Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sábado, 27 de março de 2010

Boletim 28 mar 2010


A Igreja e a igreja

Muito se fala, para mal e para bem, sobre a Igreja. Muitos se declaram profundamente desiludidos com a possibilidade de se experimentar a dimensão comunitária da fé do modo proposto e vivido por Jesus. Ora a idealizam para além do possível para uma comunidade de pecadores – remidos, mas pecadores –, ora desprezam sua importância. Com tudo o que temos visto por aí levando o nome “igreja”, com tantos conflitos intra e intereclesiásticos, esse tipo de crise é absolutamente compreensível. Contudo, normalmente esses desapontamentos são fruto de uma compreensão inadequada do que a Bíblia nos ensina sobre a Igreja. Afinal, o que Jesus tinha em mente quando disse que edificaria a Sua Igreja (Mt 16.18) foi uma grande utopia ou um projeto de fato tangível?
Para desatar esse nó, trago a lume duas percepções sobre a Igreja, em momentos diferentes: uma do próprio Senhor, que fundou a Igreja e cujo Corpo na terra esta representa; e a outra, dos reformadores, que viveram inconformados com a corrupção, em sua época, dos valores eclesiásticos fundamentais.

1ª - A percepção de Jesus
Jesus nunca teve a ilusão de pensar que a igreja, enquanto instituição, seria plena de filhos de Deus, e deixou isso claro na parábola do joio e do trigo (Mateus 13.24-30):
“O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva resceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”.
Ou seja, o Senhor, que “conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”, jamais se iludiu a respeito da igreja, nem projetou sobre ela uma expectativa irrealista. Apenas deixou em seu ensino a base para a próxima percepção.

2ª - A percepção reformada
Os reformadores fizeram uma distinção muito importante entre a Igreja e a igreja. Isto é, há uma Igreja (com “i” maiúsculo) invisível, que só o Senhor conhece, que está espalhada por toda a terra e é representada por aqueles que foram regenerados e vivem conforme os Seus preceitos, numa busca sincera e pessoal de obediência à Palavra; mas há também uma igreja (com “i” minúsculo) visível, que não representa, necessariamente, a comunidade dos remidos, mas meramente a instituição eclesiástica, o rol de membros etc. Nesta, o joio coexiste com o trigo. No entanto, como a parábola deixa claro, não nos foi dada a autoridade de distingui-lo e arrancá-lo.
Portanto, não se desespere, não desista da igreja, porque isso só demonstraria falta de compreensão dos ensinos do Mestre. Ame a Igreja, mesmo que para isso você tenha que amar e se comprometer com a igreja. Seja você o primeiro a demonstrar, em sua própria vida, que mais do que pertencer à igreja, você pertence à Igreja. É o que o Senhor espera de nós, que “todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetue o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Efésios 4.16).
Rev. Jônatas Vasconcelos

AVISOS

Grupos Familiares
Terão início no dia 08/04. A primeira distribuição foi feita por área e está afixada no mural, mas ainda é passível de alteração. Pedimos àqueles que não podem se reunir às quintas-feiras das 19h30 às 21h que dêem seus nomes para o Pr. Jônatas, para que estudemos uma forma de atendê-los.

“Conheça sua Bíblia”
Esse é o propósito da revista da EBD para o ano de 2010. Queremos que todos tenham familiaridade com a Bíblia, seus autores, sua época, estrutura e mensagem. Hoje, as classes já funcionarão separadamente. Participe ativamente desse projeto e sem dúvida você colherá as bênçãos dele decorrentes.

Escala do culto infantil
4º dom.: 0 a 4: Nadir e Gláucia
5 a 7: Robson e Mariah
1º dom.: 0 a 4: Elaine B. e Thais B.
5 a 7: Laura F. e Thais F.

SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião plenária nas dependências da igreja.

XII Congresso Nacional das UPH's
Será no SESC de Grussai, de 21 a 25 de abril. Para mais informações, acesse www.ipb.org.br/uph.

