Família possível
SÉRIE ESPECIAL: LUTANDO PELA SUA FAMÍLIA
Todos nós desejamos uma família ideal, um casamento ideal, filhos ideais, ser cristãos ideais etc. Fomos feitos para a perfeição, à imagem de um Deus perfeito, por isso ela nos atrai tanto e nos fascina. Não nos conformamos com este estado decadente a que fomos relegados pelo pecado. Ele nos faz envergonhados de nós mesmos, por isso muitas vezes podemos tentar viver como se ele não fosse real. Passamos então a afirmar sobre nós apenas os pontos do ideal já atingidos, e entramos numa luta constante por esconder o real em sua totalidade, incluindo os pontos do ideal em que somos mais falhos e inconsistentes.
É muito comum analisarmos a vida das pessoas na igreja e na sociedade e nos convencemos de que estamos diante de pessoas ideais, cristãos ideais com suas famílias ideais. Isto só é possível por causa da superficialidade a que o pecado também nos relegou, que nos torna muitas vezes alimentados pela ilusão, tal é a nossa inconformidade com o real. Passamos então a julgar todas as coisas a partir desses referenciais enganosos que resolvemos aceitar, mesmo que não encontrem respaldo nas Escrituras. Nessa condição delirante (consciente ou inconsciente) podemos, por exemplo, nutrir uma visão idealizada da nossa própria família e uma visão severamente crítica em relação às demais; ou mesmo o contrário, uma visão de desesperança completa em relação às nossas lutas pessoais e idealizada demais em relação aos outros.
Mas o desafio bíblico para o cristão é diferente! Em Colossenses 3.12-16, Paulo nos desafia a reconhecer nossa imperfeição e a prosseguir para conquistar aquilo para o que também fomos conquistados por Cristo Jesus. Ele nos desafia também a esquecer-nos das coisas que ficaram para trás e a avançar para as que estão adiante na imitação de Cristo. E mais ainda, a andarmos de acordo com o que já alcançamos.
Ou seja, a Bíblia não nos permite viver resignados às nossas imperfeições, nem mesmo escravos dos nossos erros passados, tampouco aceitar os estigmas que as pessoas perversamente (conscientes ou não) impõem sobre nós ou sobre a nossa família. A Verdade é libertadora! Ela nos livra do nosso próprio autoengano e do alheio, para um extremo ou para o outro. Ela nos mostra que é em meio às nossas imperfeições que Deus sempre intervém com a sua graça, que “o poder se aperfeiçoa na fraqueza” e que “quando somos fracos, então é que somos fortes”. Ela não sustenta a falácia de que teremos aqui neste mundo uma família ideal, mas deixa claro que teremos aqui sempre de administrar as situações reais, tendo de lidar com o possível – nem sempre ideal. É para isso que a igreja existe, é para isso que estamos aqui!
Pr. Jônatas Davies Vasconcelos
AVISOS
Campanha dos bancos
Louvamos a Deus pela generosidade da igreja! Se você também quer contribuir, oferte especificando o destino ou procure o tesoureiro, Pb. Marcos Vinícius.
Conect Camp
A comissão de retiro resolveu aceitar inscrições somente até hoje. Pedimos aos pais que acertem ainda pelo menos parte da inscrição.
Ainda faltam 10 dias de oração...
...pelo ConectCamp. Ore diariamente por cada aspecto envolvido.
DIP
O quarto domingo de maio é mundialmente conhecido como o Domingo da Igreja Perseguida, quando várias igrejas se unem em oração pelos nossos irmãos que vivem debaixo dessas condições. Assim, teremos uma programação especial pela manhã e às 18h.
Prévia para indicação de diáconos
Será hoje, logo após a EBD. A Assembleia Geral Extraordinária está convocada para o dia 30 de junho, com vistas à eleição de dois diáconos.
18º Mutirão de Oração...
...por crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Será de 31 de maio a 2 de junho, ore e divulgue!
Aniversariantes
Dia 22 Daniel Trócilo Canazarro
Dia 22 Alexandro & Jussara
Dia 22 Eduardo & Neide
Escala do culto infantil
Hoje
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia
4º Domingo
Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia
Participe com alegria do sustento de missionários. Deposite qualquer valor especificando destino para a AMA.
www.amantioquia.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário