Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Boletim - 29/9/2013


Sofrimento e glória

A vida cristã é temperada com sofrimento, mas caminha para a glória. Cruzamos vales profundos, mas também subimos montes alcantilados. Vertemos lágrimas amargas, mas também experimentamos alegria indizível. Em Romanos 8.18-27 Paulo fala sobre o problema do sofrimento e da dor. Ele contrasta o sofrimento presente com a glória futura. Paulo menciona três gemidos. Fala do gemido das duas criações: a antiga (a natureza) e a nova (a igreja). Elas sofrem juntas e juntas serão glorificadas no final. Vejamos esses três gemidos.
1° Os gemidos da criação (Rm 8.18-22). Quando Deus terminou a obra da criação, viu que tudo era muito bom. Mas hoje a criação está gemendo. Há sofrimento e morte. Há dor e gemidos. Há sofrimento (v. 18), vaidade (v. 20), escravidão (v. 21), corrupção (v. 21) e angústia (v. 22). Mas esse gemido da criação não é o gemido de alguém que está morrendo, mas é como o gemido de uma mulher que sofre as dores de parto. Depois do gemido, vem a alegria. A criação geme aguardando a revelação dos filhos de Deus, a gloriosa segunda vinda de Cristo. Nós vamos participar da glória de Cristo e a natureza vai participar da nossa glória. Aqui pisamos uma estrada juncada de espinhos. Aqui, as pedras ferem nossos pés. Aqui a natureza sujeita ao pecado conspira contra nós. Aqui a dor fuzila nosso corpo e a angústia oprime a nossa alma. Aqui as lágrimas inundam nossos olhos e a tristeza entrincheira a nossa vida. Porém, em breve, essa mesma criação que geme, será restaurada e participará da glória dos filhos de Deus, quando Cristo vier em sua glória.
2° Os gemidos da igreja (Rm 8.23-25). Nós gememos por causa da fraqueza do nosso corpo e por causa da presença do pecado em nosso ser. Gememos porque, embora já libertos da condenação do pecado (na justificação), e ainda sendo libertos do poder do pecado (na santificação) ainda não fomos libertos da presença do pecado (na glorificação). Gememos porque já experimentamos as primícias do Espírito e já sentimos o gosto da glória por vir. O Espírito em nós é mais do que uma garantia da glória, é antegozo dela. Gememos porque antevemos o gozo do céu e desejamos ardentemente ser revestidos de um corpo de glória e chegar logo em nossa Pátria, em nosso lar, o céu. Gememos, porque o melhor está ainda por vir. Gememos aguardando esse dia. Os gemidos da igreja também não são gemidos de desespero ou pavor, mas gemidos de expectativa. Aguardamos na ponta dos pés esse glorioso dia, quando Jesus virá com grande poder e glória!
3° Os gemidos do Espírito Santo (Rm 8.26,27). Não apenas a criação e a igreja estão gemendo, mas também o Espírito Santo está gemendo. Isso significa que a despeito das nossas fraquezas, o Espírito Santo não nos escorraça. Ao contrário, nos assiste. O Espírito Santo é o Deus que habita em nós e intercede por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós. E intercede de três formas: 1° Intensamente (v. 26). Ele intercede por nós “sobremaneira”. O Espírito Santo emprega todos os seus atributos nessa oração intercessória. 2° Agonicamente (v.26), ou seja, com gemidos inexprimíveis. Mesmo sendo Deus e conhecendo todas as línguas dos homens e dos anjos, não encontra sequer uma língua para articular a sua intensa e agônica oração, então geme. 3° Eficazmente (v.27), ou seja, ele intercede segundo a vontade de Deus. Toda a intercessão do Espírito Santo em nós, por nós, ao Deus que está sobre nós, está alinhada com a vontade de Deus. Ele não desperdiça sequer uma intercessão em nosso favor. Por isso, temos a garantia de que mesmo cruzando aqui os vales mais escuros, estamos a caminho do céu, pois aqueles que foram salvos pela graça, desfrutarão da glória eterna!

Rev. Hernandes Dias Lopes


Avisos
Visita dos Gideões
No próximo domingo, 6/10, no culto da manhã. Representantes dessa importante missão vão compartilhar uma palavra com a igreja e levantar uma oferta específica para a impressão e distribuição de Bíblias.

Campanha “Verão com ar”
Também no próximo domingo, no culto da noite, a igreja poderá ofertar especificamente para a compra de um sistema de refrigeração para o templo. Os aparelhos já foram adquiridos de forma parcelada, e a instalação dos mesmos implica em mais alguns custos. Ore e contribua com alegria!

ConectKids 2013
Nossas crianças estão desde ontem participando do acampamento da UCP, por isso não as veremos aqui hoje pela manhã, nem os adultos envolvidos com a organização do evento. À noite receberemos o grupo com alegria!

Junta Diaconal
O presidente convoca todos os diáconos para reunião hoje, nas dependências da igreja, às 18h.

Reunião do Conselho
Conforme divulgado na agenda da igreja, será no próximo sábado, às 9h.

Sucessão pastoral
No último domingo o Conselho anunciou sua decisão quanto a convidar o Rev. Edson Satlher para assumir o pastorado da igreja a partir de janeiro. Louvamos a Deus pela sua providência e pela vida do ministro. Lembre-se sempre de orar pela sucessão, para que o cuidado e a bênção do Senhor continuem repousando sobre sua igreja. Logo informaremos a próxima visita do pastor à igreja.

Escala do culto infantil
Hoje
Magaly
Dinamizadores: Ana Carolina, Jéssica
Louvor: Douglinhas, Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Ione

1º Domingo
Jeane
Dinamizadores: Janice, Samara e Alice
Louvor: Alexandre e Daniel Trócilo
Berçário: Rosângela

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Boletim - 22/9/2013


 Pense diferente

Esse título é, há anos, o slogan da Apple, atualmente uma das mais respeitadas empresas de tecnologia da informação. Seu fundador, Steve Jobs, era um entusiasta da inovação, e conquistou com seu carisma uma geração de discípulos e admiradores, que hoje fazem largo uso de suas invenções – iPhones, iPods, iPads etc. As novas gerações de engenheiros de software tem diante de si o desafio de dar o próximo passo no desenvolvimento tecnológico, a partir do legado deixado por Jobs.
Um dos personagens mais utilizados durante algum tempo nas campanhas publicitárias da Apple foi o pastor batista Martin Luther King Jr., assassinado aos 39 anos por sua luta pacífica pelo fim da segregação racial no sul dos Estados Unidos. Quatro anos antes de sua morte, Luther King havia recebido o prestigiado Prêmio Nobel da Paz (1964). Ele também deixou um legado na luta pelos direitos humanos, a partir do qual a humanidade não poderá permitir tamanhos desvios morais como aqueles de seus dias.
Jobs e Luther King eram inconformados com o status quo das coisas em seu tempo. Contudo, havia uma diferença muito significativa entre eles: Jobs lutava pela conquista de novidades, enquanto Luther King procurava a restauração de um valor do Reino de Deus que havia se deteriorado na sociedade. Não uma inovação sem precedentes, mas a correção de um desvio, enfim, uma REFORMA.
Quando pensamos na nossa identidade enquanto igreja Reformada, Protestante, temos também diante de nós o desafio de não olharmos para as conquistas dos reformadores apenas como “peças de museu”, exemplos de uma fé arrojada e relevante que observamos e admiramos tremendamente, mas que não nos ensinam nada sobre a nossa atual prática enquanto igreja. Foi temendo que a Igreja voltasse a se conformar com o erro, como acontecera durante a Idade Média, que os Reformadores estabeleceram o seguinte importante lema: “Igreja reformada e sempre reformando”. A palavra “reforma” implica em restaurar algo a sua condição original. A Reforma da Igreja não é um projeto que implica na sua assimilação de novidades marqueteiras e extravagantes, mas sim em seu retorno ao projeto de Deus para a Igreja, conforme sua revelação nas Escrituras.
Contudo, há muitos que estão empenhados em restaurar a igreja ao que ela era há 50 ou há 150 anos, resgantando elementos culturais daquelas épocas, ao invés de ater-se aos princípios que nortearam a igreja primitiva, conforme descrita no Novo Testamento. Ao invés de se procurar resgatar, à semelhança do que fizeram os reformadores, os elementos essenciais da fé desgastados e perdidos na práxis da Igreja, ao invés de se procurar imitar a relevância da Igreja Reformada, que lançou as bases legais e morais das sociedades em que estava inserida, e que proporcionou àquelas nações condições de se desenvolverem acima das demais, de modo a se tornarem o que são hoje, podemos inadvertidamente defender hoje práticas e culturas eclesiásticas e sociais que em nada contribuem para a Reforma, para o resgate de valores cristãos perdidos, e que por isso acabam por substituí-los em nossa lista de prioridades, e a nos fazer perder o foco da missão, dando lugar a diversas questiúnculas irrelevantes.
Que Deus continue fazendo de nós uma igreja realmente focada em sua Palavra, e somente nela, para que sejamos gente que pensa diferente do mundo e até da Igreja, não no sentido de acreditar no poder das novidades, mas sim no poder das suas santas e eternas verdades reveladas. Que elas sejam, de uma vez por todas, nosso único norte.
Pr. Jônatas Vasconcelos


AVISOS

Visita dos Gideões
No próximo dia 6/10, no culto da manhã, receberemos a visita de representantes dessa importante missão, que foi autorizada pelo Conselho a, na ocasião, levantar uma oferta específica para a confecção e distribuição de Bíblias.

Campanha “Verão com ar”
O Conselho estabeleceu a data de 6/10, no culto da noite, para que a igreja oferte especificamente para a compra de um sistema de refrigeração para o templo. Ore e contribua com alegria!

Pr. Jônatas

Está este fim de semana pregando no 32º Aniversário da UMP da IP de Bom Jesus do Norte. Amanhã estará atendendo normalmente.

Aniversariantes   
Hoje     Jussara Pacheco Soares   
Hoje    Onezio Jacinto Muniz   
Dia 24    Lucienne Alvim Marques Tavares   

Escala do culto infantil
Hoje  
Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia

1º Domingo
Magaly
Dinamizadores: Ana Carolina, Jéssica
Louvor: Douglinhas, Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Ione

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Boletim 15/9/2013


Para produzirmos
frutos espirituais

1. A Bíblia nos diz que somos conhecidos pelos frutos - Mt. 7: 15.
2. A Bíblia nos diz que o justo no devido tempo dá o seu fruto - Sl.1
3. A Bíblia nos fala sobre quais são os frutos - Gálatas 5:22-23
“MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO.”
Calvino nos disse: “Nada, senão o mal, procede do homem; nada de bom pode proceder senão do Espírito Santo”. Por isso, é preciso entender que: “PARA PRODUZIRMOS FRUTOS ESPIRITUAIS”:

1 - É NECESSÁRIO TER O ESPÍRITO SANTO ABUNDANDO EM SUA VIDA:
Mas o Fruto do Espírito é... O Fruto é do Espírito Santo e não do espírito humano. Temos o Fruto do Espírito, quando temos o Espírito. Somos morada do Espírito Santo, mas nem sempre vemos o Espírito transbordando na vida de todos os irmãos. Em Efésios 5:18 o Apóstolo Paulo nos recomenda a enchermo-nos com o Espírito Santo.

2 - É NECESSÁRIO COMPREENDER QUE ELES SÃO AÇÃO DE DEUS EM NÓS:
O Fruto Espiritual é decorrente da ação do Espírito Santo de Deus. Ele é a fonte. Daí a necessidade de se estar cheio do Espírito. O homem não pode produzir tais frutos por si, é o que nos ensina João 15:4. Devemos estar ligado Cristo para frutificar. A carne produz obras, o Espírito produz vida. O fruto espiritual exige esforço em santidade, mas o pecado é produzido naturalmente pela carne. Se o Espírito não agir em nós, seremos infrutíferos como muitos, ou produziremos o pecaminoso.

3 - É NECESSÁRIO BUSCÁ-LOS INCANSAVELMENTE:
Só podemos produzir fruto quando vivemos em harmonia e cooperação com o produtor do fruto. Buscá-los é uma necessidade, porque são Obra de Deus por meio de nós. Somos apenas instrumentos. Meios pelos quais os frutos vêem a existir.
Como frutificaremos então? Permanecendo em Cristo. O principal segredo da produção do fruto é permanecer em Cristo - João 15:1 a 8. Se você permanece em Cristo, será limpo pela palavra e dará muitos frutos para a glória de Deus.

REFLEXÕES FINAIS:
A Bíblia nos diz que somos conhecidos pelos frutos – Como você é conhecido?
A Bíblia nos diz que o justo, no devido tempo, dá o seu fruto – Já chegou o tempo do seu frutificar?
A Bíblia nos diz quais são os frutos a produzir - Quais são os seus frutos como crente? Reflita.....
Pr. Edson Satlher Ruella




Avisos

Pr. Edson Satlher Ruella
Está conosco desde ontem, ministrando a Palavra de Deus. Louvamos a Deus pela sua vida e a de sua família que o acompanha, e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.

AGE hoje!
Será às 10h40, logo após a EBD. A pauta definida pelo Conselho é a seguinte: (1) Doação do imóvel da IP da Cehab e (2) Pronunciamento quanto à sucessão pastoral.

Reunião do Conselho
Hoje, logo após a AGE.

Campanha “Verão com ar”
O Conselho estabeleceu a data de 6 de outubro para que a igreja oferte especificamente para a compra de um sistema de refrigeração para o templo. Ore e contribua com alegria!

Aniversariantes     
Dia 16    Ivete de Castro Braga Dias   
Dia 18    Aparecida Luciana S. Lelis Trócilo   
Dia 19    Sarah Saraiva Sorrentino   

Escala do culto infantil
Hoje  
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia
4º Domingo
 Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Boletim - 8/9/2013


Não seja procrastinado, 
mas sim obstinado
De acordo com o dicionário, procrastinar significa “adiamento de uma ação”. Mas o que isso tem a ver com o contexto espiritual. Pensando nesta definição, observa-se que muitas coisas não acontecem simplesmente pelo fato de nunca darmos o primeiro passo. Muitas pessoas querem, desejam e até sonham com algo diferente, e às vezes até cobram esse diferente, mas nunca deram um passo sequer na direção que este algo diferente aconteça. O que dizer então da vida espiritual, em momentos de culto, há choros, há reflexões, há planejamentos, há respostas aos convites para mudança de postura, mas..., ao sair do portão todo aquele desejo se perde, e não se consegue perceber uma mudança. No dia-a-dia, vamos percebendo pessoas desgastadas por causa desta situação, alguns até desistindo, porque entendem que não conseguem mudar, mas na verdade falta a disposição para dar o primeiro passo. Nenhuma grande conquista acontece se não dermos o primeiro passo. Grandes sonhos são concretizados, subindo um degrau de cada vez. É hora de ação, é hora de mudar, não deixe para amanhã, o primeiro passo para a mudança precisa acontecer hoje. Saia do estado de procrastinação, seja uma pessoa obstinada, a mudança que tanto desejas, precisa acontecer primeiro em você. O Jovem rico tinha um bom discurso, mas não tinha ação. Infelizmente tem sido assim na vida de muitos, alguns verbalizam que querem, mas com suas atitudes, vemos que de fato não querem.
Que Deus te abençoe grandemente.
Pr. Alex Sander de Oliveira


AVISOS

Pr. Alex Sander de Oliveira
Está conosco desde ontem, ministrando a Palavra de Deus. Louvamos a Deus pela sua vida e a de sua esposa que o acompanha, e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.

Mais um GF jovem!
A nova célula dos jovens está funcionando toda quinta feira na casa da Laís Couto, às 22h, sob a liderança da Carol.

Santa Ceia
Hoje à noite celebraremos a Ceia do Senhor. Não venha distraído, prepare seu coração durante todo esse dia para fazer desse um ato de fé que alimenta a alma.
“...todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” 1 Coríntios 11.26

Cofrinho Missionário
Com a entrega dos cofrinhos no último domingo, a UCP arrecadou R$ 1.301,00. A oferta será dividida e enviada ao menino Victor, filho dos missionários Jossandro e Viviane, e à menina Beatriz, filha dos missionários Raimundo e Néia.
Essas crianças carecem também de nossas orações, pois enfrentam lutas relacionadas à saúde. Ambos com problemas sério na visão.

Deseja se tornar membro?
Converse com o pastor. Estamos formando uma nova turma de Integração, classe de doutrinas básicas para aqueles que desejam ser recebidos por batismo ou transferência.

Reunião do Conselho
Será hoje, logo após a EBD, às 10h45.

Campanha “Verão com ar”
O Conselho estabeleceu a data de 6 de outubro para que a igreja oferte especificamente para a compra de um sistema de refrigeração para o templo. Ore e contribua com alegria!

Convocação para AGE
Reunido no dia 1º de setembro, o Conselho decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 15/9, às 10h30. Pauta: (1) Doação do imóvel da IP da Cehab e (2) Pronunciamento quanto à sucessão pastoral.

Aniversariantes 
Hoje     Gabriel Carvalho Guimarães   
Dia 12    Wesley do Amaral Silva   
Dia 12    Paulo Rogério & Ivete   

Escala do culto infantil
Hoje  
Jeane
Dinamizadores: Janice, Samara e Alice
Louvor: Alexandre e Daniel Trócilo
Berçário: Rosângela

3º Domingo
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia

Boletim - 1/9/2013


Sujeição e amor

“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor [...]. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja”. Efésios 5.22, 25
Muitos consideram que o apóstolo Paulo teria sido um incorrigível misógino (alguém que tem aversão a mulheres). Mas aqueles que pensam assim provavelmente não levaram em conta as implicações de Efésios 5.21-33, pois nessa passagem, séculos à frente de seu tempo, há um sublime ensino cristão que precisa ser esclarecido urgentemente. Considere seus cinco aspectos:
Primeiro, a exigência que a esposa se submeta a seu marido é uma aplicação particular de uma regra cristã geral, pois a ordem para as esposas se sujeitarem (v. 22) vem imediatamente após a ordem para todos se sujeitarem uns aos outros (v. 21). Se, portanto, é obrigação da esposa sujeitar-se ao marido, é também obrigação dele, como participante da nova humanidade de Deus, sujeitar-se a ela. A submissão não deve ser unilateral. Trata-se de uma obrigação cristã universal, exemplificada pelo próprio Senhor Jesus.
Segundo, a esposa deve ser submissa a um marido amoroso, e não a um monstro. Paulo não diz: “Esposas, sujeitem-se; maridos mandem”, mas: “Esposas, sujeitem-se… maridos amem”. Entre um marido amoroso e um tirano há uma diferença enorme.
Terceiro, os maridos devem amar como Cristo amou (essa ordem é repetida por três vezes). Submeter-se pode parecer difícil, mas amar é ainda mais. O clímax dessa exigência é atingido no versículo 25, em que os maridos são exortados a amar suas esposas “como Cristo amou a igreja e se entregou por ela”. Não há padrão que se possa comparar ao amor demonstrado no Calvário.
Quarto, o amor do marido, assim como o amor de Cristo, é um amor que se sacrifica a fim de servir. Isto é, Cristo amou a igreja e ofereceu sua vida por ela para livrá-la de todos os defeitos e apresentá-la como igreja gloriosa. A liderança do marido, semelhantemente, não é para subjugar ou oprimir a esposa, mas antes para liberar a plenitude de sua feminilidade.
Quinto, a submissão é um outro aspecto do amor. Embora sujeitar-se e amar sejam verbos diferentes, é difícil fazer distinção entre eles, pois o que é sujeitar-se? É entregar-se a alguém. O que é amar? É entregar-se a alguém. Assim, uma entrega altruísta tanto da parte do marido como da parte da esposa é o alicerce para um casamento duradouro e próspero.
John Stott


Aniversário da UCP
Hoje nossa UCP estará comemorando 22 anos, e convida você para participar do musical "Venha compartilhar Jesus", às 19h30. Faremos à noite também a entrega do cofrinho missionário.

ConectKids
O nosso 1º ConectKids está sendo organizado pela UCP, e será voltado para crianças de 6 a 11 anos. Para obter mais informações ou inscrever-se, venha hoje na reunião da UCP, às 18h.

Santa Ceia – próximo domingo
Devido à programação especial de aniversário da UCP, deixamos a Ceia para o próximo domingo.

Diáconos novos
No último domingo o Conselho ordenou e investiu como diáconos os nossos irmãos Fábio e Jarbas. Louvamos a Deus pela sua provisão, e rogamos que continue a levantar em nosso meio oficiais que sejam homens sábios e cheios do Espírito Santo.

Deseja se tornar membro?
Converse com o pastor. Estamos formando uma nova turma de Integração, classe de doutrinas básicas para aqueles que desejam ser recebidos por batismo ou transferência.

Reunião do Conselho
Será no próximo sábado, dia 7, às 9h, na igreja.

Aniversariantes         
Dia 4    Emmanoel & Cassia   
Dia 5    Fabio & Fabia   
Dia 5    Jezer & Analir   
Dia 5    Márcia Santos Colares Martins   
Dia 6    Luan Prevato Boechat   

Escala do culto infantil

 Hoje   
Magaly
Dinamizadores: Ana Carolina, Jéssica
Louvor: Douglinhas, Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Ione   

2º Domingo
Jeane
Dinamizadores: Janice, Samara e Alice
Louvor: Alexandre e Daniel Trócilo
Berçário: Rosângela


ESPAÇO MISSIONÁRIO

 - Caros irmãos e intercessores, o trabalho missionário que foi realizado em Vitória, no final de semana passada, foi marcante. Obrigado porque vocês oraram. Deus tem sustentado miraculosamente a sua obra. Desde ontem estou na cidade de Venda Nova dos Imigrantes, no Espírito Santo, para uma conferência na congregação presbiteriana desta cidade. Conto novamente com sua companhia nas orações. Deus é quem abre a mente do povo para entender sua palavra. Orem também pelo  retorno para que o senhor nos guarde. Muito obrigado por sua participação especial no meu ministério. Deus lhe galardoará por estar orando e participando neste ministério. Deus abençoe a todos quantos orarem. Rev. José João

quinta-feira, 5 de setembro de 2013