Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sábado, 27 de março de 2010

Boletim 28 mar 2010


A Igreja e a igreja

Muito se fala, para mal e para bem, sobre a Igreja. Muitos se declaram profundamente desiludidos com a possibilidade de se experimentar a dimensão comunitária da fé do modo proposto e vivido por Jesus. Ora a idealizam para além do possível para uma comunidade de pecadores – remidos, mas pecadores –, ora desprezam sua importância. Com tudo o que temos visto por aí levando o nome “igreja”, com tantos conflitos intra e intereclesiásticos, esse tipo de crise é absolutamente compreensível. Contudo, normalmente esses desapontamentos são fruto de uma compreensão inadequada do que a Bíblia nos ensina sobre a Igreja. Afinal, o que Jesus tinha em mente quando disse que edificaria a Sua Igreja (Mt 16.18) foi uma grande utopia ou um projeto de fato tangível?
Para desatar esse nó, trago a lume duas percepções sobre a Igreja, em momentos diferentes: uma do próprio Senhor, que fundou a Igreja e cujo Corpo na terra esta representa; e a outra, dos reformadores, que viveram inconformados com a corrupção, em sua época, dos valores eclesiásticos fundamentais.

1ª - A percepção de Jesus
Jesus nunca teve a ilusão de pensar que a igreja, enquanto instituição, seria plena de filhos de Deus, e deixou isso claro na parábola do joio e do trigo (Mateus 13.24-30):
“O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva resceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”.
Ou seja, o Senhor, que “conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”, jamais se iludiu a respeito da igreja, nem projetou sobre ela uma expectativa irrealista. Apenas deixou em seu ensino a base para a próxima percepção.

2ª - A percepção reformada
Os reformadores fizeram uma distinção muito importante entre a Igreja e a igreja. Isto é, há uma Igreja (com “i” maiúsculo) invisível, que só o Senhor conhece, que está espalhada por toda a terra e é representada por aqueles que foram regenerados e vivem conforme os Seus preceitos, numa busca sincera e pessoal de obediência à Palavra; mas há também uma igreja (com “i” minúsculo) visível, que não representa, necessariamente, a comunidade dos remidos, mas meramente a instituição eclesiástica, o rol de membros etc. Nesta, o joio coexiste com o trigo. No entanto, como a parábola deixa claro, não nos foi dada a autoridade de distingui-lo e arrancá-lo.
Portanto, não se desespere, não desista da igreja, porque isso só demonstraria falta de compreensão dos ensinos do Mestre. Ame a Igreja, mesmo que para isso você tenha que amar e se comprometer com a igreja. Seja você o primeiro a demonstrar, em sua própria vida, que mais do que pertencer à igreja, você pertence à Igreja. É o que o Senhor espera de nós, que “todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetue o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Efésios 4.16).
Rev. Jônatas Vasconcelos

AVISOS

Grupos Familiares
Terão início no dia 08/04. A primeira distribuição foi feita por área e está afixada no mural, mas ainda é passível de alteração. Pedimos àqueles que não podem se reunir às quintas-feiras das 19h30 às 21h que dêem seus nomes para o Pr. Jônatas, para que estudemos uma forma de atendê-los.

“Conheça sua Bíblia”
Esse é o propósito da revista da EBD para o ano de 2010. Queremos que todos tenham familiaridade com a Bíblia, seus autores, sua época, estrutura e mensagem. Hoje, as classes já funcionarão separadamente. Participe ativamente desse projeto e sem dúvida você colherá as bênçãos dele decorrentes.

Escala do culto infantil
4º dom.: 0 a 4: Nadir e Gláucia
5 a 7: Robson e Mariah
1º dom.: 0 a 4: Elaine B. e Thais B.
5 a 7: Laura F. e Thais F.

SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião plenária nas dependências da igreja.

XII Congresso Nacional das UPH's
Será no SESC de Grussai, de 21 a 25 de abril. Para mais informações, acesse www.ipb.org.br/uph.

1º Cultão do Conexão
Será no dia 10/04, às 19h30. O louvor será dirigido pelo ministério de louvor a IP Oceânica (Banda Sal e Sol), de Niterói, e o Rev. Eldon Coutinho, pastor de jovens daquela igreja, trará a mensagem. O Conexão sempre será aberto a todos. Venha e traga quantos quiser. Ore intensamente por esse dia!

Próximo sábado
Embora seja feriadão, estaremos aqui juntos intercedendo pelo início dos trabalhos, às 19h30.
Fruto Sagrado em Itaperuna
Trata-se de um projeto ousado em que temos nos engajado. Ainda não definimos o local para o evento, mas já fechamos uma data com a banda: 15/05. Você pode adquirir o último CD da banda hoje com a Mariah a R$18,00. Orem por esse evento!

Contribua!
Estamos em fase de estruturação, e isso implica investimento financeiro. Se você sentir o desejo de ser parceiro dessa missão, oferte especificamente usando o envelope do Conexão Aberta.

Aniversariantes
Dia 28/03 (dom) Fabio Esteves Mendes
Saulo Borges Pimentel
Dia 29/03 (ter) Dayane & Lenilson
Flávia Teixeira Silva Pires
Dia 02/04 (sex) Celenita Barbosa Silva
Dia 03/04 (sáb) Josimar Canazarro da Silva
Maria Aparecida A.C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário