Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Boletim 22 de jan de 2012


Os pregadores de perto e os de longe


“Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa”. (Marcos 6.4)

Algo que se tornou muito comum nas últimas décadas, marcadas pela expansão da mídia áudio-visual, é a proliferação de pregadores que se utilizam desses recursos para levarem a Palavra de Deus à nação. São rádio-evangelistas e televangelistas com fama em rápida ascensão. Pastores carismáticos – alguns até jocosos – cativam multidões se utilizando dessas ferramentas de alcance imensurável. Quanto ao fato de que são boas e eficazes ferramentas de comunicação, ninguém duvida. Mas é importante atentarmos para o fato de que elas trazem consigo alguns perigos e riscos. Alguns aprenderam a fazer bom uso desses recursos e buscam usá-los para a efetiva propagação do Evangelho de Cristo, para exporem aquilo que não são opiniões pessoais, mas a inerrante e imutável Palavra de Deus, conforme ela nos foi revelada e está apresentada nas Escrituras. Mas, infelizmente, nem todos sabem lidar com o deslumbre causado pela projeção de sua imagem e palavras em âmbito nacional, por isso tornam-se necessárias aqui algumas reflexões:
1. Os pregadores da mídia são pregadores de longe. Jesus nunca foi um pregador de longe. Ele estava com as pessoas e as assistia, mesmo quando as pessoas tentavam fazer dele um ser intocável, tentando impedir, por exemplo, que as crianças se aproximassem dele (Mateus 19.13) e que um cego conseguisse dele alguma atenção (Marcos 10.48). Esses pregadores atuais são tidos como autoridade para pessoas que não os conhecem, não andam com eles, não sabem como eles conduzem suas vidas nem em que realidade vivem. Parece que as pessoas estão sempre em busca de um herói, de alguém que vive uma realidade ilusória, utópica, quase virtual, pois elas sempre demonstram dificuldade em se ater ao simples, ao comum, ao de casa.
2. Há que se sondar as motivações. Muitos desses pregadores começaram bem, com motivações boas, puras, santas, enfim, cristãs, mas parece que da simplicidade do anúncio do Evangelho de Cristo, deixaram-se tomar pelo afã de construírem verdadeiros impérios de comunicação, a pretexto de que Deus está do lado deles nessa empreitada. Vão para a televisão suplicar que seus ouvintes os ajudem a consumar seus planos pessoais megalomaníacos e, o que é pior, em nome de Deus e de sua Igreja.
3. Alguns deixam de ser pastores. Num tempo em que vemos pastores se candidatando a cargos políticos, evidencia-se uma crise vocacional generalizada. Ouvi dizer de uma prefeita evangélica que contratou aproximadamente trinta pastores para os seus cargos de confiança. Não sei se eles sabem o que exatamente compreende o ofício pastoral ou se carregam apenas o título por comodidade, mas o que temos testemunhado é uma banalização da vocação pastoral, por “pastores” que não sabem a que vieram. Alguns chegam a se comparar com Daniel e José, que foram usados politicamente em seu tempo, mas esquecem-se de que nenhum dos dois eram sacerdotes. Por isso deixam tão facilmente o ofício pastoral propriamente dito, o contato com as pessoas, deixando-se levar pela ideia de que foram chamados para serem pregadores em outro nível. Entendem que Deus os está levando a alargarem sua fronteiras.
Que Deus no ajude a não sermos levados por qualquer propaganda, por qualquer estereótipo que nos desarme para sutis inescrupulosidades, e que o Espírito Santo nos dê discernimento para não nos esquivarmos daqueles que, por nos conhecerem de perto, biblicamente devem exercer autoridade espiritual sobre nós.

Rev. Jônatas Vasconcelos

RETIRO 2012

Será entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Fazenda Mikamay, em Mirai. O preletor será o Rev. Wendell Lessa, pastor da IP de Montes Claros-MG, professor de Filosofia do Direito e Mestre em Letras pela PUC-SP.

O tema abordado será:
“Amar a Deus de Todo o Teu Coração, de Toda a Tua Alma e de Todo o Teu Entendimento” (Marcos 12.30)

Ainda há vagas!
Se você ainda não se inscreveu, procure o Presb. Douglas ainda hoje para fazer o acerto de pelo menos 50%. Lembramos que aqueles que ainda não fizeram esse acerto não estão inscritos, portanto correm o risco de ficar sem vaga.

AVISOS

Férias pastorais
O Rev. Dorival retornou de suas férias e estará hoje à noite pregando na nossa congregação. O Rev. Jônatas estará se ausentando de férias de terça-feira (24/01) até domingo (29/01). Que o Senhor abençoe o seu descanso e o de sua família!

EBD única
Temos nos reunido em classe única no templo. Em fevereiro voltamos a nos dividir em classes. Aguarde mais informações.

Quer se tornar membro?
Se você tem frequentado a igreja e deseja se tornar membro, é preciso que curse a Classe de Integração, que começa em fevereiro. Agende uma hora para conversar com um dos pastores.

Devolução e gratidão
“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”. Malaquias 3:10

Aniversariantes
Dia 23 Carolline Poubel Cerqueira
Dia 23 Marcio de Moraes Saraiva
Dia 27 Teresa Cristina Borges Pimentel


CONEXÃO ABERTA
Todo sábado, 19h30!

Nenhum comentário:

Postar um comentário