino” (Mt 6.10) e disse que “certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” (Mt 12.28). Com isto Ele queria que entendêssemos que todos nós que vivemos segundo o “evangelho do reino” (Mt 24.14) já estamos vivendo, no presente, a realidade do Reino de Deus, mesmo que ainda não plenamente – isto sim, só no futuro, na Glória. O que caracteriza um reino é o governo de um rei, que impõe uma lei segundo a sua soberania e tem súditos que o obedecem. Tudo isto já é uma realidade na nossa presente relação com Deus.
Mas como Jesus nos ensina a ver o Seu Reino, a nos posicionar diante dele, a vivê-lo de fato? Será que basta professarmos a fé com os lábios e então podemos dizer que somos cidadãos do Reino? A resposta que o nosso texto em foco nos dá é NÃO! O homem da história que Jesus conta para ilustrar sua lição não vende algumas de suas quinquilharias sem valor nem utilidade, ele vende tudo, entendendo que faria um bom negócio. Como bom negociante, sabia que sairia no lucro se abrisse mão de tudo por aquela pérola.
Para que a nossa cidadania celestial seja reconhecida, é preciso que entendamos que o Senhor exige prioridade absoluta, quando diz: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Ou seja, todas as coisas são secundárias em relação à obediência à vontade do Rei, que promete que nos suprirá em tudo o que precisamos. Isto quer dizer que, na ética do Reino, os fins não justificam os meios. Por exemplo, não importa quão vantajoso do ponto de vista financeiro seja um negócio, se eu terei de transgredir uma Lei do Reino, naquele momento eu estarei sendo provado quanto a ser ou não cidadão do Reino de Deus.
Jesus disse que “desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mt 11.12). Que todos sejamos levados à reflexão quanto ao que tem sido prioritário em nossas vidas, quanto ao preço que somos chamados a pagar, quanto ao esforço que somos chamados a envidar em resposta ao desafio evangélico. Que o Espírito Santo nos capacite a perceber o Reino dos Céus como a nossa grande e mais valiosa pérola, digna de tudo o que temos e somos.

Rev. Jônatas Vasconcelos


AVISOS


A importância dos Grupos Familiares
1º Suprem a deficiência entre os cristãos atuais da falta de abertura, compartilhamento íntimo e de interação pessoal. As células têm esta vantagem. Ou seja, proporcionam o ambiente ideal para a prática do desabafo e o encorajamento de uns para com os outros;
2º Os membros se edificam mutuamente. A amizade íntima e o compartilhamento das coisas do coração não acontecem e não podem acontecer num grupo grande. A célula vem ao encontro dessa necessidade. Tanto que a palavra-chave de um grupo familiar é vínculo, intimidade;
3º É uma oportunidade para a evangelização dos vizinhos, amigos e familiares. As células olham para dentro (crescimento de cada membro) e para fora (levar Cristo às pessoas não alcançadas). Se você ainda não participou, procure o grupo familiar mais perto de sua casa e participe. É uma bênção!

Santa Ceia
A Santa Ceia é um ato de culto do qual todos os crentes, servos do Senhor, devem participar em recordação ao sacrifício redentor de Cristo Jesus. Portanto, participe com grande alegria, discernimento e responsabilidade desse sacramento logo mais à noite.

XIII Seminário para casais
Agora só faltam 13 dias para o XIII Seminário para Casais, a realizar-se nos dias 14 a 16 de outubro, no Hotel Aquário – UBU/ES. Conforme nós já noticiamos, todas as vagas já foram preenchidas, inclusive com pessoas na fila de espera. Contudo, para que tenhamos êxito, contamos com a incessante oração da igreja.

Valorize o nosso boletim
O boletim informativo é o veículo de informação que devemos aproveitar ao máximo. Leve para casa e traga para as demais programações da igreja como o culto público, a reunião de oração e grupos familiares. De mais a mais, não deixe seu boletim em cima dos bancos ou na mão das crianças.

Dízimo: um ato de culto
O dízimo tem a ver com a adoração de uma forma dupla. Além de servir no sustento das atividades ligadas ao culto, a entrega do dízimo é em si mesmo um ato de culto, ao evidenciar que tudo é dádiva de Deus. Está escrito: “Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo... Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos” (1 Crônicas 29.12,14). Portanto, dizimar não é trocar com Deus. Dizimar é cultuar a Deus.
Atenção: se você deseja efetuar o depósito do seu dízimo ou oferta, a conta da Igreja é:
Banco do Brasil – Agência: 0074-4
Conta corrente: 6497-1
Para controle da tesouraria, orientamos que deposite no gazofilácio o comprovante de depósito com identificação.

Aniversariantes
Dia 03 Nilo & Eulina

Escala do Cultinho
1º dom.: 0 a1: Olga Lívia (Berçário)
2 a 3: Glaucia e Thais Fernandes
4 a 6: Lara
7 a 9: Nadir

2º dom.: 0 a1: Celenita (Berçário)
2 a 3: Adriana e Amanda
4 a 6: Laura
7 a 9: Claudia


CONEXÃO ABERTA
CULTO JOVEM TODO SÁBADO, ÀS 19H30!

Nenhum comentário:

Postar um comentário