1º Cultão do Conexão
Será no dia 10/04, às 19h30. O louvor será dirigido pelo ministério de louvor a IP Oceânica (Banda Sal e Sol), de Niterói, e o Rev. Eldon Coutinho, pastor de jovens daquela igreja, trará a mensagem. O Conexão sempre será aberto a todos. Venha e traga quantos quiser. Ore intensamente por esse dia!

Próximo sábado
Embora seja feriadão, estaremos aqui juntos intercedendo pelo início dos trabalhos, às 19h30.
Fruto Sagrado em Itaperuna
Trata-se de um projeto ousado em que temos nos engajado. Ainda não definimos o local para o evento, mas já fechamos uma data com a banda: 15/05. Você pode adquirir o último CD da banda hoje com a Mariah a R$18,00. Orem por esse evento!

Contribua!
Estamos em fase de estruturação, e isso implica investimento financeiro. Se você sentir o desejo de ser parceiro dessa missão, oferte especificamente usando o envelope do Conexão Aberta.

Aniversariantes
Dia 28/03 (dom) Fabio Esteves Mendes
Saulo Borges Pimentel
Dia 29/03 (ter) Dayane & Lenilson
Flávia Teixeira Silva Pires
Dia 02/04 (sex) Celenita Barbosa Silva
Dia 03/04 (sáb) Josimar Canazarro da Silva
Maria Aparecida A.C. Silva

segunda-feira, 22 de março de 2010

Boletim 21 mar 2010


Vivacidade espiritual


“Então, nem uma hora pudestes vós
vigiar comigo?”
Mateus 26.40

Sabendo que se aproximava a hora de ser sacrificado, Jesus chamou seus três discípulos mais próximos, Pedro, Tiago e João, para compartilhar aqueles últimos instantes de angústia e dor. Aquele era um momento histórico e singular, não se repetiria. Jesus abre seu coração e, sem fazer a menor questão de ser considerado um super-homem-emocionalmente-inabalável, declara: “A minha alma está profundamente triste até a morte, ficai aqui e vigiai comigo” (v.38).

Tudo o que ele queria era se sentir acompanhado, ter a certeza que naquele momento não estava sozinho. Ele sabia que o Pai nos revela o seu carinho e amparo usando os nossos semelhantes, por isso requisitara a companhia dos três. Enquanto derramava a sua alma diante do Pai, no momento em que expressava sua vontade natural de esquivar-se da humilhação e surra iminentes – “Pai, se possível, passe de mim este cálice!” – e se submete absolutamente à vontade divina – “Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” –, Jesus não esperava que fosse voltar e encontrar seus companheiros dormindo. Estarrecido, faz a declaração supracitada. A cena se repete por mais duas vezes.

O que teria acontecido se os três tivessem intercedido, se tivessem atentado para a importância do momento, se estivessem um pouco mais sensíveis às palavras de seu Mestre? Penso que seriam lembrados ainda com maior admiração, como aqueles que se compadeceram (padeceram juntos) do Senhor e foram seus “amigos mais chegados que irmãos” naquele momento. Os planos de Deus não teriam mudado, mas hoje, olhando para o que se sucedeu, não podemos negar que eles perderam uma grande oportunidade de legar para a humanidade uma lição do que é ser Igreja. Isto para ter alguns instantes a mais de sono.
Concluímos que nossa sonolência espiritual nos faz perder momentos históricos na presença de Deus, isto porque não temos o devido senso de urgência diante das condições adversas que nos cercam. Aos espiritualmente sonolentos Tiago exorta, dizendo: “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (1.7,8). Que o Senhor nos desperte para aproveitarmos cada momento em nossa caminhada com Ele.

Rev. Jônatas Vasconcelos


AVISOS

SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião do Departamento Ruth Malveira, nas dependências da igreja.
Dia 24/03 (quarta-feira), às 19h30m, reunião do Departamento Geralda Sathler na casa da sócia Junia. Endereço: Rua Amaro Rodrigues da Silva, 65 Cehab. Contamos com a participação de todas as mulheres.

Novos membros
O Conselho, na sua última reunião, resolveu pela admissão aos privilégios de membros comungantes da Igreja, os seguintes irmãos: Alexandre da Silva Martins e Márcia Santos Colares Martins. Damos boas vindas a estes estimados irmãos e desejamos que sejam bênçãos em nosso meio.

Escala do culto infantil
3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Celenita e Tailisy
4º dom.: 0 a 4: Nadir e Gláucia
5 a 7: Robson e Mariah

Assembléia Geral Extraordinária
Atenção! No próximo domingo, dia 28 de março, conforme já foi noticiado haverá a assembléia geral extraordinária para a eleição dois (02) presbíteros. Será logo após a Escola Dominical. Esperamos a participação de toda a igreja.

Culto de Ação de Graças
Fabio Esteves Mendes e família convidam a igreja para um culto de ação de graças a realizar-se no seu lar no próximo sábado, dia 27de março. Endereço: Rua Amélia Boechat Mury, 250 - Pres. Costa e Silva.

Projeto “Conheça sua Bíblia”
Será apresentado, hoje, pela Coordenação de Educação Cristã. Um dos objetivos é levar o aluno da Escola Bíblica Dominical a uma familiaridade com a Bíblia, seus autores, sua época, estrutura e mensagem.
A Bíblia é a Palavra de Deus. “Fala a Bíblia, fala Deus. Quando a Bíblia fala, Deus fala”. Eis a razão de ser deste novel projeto. Participe!

Federação de UPH’s
Vem aí o XII Congresso Nacional das UPH's a ser realizado no SESC Mineiro de Grussai - Campos/RJ, nos dias 21 a 25 de abril. Mais informações no site da IPB www.ipb.org.br/uph. O tema do evento é: ”Homens fortalecidos para servir”. Preletores: Rev. Roberto Brasileiro, Rev. Hernandes Dias Lopes, dentre outros.

UMA PROPOSTA PARA ELEGERMOS HOMENS ADEQUADOS PARA O PRESBITERATO

Samuel Miller, talvez mais que qualquer um, a autoridade máxima para toda questão concernente ao Ofício do Presbítero Regente na Igreja Presbiteriana, ao escrever sobre o tema do presbiterato alerta:
Não há vantagem nenhuma em se eleger homens inadequados para esse ofício apenas com o propósito de se aumentar o número de indivíduos do Conselho da igreja. É muito melhor se acompanhar de três ou de quatro presbíteros piedosos, sábios e prudentes, do que acrescentar às suas alas duas ou três dúzias de homens de perfil contrário que, pela sua falta de piedade e sabedoria, podem ser fontes de aborrecimento e não de consolação – de maldição e não de bênção. Então, seria melhor que os pastores e as igrejas ao invés de se precipitarem em abarrotar as fileiras de seus conselheiros congregacionais com homens não aptos à função, esperassem pacientemente até que o Cabeça da igreja lhes provesse candidatos, de algum modo, segundo o Seu próprio coração.
O desejo do autor com essa citação é nos desafiar a sermos criteriosos na seleção de nossos oficiais. Que assim seja, amém!

Aniversariantes
Dia 21 (dom) Fátima Catarina O. E. Moura
Dia 22 (seg) Ruth Venuto Ferreira
Dia 23 (ter) Waldenyr da Silva Telles
Dia 24 (qua) Alice Machado da Silva
Caíque Poubel Basile

sexta-feira, 12 de março de 2010

Boletim 14 de mar 2010


Movimento do não-senhorio

Certo espanhol contemporâneo disse de forma justa que “as pessoas gostam de ouvir de Cristo como o doce Jesus, o Salvador. Porém, detestam escutar os mandamentos de Jesus, o Senhor, o Dono e Soberano de tudo e de todos“. Em outras palavras, muitos só querem um Salvador e tratam de abandonar o Senhor. Concordam em serem salvos da condenação, mas não querem abandonar o mundo. Querem ser salvas em seus pecados, não de seus pecados. Gostariam de salvar suas almas e ao mesmo tempo permanecerem em suas concupiscências. Quanto a essa proposta, a Bíblia responde: “De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos [...]” (Romanos 6.2).
Sobre o assunto, o Dr. Moisés Silva comenta: “muitos pensam que é possível ser cristão, até por muito tempo, sem que tenha de render-se a Jesus Cristo; que é possível aceitá-lo como Salvador sem reconhecê-lo como Senhor; que é possível crer nEle sem obedecer seus mandamentos”. É pura fábula e grande equívoco pensar assim. Até porque, Cristo dividido não salva. É o Cristo total quem salva. Está escrito: “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou” (João 13.13). E mais: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro [...]” (Mateus 6.24); “Cristo é tudo” (Colossenses 3.11).
O movimento do não-senhorio, portanto, embora esteja ganhando popularidade, não é bíblico. Todos aqueles que aderem a esse movimento, mais cedo ou mais tarde, acabam ficando sem Bíblia, sem igreja e sem família. Que Deus tenha misericórdia de nós. Amém!
Rev. Dorival Carvalho da Silva

Convite
A SAF da Congregação Presbiteriana da Cehab convida você e sua família para participarem do culto de ação de graças pelo seu aniversário, a realizar-se no próximo domingo, dia 21 de março. Foi especialmente convidado para ministrar a palavra de Deus, o presbítero Waldemiro. Aguardamos a sua participação.

Ministério de Música
Já que não foi possível a realização do encontro com o Pr. Jônatas no último domingo, conclamamos os componentes do ministério de louvor para a reunião de treinamento, hoje, logo após a Escola Dominical. Esperamos a participação do grupo escalado para esta data.
Atenção: se você se sente chamado por Deus a fazer parte do Ministério de Música da igreja, procure o Pr. Jônatas para uma conversa.

Assembléia Geral Extraordinária
Está confirmada! Será no último domingo de março, dia 28, para a eleição de dois (02) presbíteros. Oremos e participemos deste pleito importante para vida de nossa igreja.
Observação: Solicitamos que os irmãos indicados na prévia se manifestem se estão dispostos a concorrer à eleição para o cargo de presbítero da Igreja ou não. Procure um dos pastores da igreja ainda hoje e expresse o seu anseio. Está escrito: “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (I Timóteo 3.1).

A Graça da Contribuição
Deus é o dono de tudo e pôs tudo à disposição do homem, mas reservou para si o DÍZIMO. Por isso, a exortação profética: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Malaquias 3.10). Hoje, por ocasião do culto público, você terá o privilégio de devolvê-lo ao Senhor. Participe!

Cultos do Conexão Aberta
Terão início dia 10 de abril. Será um espaço voltado para a juventude, mas aberto a todos. Acesse e divulgue nosso blog:
www.conexao-aberta.blogspot.com

Federação de UPH’s
Vem aí o XII Congresso Nacional das UPH's a ser realizado no SESC Mineiro de Grussai - Campos/RJ, nos dias 21 a 25 de abril. Mais informações no site da IPB www.ipb.org.br/uph. O tema do evento é: ”Homens fortalecidos para servir”. Preletores: Rev. Roberto Brasileiro, Rev. Hernandes Dias Lopes, dentre outros.

Federação de UCP’s
No próximo sábado, dia 20 de março, às 9h00, a Federação de UCP´s dará início às atividades para 2010, com um passeio no vale Campestre em Comendador Venâncio. Contamos com o apoio dos pais e de nossa liderança. Mais informações com Elaine Borges.

Escola Dominical
No próximo domingo, dia 21 de março, às 8h30, a Coordenação de Educação Cristã apresentará o projeto da Escola Dominical para 2010, cujo tema é: “Conhecendo o Deus da obra para fazer a obra de Deus”. O texto áureo é Oséias 6.3: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Não deixe de orar, agendar e participar desta abençoada escola.

UMA PROPOSTA PARA ELEGERMOS HOMENS ADEQUADOS PARA O PRESBITERATO

Samuel Miller, talvez mais que qualquer um, a autoridade máxima para toda questão concernente ao Ofício do Presbítero Regente na Igreja Presbiteriana, ao escrever sobre o tema do presbiterato alerta:
Não há vantagem nenhuma em se eleger homens inadequados para esse ofício apenas com o propósito de se aumentar o número de indivíduos do Conselho da igreja. É muito melhor se acompanhar de três ou de quatro presbíteros piedosos, sábios e prudentes, do que acrescentar às suas alas duas ou três dúzias de homens de perfil contrário que, pela sua falta de piedade e sabedoria, podem ser fontes de aborrecimento e não de consolação – de maldição e não de bênção. Então, seria melhor que os pastores e as igrejas ao invés de se precipitarem em abarrotar as fileiras de seus conselheiros congregacionais com homens não aptos à função, esperassem pacientemente até que o Cabeça da igreja lhes provesse candidatos, de algum modo, segundo o Seu próprio coração.
O desejo do autor com essa citação é nos desafiar a sermos criteriosos na seleção de nossos oficiais. Que assim seja, amém!


Aniversariantes
Dia 14/03 Ione Galoza
Dia 15/03 Lucas Venuto Gonçalves
Dia 16/03 Jéssica Azevedo da Silva
Dia 18/03 Argemiro & Irene
Dia 19/03 Thiago Azevedo da Silva
Dia 20/03 Diego Randolpho M. Souza
Ludmila Venuto Gonçalves

segunda-feira, 8 de março de 2010

Boletim 07 mar 2010


Cristo é a vida do corpo


“O programa que Deus fez para alcançar e transformar um mundo quebrado sempre envolveu a encarnação. Quando Deus resolveu visitar a terra para mostrar à humanidade o novo tipo de vida que ele estava oferecendo, fez isso por meio de sua encarnação. Deus se fez carne e habitou entre nós. Jesus Cristo foi a encarnação de Deus: Deus em carne humana aparecendo aos homens. Mas, este foi apenas o início do processo de encarnação. Cometeríamos um grande erro se pensássemos que a encarnação terminou com a vida terrena de Jesus. A encarnação ainda continua. A vida de Jesus continua manifesta entre os homens, mas agora não mais por meio de um corpo físico individual, limitado a um lugar sobre a terra, mas por meio de um corpo complexo e orgânico, chamado “Igreja”. Esta é uma concepção de enorme importância. Aquilo que aconteceu em pequena escala na Judéia e na Galiléia, há dois mil anos, está designado a acontecer hoje em larga escala em todo o mundo, permeando todos os níveis da sociedade e todos os aspectos da vida humana. Na medida em que os cristãos descobrem que isso é uma possibilidade real hoje, suas vidas se tornam interessantes e poderosamente eficazes. É emocionante e estimulante redescobrir o esquema delineado por Deus, pelo qual sua igreja deveria influenciar o mundo. Por outro lado, não há nada mais patético e ilusório do que uma igreja que não compreende este programa fascinante segundo qual funciona o corpo de Cristo, substituindo-o por métodos de trabalho, processos organizacionais e pressão política como meios de influenciar a sociedade. Vimos que ele dotou seu corpo organizado com todo um arranjo de dons espirituais, capazes de muitas combinações e incumbidos de estabelecer e melhorar o relacionamento entre qualquer indivíduo e Deus. Somente quando um cristão usa seus dons espirituais no poder da ressurreição é que sua vida se torna uma extensão da vida encarnada de Jesus. Em todas as outras ocasiões a sua atividade é apenas a de uma pessoa “natural’, sem efeito ou poder espiritual.” Lucas escreveu a Teófilo que seu livro falava sobre “tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar”. Em seu segundo relato (o livro de Atos), o Dr. Lucas continua a descrever a atuação de Jesus entre a humanidade, mas desta vez por meio de seu novo corpo, a igreja. Por isso, quando a igreja vive em e por meio do Espírito, ela não deve ser nada mais nada menos do que a extensão da vida de Jesus a todo o mundo, em qualquer época.

Ray Stedman

Junta Diaconal
Hoje, logo após a Escola Dominical, todos os diáconos estão convocados para uma reunião.

Convite
A SAF convida as mulheres para uma programação especial em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”, a realizar-se hoje, às 17h00, no Centro Social. Palestrante: Loide Estides. Aguardamos a participação de todas.

Atenção pais e responsáveis
Conforme foi noticiado no último boletim, a UCP retornará suas atividades hoje, às 18h00. Contamos com as orações e o imprescindível apoio dos pais.

Ministério de Música
Mais uma vez, lembramos aos integrantes das duas bandas do compromisso assumido de, em seu dia na escala, participar do treinamento com o Pr. Jônatas, das 10h às 12h.
Atenção: se você se sente chamado por Deus a fazer parte do Ministério de Música da igreja, procure o Pr. Jônatas para uma conversa.

Ceia do Senhor
Se você assumiu um compromisso sério de testemunho com Jesus Cristo e sua igreja, terá o privilégio de participar, hoje, à noite, da Ceia do Senhor. A Bíblia diz: “Fazei isto, todas as vezes [...] em memória de mim” (1 Co 11.25).

Assembléia Geral Extraordinária
Considerando o término do mandato de três presbíteros, o Conselho resolveu: 1º) pela vacância de um cargo; 2º) convocar a assembléia geral da Igreja para se reunir, extraordinariamente, no dia 28 de março para a eleição de dois (02) presbíteros. Oremos e participemos deste pleito importante para vida de nossa igreja.


ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS

“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”. (1 Timóteo 3.1-7).

Demais disso, veja alguns artigos da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil esclarecedores quanto aos pré-requisitos para a candidatura e aos limites da competência dos Presbíteros.

Art.50 - O Presbítero regente é o representante imediato do povo, por este eleito e ordenado pelo Conselho, para, juntamente com o pastor, exercer o governo e a disciplina e zelar pelos interesses da Igreja a que pertencer, bem como pelos de toda a comunidade, quando para isso eleito ou designado.

Art.51 - Compete ao Presbítero:
a) levar ao conhecimento do Conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares;
b) auxiliar o pastor no trabalho de visitas;
c) instruir os neófitos, consolar os aflitos e cuidar da infância e da juventude;
d) orar com os crentes e por eles;
e) informar o pastor dos casos de doenças e aflições;
f) distribuir os elementos da Santa Ceia;
g) tomar parte na ordenação de ministros e oficiais;
h) representar o Conselho no Presbitério, este no Sínodo e no Supremo Concílio.

Art.52 - O presbítero tem nos Concílios da Igreja autoridade igual a dos ministros.

Art.55 - O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida.


Aniversariantes

10/03 Júlia Teixeira Pires
12/03 Nair Alves & Acedir

segunda-feira, 1 de março de 2010

Grupos Familiares

Uma proposta bíblica para a saúde da igreja!
PARTE 2


UMA IGREJA DE DUAS ASAS

Uma igreja em células dinâmica tem duas asas: grupo pequeno & grupo grande.

O grupo grande expressa a grandeza de Deus.
O grupo pequeno expressa a proximidade de Deus.

  • As duas asas trabalham em harmonia.
  • Há inter-relação e interdependência entre a celebração e as células.
  • Os sermões e os encontros das células são parte vital da inter-relação.
  • Pastor

1. Estrutura

Pastor: acompanha de perto o trabalho dos líderes e supervisores, oferecendo-lhes treinamento, discipulando-os e tomando ciência do que tem se passado na igreja.

Supervisor: é responsável por supervisionar de 3 a 6 células, orientando os líderes e relando ao pastor situações que precisam de um cuidado maior.

Líder: é responsável por ministrar o conteúdo do roteiro feito pelo pastor, moderando a edificação e mantendo o grupo motivado a alcançar os dois objetivos básicos da célula: comunhão e evangelização.

Auxiliar: está sendo treinado pelo líder e acompanhado pelo pastor e pelo supervisor para se tornar líder de uma nova célula , fruto da multiplicação da anterior.


A analogia com o DNA

Toda célula tem uma molécula de DNA em seu núcleo, que traz consigo todas as informações genéticas do indivíduo, determinando como ele deve ser.

O DNA de uma célula é CRISTO, ou a Divina Natureza do Altíssimo.

A QUALIDADE DO GRUPO PEQUENO NÃO DEPENDE DA QUALIDADE DAS PESSOAS, MAS DO TANTO QUE ELAS COLOCAM A CRISTO NO CENTRO.

Um grupo pequeno não deve ter a cara do líder, senão naquilo em que este tem a cara de Cristo.



2. Conceito

Uma igreja em células...

NÃO é:
Uma negação à necessidade de PROGRAMAS
Mas é:
Uma estratégia para um programa voltado para pessoas e para a comunidade

NÃO é:
Uma ausência de departamentos
Mas é:
Uma estrutura com departamentos que dão apoio ao sistema de células

NÃO são:
Apenas grupos pequenos ou igrejinhas independentes
Mas é:
Orientada pela visão de pessoas vivendo em comunidades cristãs de base


O propósito da célula

1. Amar uns aos outros DENTRO (a célula precisa ministrar)

2. Amar uns aos outros FORA (a célula precisa se multiplicar)



3. A dinâmica o encontro


1º Estágio: Encontro (Quebra-Gelo, 10min.)

2º Estágio: Exaltação (Louvor e Adoração, 20min.)

3º Estágio: Edificação (50min.)

4º Estágio: Evangelismo (Oração por pessoas que podem ser alcançadas pela célula e momento de enfatizar a visão, 10min.)


4. Relacionamento: o valor central de todo o Evangelho


O cristianismo é 100% fundamentado sobre relacionamentos.


4.1. Era isto que Tiago queria ensinar quando disse:

Tiago 1.27 “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” NVI.
4. Relacionamento: o valor central de todo o Evangelho


4.2. Era isto que Jesus queria ensinar quando disse:

João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.

Mateus 22.36-40 “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas’.”


4.3. Era isto que João queria ensinar quando disse:

1 João 4.20-21 “Se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”.



5. Empecilhos pós-modernos à vivência desse valor


5.1. Individualismo

5.2. Antropocentrismo

5.3. Hedonismo

5.4. Falta de disponibilidade de tempo



6. O fluxo dos relacionamentos


6.1. Homem para homem
Saudações, abraços, diálogo, convívio


6.2. Homem para Deus
Adoração, leitura e meditação na Palavra, orações


6.3. Deus para o homem
Arrependimento, Palavra, capacitação com os dons, sabedoria


6.4. O Corpo para o mundo
Círculo de amizades ou familiar, contatos, intercessão, compartilhar o evangelho



7. Os cinco sistemas da célula


7.1. Comunhão (polegar): é o que dá força aos demais

7.2. Discipulado (mindinho): o novo na fé e acolhido e orientado

7.3. Prestação de contas (anelar): num ambiente de amor e confiança, as máscaras caem, todos abrem o coração

7.4. Liderança ("Pai de todos"): os mais maduros intercedem e dão suporte aos fracos ou neófitos

7.5. Evangelismo ("fura bolo", que aponta a direção): a célula avança no alcance da comunidade