Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Boletim - 22/9/2013


 Pense diferente

Esse título é, há anos, o slogan da Apple, atualmente uma das mais respeitadas empresas de tecnologia da informação. Seu fundador, Steve Jobs, era um entusiasta da inovação, e conquistou com seu carisma uma geração de discípulos e admiradores, que hoje fazem largo uso de suas invenções – iPhones, iPods, iPads etc. As novas gerações de engenheiros de software tem diante de si o desafio de dar o próximo passo no desenvolvimento tecnológico, a partir do legado deixado por Jobs.
Um dos personagens mais utilizados durante algum tempo nas campanhas publicitárias da Apple foi o pastor batista Martin Luther King Jr., assassinado aos 39 anos por sua luta pacífica pelo fim da segregação racial no sul dos Estados Unidos. Quatro anos antes de sua morte, Luther King havia recebido o prestigiado Prêmio Nobel da Paz (1964). Ele também deixou um legado na luta pelos direitos humanos, a partir do qual a humanidade não poderá permitir tamanhos desvios morais como aqueles de seus dias.
Jobs e Luther King eram inconformados com o status quo das coisas em seu tempo. Contudo, havia uma diferença muito significativa entre eles: Jobs lutava pela conquista de novidades, enquanto Luther King procurava a restauração de um valor do Reino de Deus que havia se deteriorado na sociedade. Não uma inovação sem precedentes, mas a correção de um desvio, enfim, uma REFORMA.
Quando pensamos na nossa identidade enquanto igreja Reformada, Protestante, temos também diante de nós o desafio de não olharmos para as conquistas dos reformadores apenas como “peças de museu”, exemplos de uma fé arrojada e relevante que observamos e admiramos tremendamente, mas que não nos ensinam nada sobre a nossa atual prática enquanto igreja. Foi temendo que a Igreja voltasse a se conformar com o erro, como acontecera durante a Idade Média, que os Reformadores estabeleceram o seguinte importante lema: “Igreja reformada e sempre reformando”. A palavra “reforma” implica em restaurar algo a sua condição original. A Reforma da Igreja não é um projeto que implica na sua assimilação de novidades marqueteiras e extravagantes, mas sim em seu retorno ao projeto de Deus para a Igreja, conforme sua revelação nas Escrituras.
Contudo, há muitos que estão empenhados em restaurar a igreja ao que ela era há 50 ou há 150 anos, resgantando elementos culturais daquelas épocas, ao invés de ater-se aos princípios que nortearam a igreja primitiva, conforme descrita no Novo Testamento. Ao invés de se procurar resgatar, à semelhança do que fizeram os reformadores, os elementos essenciais da fé desgastados e perdidos na práxis da Igreja, ao invés de se procurar imitar a relevância da Igreja Reformada, que lançou as bases legais e morais das sociedades em que estava inserida, e que proporcionou àquelas nações condições de se desenvolverem acima das demais, de modo a se tornarem o que são hoje, podemos inadvertidamente defender hoje práticas e culturas eclesiásticas e sociais que em nada contribuem para a Reforma, para o resgate de valores cristãos perdidos, e que por isso acabam por substituí-los em nossa lista de prioridades, e a nos fazer perder o foco da missão, dando lugar a diversas questiúnculas irrelevantes.
Que Deus continue fazendo de nós uma igreja realmente focada em sua Palavra, e somente nela, para que sejamos gente que pensa diferente do mundo e até da Igreja, não no sentido de acreditar no poder das novidades, mas sim no poder das suas santas e eternas verdades reveladas. Que elas sejam, de uma vez por todas, nosso único norte.
Pr. Jônatas Vasconcelos


AVISOS

Visita dos Gideões
No próximo dia 6/10, no culto da manhã, receberemos a visita de representantes dessa importante missão, que foi autorizada pelo Conselho a, na ocasião, levantar uma oferta específica para a confecção e distribuição de Bíblias.

Campanha “Verão com ar”
O Conselho estabeleceu a data de 6/10, no culto da noite, para que a igreja oferte especificamente para a compra de um sistema de refrigeração para o templo. Ore e contribua com alegria!

Pr. Jônatas

Está este fim de semana pregando no 32º Aniversário da UMP da IP de Bom Jesus do Norte. Amanhã estará atendendo normalmente.

Aniversariantes   
Hoje     Jussara Pacheco Soares   
Hoje    Onezio Jacinto Muniz   
Dia 24    Lucienne Alvim Marques Tavares   

Escala do culto infantil
Hoje  
Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia

1º Domingo
Magaly
Dinamizadores: Ana Carolina, Jéssica
Louvor: Douglinhas, Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Ione

Nenhum comentário:

Postar um comentário