Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Boletim - 30 de setembro de 2012


Religião e Política sim,
Igreja e Estado não

Quase sempre a imprensa e alguns políticos criticam a campanha de candidatos ou políticos evangélicos porque estes estariam “misturando religião e política” e ameaçando a separação entre Igreja e Estado. É verdade que as explicações dos candidatos nem sempre ajudam a esclarecer. Mas não devemos acompanhar a música do laicismo militante que deseja excluir Deus e a religião da praça pública.
Podemos não concordar com as políticas deste ou daquele candidato e até achar que sua conversão foi oportunista, mas não devemos combatê-lo de tal forma a deslegitimar a razão da nossa própria participação política. A política não deve ser meio de fortalecer uma religião em detrimento de outras, mas dizer que a religião em si nada tem a ver com a conduta da política é lógica e historicamente falso. Falar em “abuso” da religião é seguir uma linha errada. A diferença entre “uso” e “abuso” é muito subjetiva. Um dia, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro. Devemos, sim, protestar quando se diz que todos os evangélicos estão com tal candidato, mas não devemos atacar os outros por “abusar” da religião na política. Deixemos que cada um se utilize da religião como quiser — é melhor do que criar um ambiente em que ninguém pode falar sobre religião em praça pública.
O Estado deve ser não-confessional. Foi justamente essa percepção por parte de alguns dos primeiros protestantes nos séculos 16 e 17 que deu início à separação entre Igreja e Estado. Com bases teológicas, eles perceberam que a visão cristã do Estado é que o Estado não deve ser “cristão”, no sentido de defender e promover uma determinada igreja ou religião. Este não é o papel de Estado nenhum na dispensação da graça. Entretanto, religião e política podem, sim, ser misturadas. Uma pessoa pode ser inspirada por sua fé religiosa a ingressar na política e defender certas propostas. Política confessional, sim; Estado confessional, não.
Isso implica reconhecer, entre outras coisas, que há diferença entre ser um legislador evangélico e ser um governante evangélico. Em torno dos candidatos e políticos evangélicos há líderes e membros de igrejas com uma expectativa “messiânica” de que aquele candidato evangélico canalizará automaticamente as bênçãos de Deus sobre o Brasil, resolvendo todos os problemas que nos afligem. Esse messianismo é muito perigoso, para o país e para a Igreja. Ao contrário do que muitas vezes se afirma, a última parte do homem a se converter não é o bolso, é o fascínio pelo poder.
O modelo comunitário acredita que os evangélicos devem se envolver politicamente não em nome de suas igrejas ou instituições, mas em grupos de pessoas que pensam politicamente de uma mesma forma, inspiradas pela sua compreensão da fé cristã. Trata-se de um projeto que inclui a abertura para o diálogo e para censuras proféticas. Assim, os que exercem mandatos políticos não ficam soltos, mas interagem e respondem a outras pessoas que podem, se necessário, até mesmo repreendê-los e aconselhar sua saída da política. Embora nenhum modelo ofereça garantias totais, o modelo comunitário de atuação política é o menos arriscado.
A fé cristã é, ao mesmo tempo, utópica e bastante realista. A solução para os problemas políticos é sempre política. A solução para a má política é a boa política, e para a má espiritualidade é a boa espiritualidade. Não precisamos fugir para outro campo, porque o Deus bíblico está em todas as áreas da vida humana.
Paul Freston, professor da UFSC
 


AVISOS

3º Encontro da Fé Reformada
PROGRAMAÇÃO:
6º-feira (19h30) e Sábado (9h)
•    1ª IP de Itaperuna
Av. Cardoso Moreira, 158, Centro
Sábado (16h e 19h30)
•    IP Cidade Nova
R. Platão Boechat, 409, C. Nova

TEMAS E PRELETORES:
“O Apocalipse e a escatologia Reformada”
Rev. Leandro Lima
Mestre em Ciências da Religião e Teologia, é professor de teologia do JMC e autor diversos livros. É doutorando em Letras e Literatura na Universidade Mackenzie-SP.

“Identificando os ídolos do nosso tempo”
Rev. Fabiano de Almeida
Mestre em Filosofia (USP), em Teologia (CPAJ), e doutorando em Filosofia pela USP, é professor assistente CPAJ-Mackenzie e revisor teológico-filosófico Sistema Mackenzie de Ensino.

É novo na igreja?
Não tenha pressa de ir embora. Vamos conversar um pouco. Estaremos à porta e será uma alegria para nós te conhecer!

Quer se tornar membro?
A classe recomendada para você é a Integração, todo domingo, às 9h.

Ajude um jovem
Aqueles que gostariam de financiar a ida de um jovem no ConectCamp podem procurar a Lívia Sarkis ou a Carol para se informar.

Congresso de Casais da 8ª IP de BH
Será de 9 a 11 de novembro, em Belo Horizonte. Informações: ministeriolarcristao.blogspot.com

Escala do culto infantil
5º dom.:    As crianças permanecem no templo.

1º dom.:         0 a 1: Luciene
         2 a 3: Laís e Flávia
                        4 a 6: Mariah
                     7 a 9: Douglinhas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bol 23 de set de 2012


Resgate sua identidade

Se o velho adágio da modernidade foi “penso, logo existo”, hoje, o adágio pós-moderno afirma: se estou conectado, se sou visto e notado, se tenho uma profissão e um bom salário, então existo. Ao lado das inúmeras exigências e expectativas sociais, cresce a busca por afirmação. No entanto, quanto mais nos entregamos a esta busca, maior a ansiedade e a insegurança. A necessidade de provar quem somos nos torna autodestrutivos.
A frustração e a sensação de vazio aumentam e, no mesmo ritmo, aumentam o consumo de antidepressivos, a procura de terapias de todos os tipos, o surgimento dos “gurus” da autoajuda e da indústria do entretenimento. Tudo para preencher o vazio, sempre crescente, na alma humana.
Somos responsáveis pela fabricação de nossa própria realidade. Isso significa que somos criadores da nossa identidade. A pressão pela eficiência – na profissão, esporte, sexo, beleza, diversão – intensifica a ansiedade, aumenta o vazio e nos torna mais inseguros. Os 30 bilhões de dólares da oitava pessoa mais rica do mundo, não são suficientes; é preciso ser o primeiro do mundo. A insatisfação é crônica. Tudo é pouco. Tornamo-nos escravos de nós mesmos.
O que, afinal de contas, torna o ser humano, humano? O que é necessário para encontrar sentido e significado para a nossa curta e, muitas vezes, sofrida existência? Uma boa profissão? Um corpo invejável? Dinheiro suficiente para atender todas as vontades? Uma boa família? Saúde?
Somos seres criados, não autogerados. Nossa identidade nos foi dada na criação – “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1.26). Não somos fabricantes da nossa realidade, nem da nossa identidade. Se desejamos uma identidade verdadeiramente humana, precisamos nos voltar para Cristo. Ele é o verdadeiro “Ser Humano”. A única pessoa verdadeiramente real.
Rev. Ricardo Barbosa
Do livro Identidade Perdida



AVISOS

É novo na igreja?
Não tenha pressa de ir embora. Vamos conversar um pouco. Estaremos à porta e será uma alegria para nós te conhecer!

ConectCamp 2012
Ainda é possível parcelar em 3 x R$40. Inscreva-se hoje com a Lívia Sarkis ou com a Carol. O acampamento não é fechado para membros da igreja, mas lembramos que todos devem assinar o Termo de Compromisso que acompanha a ficha de inscrição.

Convite para o Dia do Surdo
A Associação dos Surdos do Noroeste Fluminense promoverá na próxima quinta-feira, dia 27, às 19h, na plenária da Câmara Municipal de Itaperuna, um ato solene em comemoração pelo Dia do Surdo, e convida toda a igreja para prestigiá-los com sua presença. Será uma excelente oportunidade para a igreja mostrar para essa comunidade que Jesus os ama e que aqui eles são bem vindos!

Cantata Natal Brasileiro
Traga seu filho para participar da cantata da UCP (6 a 11 anos) todos os domingos, às 18h.

Congresso de Casais da 8ª IP de BH
Será de 9 a 11 de novembro, em Belo Horizonte. Informações: ministeriolarcristao.blogspot.com

Escala do culto infantil
4º dom.:         0 a 1: Fernanda
         2 a 3: Jéssica
                        4 a 6: Samara
                     7 a 9: Hellen

5º dom.:    As crianças permanecem no templo.



ESPAÇO MISSIONÁRIO

Bissau, 18 de Setembro 2012      
Agradecemos de coração o esforço de cada um em nos ajudar a realizar este sonho de comprar o terreno para desenvolver a obra de Deus em Guiné-Bissau. Cremos que, com ajuda de Deus, das igrejas e dos irmãos, em breve teremos a casa de Deus construída, para reunirmos como igreja do Senhor.
Neste domingo que passou fizemos a primeira escola dominical e o primeiro culto no terreno da igreja, fiquei emocionada de prestarmos culto ao nosso Deus no meio do mato, todos nós estamos cultuando a Deus com muita alegria e as crianças cantavam com força, sentíamos que nossos louvores saíam do fundo da alma, direto para o Deus Pai.
Motivo de oração
•    Pela cura da minha alergia.
•    Pela compra do carro.
•    Pelo recursos para as construções.
•    Pelo corpo docente do seminário.
•    Pela vida da igreja, para que ela cresça e que Deus converta esta aldeia.

Missionária Lucimar Rodrigues

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bol 16 de set de 2012


Como votam os eleitos

Estamos a menos de um mês de escolher os governantes do nosso município, e vemos cristãos por todo lado com opiniões divididas quanto à participação da igreja nesse processo. Alguns demonizam a política, entendendo que tudo o que nos resta a fazer é nos manter distantes dela. Outros se envolvem ao ponto de cederem diante de todo e qualquer desafio ético que se lhes impõe, chegando ao ponto de transformarem suas igrejas em verdadeiros “currais eleitorais”, trocando votos por sacos de cimento ou cestas básicas. Mas que limites, biblicamente, precisam ser observados? De que forma nós, eleitos por Deus cidadãos de seu Reino, elegemos nossos governantes civis?
1º Os eleitos não renegam seu mandato cultural. A doutrina do mandato cultural nasceu em Gênesis 1.28-30, quando Deus transfere ao homem a responsabilidade de cuidar da sua criação, pôr ordem em seu mundo. Governar é promover ordem, por isso Deus levantou tantos servos seus como governantes civis na Bíblia (Salomão, Davi etc), mesmo em governos seculares (José, Daniel etc). Deus não revogou esse mandato nem entregou o mundo a Satanás – como alguns pensam –, pelo contrário, enviou o seu Filho para fundar, já neste mundo, o seu Reino (Lc 17.21). Assim, discípulos de Jesus respeitam as autoridades civis (Rm 13.1-8), dão a Cesar o que é de Cesar (Lc 20.25) e não tentam se eximir de suas responsabilidades como cidadãos, com TODOS os seus direitos e deveres. Não demonizam a política de forma simplista e irresponsável. Calvino entendia que ninguém melhor que um cristão verdadeiro para governar.
2º Os eleitos não votam movidos por interesses pessoais. Quem vende seu voto por pequenos benefícios pessoais está assumindo uma postura egoísta, avessa a tudo o que Jesus nos ensinou com sua própria vida, não se importando com o prejuízo coletivo que um corrupto (p.ex. o que compra votos) vai inexoravelmente causar à sociedade. Ao invés de eleger alguém que, crente ou não, cooperará com a ordem no mundo de Deus e promoverá a justiça, torna-se cúmplice de um agente das trevas, interessado em locupletar-se à custa do bem comum.
3º Os eleitos não votam seguindo critérios tacanhos. José foi nomeado por Faraó vice-regente porque este não conhecia ninguém “tão ajuizado e sábio” como ele. O recém empossado rei Salomão era ávido por sabedoria acima de qualquer coisa, por isso foi abençoado por Deus e reconhecido por governantes de outras nações. Daniel e seus amigos foram considerados por Nabucodonosor dez vezes mais doutos do que todos os cientistas do seu tempo. Votar em alguém apenas por que está arrolado como membro de uma igreja, porque é camarada, por que é popular ou porque está sendo apontado nas pesquisas como preferido é insensatez. Ao votar, esteja certo de que os seus candidatos são os mais preparados intelectual e moralmente para assumir o governo. Isso é bíblico!
4º Os eleitos votam conscientes. Você conhece a trajetória de vida do teu candidato? Sua carreira profissional? E sua atuação política até aqui? Quais são os seus valores? Por que causas ele tem militado? Que alianças ele tem estabelecido? Quais as propostas de seu partido? Se for cristão professo, qual o seu testemunho?
Biblicamente, o cidadão do Reino, mais do que qualquer cidadão civil, deve entender que ato de eleger um governante tem sérias implicações espirituais sobre sua vida, pelo menos pelos próximos quatro anos, por isso devem ser os eleitores mais conscientes e orar para que Deus estenda a sua mão sobre o nosso município.
Rev. Jônatas Vasconcelos



AVISOS


Quer se tornar membro?
Ficamos muito felizes por essa decisão! Aqui você será recebido com todo calor e afeto. Contudo, seja por batismo ou por transferência de outra comunidade, é imprescindível que você curse antes a Classe de Integração aos domingos, às 9h.

Convite para o Dia do Surdo
A Associação dos Surdos do Noroeste Fluminense promoverá no dia 27 de setembro, às 19h, na plenária da Câmara Municipal de Itaperuna, um ato solene em comemoração pelo Dia do Surdo, e convida a toda a igreja para prestigiá-los nesse dia com sua presença. Será uma excelente oportunidade para a igreja mostrar para essa comunidade que Jesus os ama e que aqui eles são bem vindos!

ConectCamp 2012

Ainda é possível parcelar em 3 x R$40. Inscreva-se hoje com a Lívia Sarkis ou com a Carol. O acampamento não é fechado para membros da igreja, mas lembramos que todos devem assinar o Termo de Compromisso que acompanha a ficha de inscrição.
Traga seu filho para participar da cantata que a UCP (6 a 11 anos) está ensaiando todos os domingos, às 18h.

Aniversariantes           
Hoje    Ivete de Castro Braga Dias   
Dia 18    Luciana de Souza Lelis Trócilo   
Dia 19    Sarah Saraiva Sorrentino   
Dia 22    Jussara Pacheco Soares   
Dia 29    Onezio Jacinto Muniz    
       
Escala do culto infantil
3º dom.:         0 a 1: Vania
         2 a 3: Fabia
                        4 a 6: Carol
                     7 a 9: Olga Lívia

4º dom.:         0 a 1: Fernanda
         2 a 3: Jéssica
                        4 a 6: Samara
                     7 a 9: Hellen

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bol 9 de set de 2012



As pequenas coisas

Somos incapazes de realizar o mais humilde ato da vida cristã, se não recebemos de Deus o vigor do Espírito Santo.
Com certeza, meus irmãos, é nestas COISAS PEQUENAS que geralmente percebemos, acima de tudo, a nossa fraqueza. Pedro foi capaz de andar sobre a água, mas não pôde suportar a acusação de uma criada. Jó suportou a perda de todas as coisas, porém as palavras censuradoras de seus falsos amigos (embora fossem apenas palavras) fizeram-no falar mais amargamente do que todas as outras aflições juntas. Jonas disse que tinha razão em ficar irado, até à morte, A RESPEITO DE UMA PLANTA. Você não tem ouvido, com certa frequência, que homens poderosos, sobreviventes de muitas batalhas, foram mortos por um acidente trivial? John Newton disse: “A graça de Deus é tão necessária para criar no crente a atitude correta diante da quebra de uma louça valiosa como diante da morte de um parente querido”. Estes pequenos vazamentos precisam dos mais cuidadosos tampões. Nas coisas pequenas, bem como nas coisas grandes, o justo tem de viver pela fé!
Crente, você não é suficiente para nada! Sem a graça de Deus, não pode fazer coisa alguma. Nossa força é fraqueza — fraqueza até para as coisas pequenas; fraqueza para as situações fáceis, bem como para as complexas; fraqueza nas gotas de tristeza, como também nos oceanos de aflição. Aprenda bem o que nosso Senhor disse aos seus discípulos: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5).
Charles Spurgeon




AVISOS

Santa Ceia
Hoje celebraremos a Ceia do Senhor, momento em que a igreja se alimenta espiritualmente da Sua vida, e reafirma que o fundamento da nossa aliança com Ele depende 100% dele vivendo em nós. Vamos participar com solenidade e alegria!

Congresso de Casais da 8ª IP de BH
Será de 9 a 11 de novembro, em Belo Horizonte. Mais informações no nosso blog:
ministeriolarcristao.blogspot.com.

Quer se tornar membro?

Ficamos muito felizes por essa decisão! Aqui você será recebido com todo calor e afeto. Contudo, seja por batismo ou por transferência de outra comunidade, é imprescindível que você curse antes a Classe de Integração aos domingos, às 9h.

Conectcamp
Ainda é possível parcelar em 3 x R$40. Inscreva-se hoje com a Lívia Sarkis ou com a Carol. O acampamento não é fechado para membros da igreja, mas lembramos que todos devem assinar o Termo de Compromisso que acompanha a ficha de inscrição.

Atenção crianças e pais!
•    Hoje: não haverá reunião às 18h, devido ao feriado.
•    Próximo sábado, dia 15: Recreação no Poliesportivo das 15h30 às 17h. Os pais levam e buscam os filhos.
•    Cantata Natal Brasileiro: Traga seu filho (6 a 11 anos) para participar todos os domingos, às 18h30.

Aniversariantes           
Hoje    Thaíssa & Gibran   
Dia 10    Rev. Dorival Carvalho da Silva   
Dia 12    Paulo Rogério & Ivete   
Dia 12    Wesley do Amaral Silva   
Dia 14    Eulina Guedes Raimundo
Dia 15    Jaylton Pimentel Borges   

Escala do culto infantil

2º dom.:         0 a 1: Janice
         2 a 3: Adriana e Amanda
         4 a 6: Laura
         7 a 9: Aline

3º dom.:         0 a 1: Vania
         2 a 3: Fabia
         4 a 6: Carol
         7 a 9: Olga Lívia