Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bol 16 de set de 2012


Como votam os eleitos

Estamos a menos de um mês de escolher os governantes do nosso município, e vemos cristãos por todo lado com opiniões divididas quanto à participação da igreja nesse processo. Alguns demonizam a política, entendendo que tudo o que nos resta a fazer é nos manter distantes dela. Outros se envolvem ao ponto de cederem diante de todo e qualquer desafio ético que se lhes impõe, chegando ao ponto de transformarem suas igrejas em verdadeiros “currais eleitorais”, trocando votos por sacos de cimento ou cestas básicas. Mas que limites, biblicamente, precisam ser observados? De que forma nós, eleitos por Deus cidadãos de seu Reino, elegemos nossos governantes civis?
1º Os eleitos não renegam seu mandato cultural. A doutrina do mandato cultural nasceu em Gênesis 1.28-30, quando Deus transfere ao homem a responsabilidade de cuidar da sua criação, pôr ordem em seu mundo. Governar é promover ordem, por isso Deus levantou tantos servos seus como governantes civis na Bíblia (Salomão, Davi etc), mesmo em governos seculares (José, Daniel etc). Deus não revogou esse mandato nem entregou o mundo a Satanás – como alguns pensam –, pelo contrário, enviou o seu Filho para fundar, já neste mundo, o seu Reino (Lc 17.21). Assim, discípulos de Jesus respeitam as autoridades civis (Rm 13.1-8), dão a Cesar o que é de Cesar (Lc 20.25) e não tentam se eximir de suas responsabilidades como cidadãos, com TODOS os seus direitos e deveres. Não demonizam a política de forma simplista e irresponsável. Calvino entendia que ninguém melhor que um cristão verdadeiro para governar.
2º Os eleitos não votam movidos por interesses pessoais. Quem vende seu voto por pequenos benefícios pessoais está assumindo uma postura egoísta, avessa a tudo o que Jesus nos ensinou com sua própria vida, não se importando com o prejuízo coletivo que um corrupto (p.ex. o que compra votos) vai inexoravelmente causar à sociedade. Ao invés de eleger alguém que, crente ou não, cooperará com a ordem no mundo de Deus e promoverá a justiça, torna-se cúmplice de um agente das trevas, interessado em locupletar-se à custa do bem comum.
3º Os eleitos não votam seguindo critérios tacanhos. José foi nomeado por Faraó vice-regente porque este não conhecia ninguém “tão ajuizado e sábio” como ele. O recém empossado rei Salomão era ávido por sabedoria acima de qualquer coisa, por isso foi abençoado por Deus e reconhecido por governantes de outras nações. Daniel e seus amigos foram considerados por Nabucodonosor dez vezes mais doutos do que todos os cientistas do seu tempo. Votar em alguém apenas por que está arrolado como membro de uma igreja, porque é camarada, por que é popular ou porque está sendo apontado nas pesquisas como preferido é insensatez. Ao votar, esteja certo de que os seus candidatos são os mais preparados intelectual e moralmente para assumir o governo. Isso é bíblico!
4º Os eleitos votam conscientes. Você conhece a trajetória de vida do teu candidato? Sua carreira profissional? E sua atuação política até aqui? Quais são os seus valores? Por que causas ele tem militado? Que alianças ele tem estabelecido? Quais as propostas de seu partido? Se for cristão professo, qual o seu testemunho?
Biblicamente, o cidadão do Reino, mais do que qualquer cidadão civil, deve entender que ato de eleger um governante tem sérias implicações espirituais sobre sua vida, pelo menos pelos próximos quatro anos, por isso devem ser os eleitores mais conscientes e orar para que Deus estenda a sua mão sobre o nosso município.
Rev. Jônatas Vasconcelos



AVISOS


Quer se tornar membro?
Ficamos muito felizes por essa decisão! Aqui você será recebido com todo calor e afeto. Contudo, seja por batismo ou por transferência de outra comunidade, é imprescindível que você curse antes a Classe de Integração aos domingos, às 9h.

Convite para o Dia do Surdo
A Associação dos Surdos do Noroeste Fluminense promoverá no dia 27 de setembro, às 19h, na plenária da Câmara Municipal de Itaperuna, um ato solene em comemoração pelo Dia do Surdo, e convida a toda a igreja para prestigiá-los nesse dia com sua presença. Será uma excelente oportunidade para a igreja mostrar para essa comunidade que Jesus os ama e que aqui eles são bem vindos!

ConectCamp 2012

Ainda é possível parcelar em 3 x R$40. Inscreva-se hoje com a Lívia Sarkis ou com a Carol. O acampamento não é fechado para membros da igreja, mas lembramos que todos devem assinar o Termo de Compromisso que acompanha a ficha de inscrição.
Traga seu filho para participar da cantata que a UCP (6 a 11 anos) está ensaiando todos os domingos, às 18h.

Aniversariantes           
Hoje    Ivete de Castro Braga Dias   
Dia 18    Luciana de Souza Lelis Trócilo   
Dia 19    Sarah Saraiva Sorrentino   
Dia 22    Jussara Pacheco Soares   
Dia 29    Onezio Jacinto Muniz    
       
Escala do culto infantil
3º dom.:         0 a 1: Vania
         2 a 3: Fabia
                        4 a 6: Carol
                     7 a 9: Olga Lívia

4º dom.:         0 a 1: Fernanda
         2 a 3: Jéssica
                        4 a 6: Samara
                     7 a 9: Hellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário