Casamentos que Deus aprova
Um dos reflexos do analfabetismo bíblico e da secularização que a Igreja brasileira vive é o crescente número de casamentos sobre os quais se invoca a bênção de Deus, sem que haja qualquer preocupação quanto à adequação daquela relação ao plano de Deus para um casamento bem sucedido, apresentado em sua Palavra. Nenhuma decisão na vida do cristão é tão forte e digna de reflexão e convicção quanto à escolha do cônjuge, visto que será com ele uma só carne (Gn 2.24). Há um mistério profundo nessa união que a torna essencialmente espiritual, e não um mero assinar de papéis e cumprimento de formalidades, como muitos hoje a tratam. As Escrituras não nos permitem pensar que o Senhor abençoa qualquer união, por isso apontamos aqui os dois princípios para um casamento debaixo da Sua bênção que, ao nosso ver, mais caíram no esquecimento da Igreja.
2º - O segundo casamento não é permitido, senão de modo muito restrito. A união marital é vista com tamanha importância pelas Escrituras que elas só recomendam abertamente o segundo casamento em um caso: “A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor” (1 Co 7.39). Nem mesmo para os divorciados encontramos essa orientação de modo claro, embora a Bíblia aponte duas possibilidades lícitas para o divórcio: quando um descobre que o outro está envolvido em relações sexuais ilícitas (Mt 19.9) e quando o crente é abandonado por seu cônjuge descrente (2 Co 7.10-16) – observe que não se considera a possibilidade de um crente abandonar o cônjuge crente. Contudo, os estudiosos afirmam que quando Jesus e Paulo abrem as duas exceções acima, ambos tinham em mente a vigente lei romana e judaica, em que o divórcio trazia consigo não apenas a anulação do primeiro casamento, mas também uma liberação para um segundo. Essa era a prática naqueles dias. Alguns exegetas chegam a usar o texto de Mt 19.9 para defender essa idéia, já que Jesus ali afirma que “quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério”. Ou seja, fazendo o raciocínio inverso, se o divórcio tivesse acontecido por causa de relações sexuais ilícitas por parte do marido, sua mulher repudiada e o que casar com ela não seriam tidos como adúlteros.
Alguém que deseja oficializar uma união que não se enquadre nos critérios apresentados pela Palavra não deve procurar um pastor para fazê-lo, pois assim estaria buscando um aval extra-bíblico. Do mesmo modo, se algum pastor aceita impor as mãos sobre essa união, o faz precipitadamente, tornando-se “cúmplice de pecados de outrem” (1 Tm 5.22). Se a preocupação é que a união tenha a bênção de Deus, não há atalhos, a obediência à Bíblia é a única garantia. Se o que se pretende é apenas dar um caráter oficial à união que se reconhece como fora do projeto de Deus, que se vá até o juiz de paz.
Não poderíamos concluir sem considerar que o Evangelho propõe restauração de toda destruição causada pelo pecado e que, portanto, aqueles que sofrem as conseqüências de suas decisões à revelia das Escrituras têm em Jesus esperança para acreditar que o mesmo Deus que adverte contra o mal é capaz de transformar o mal em bem, desde que o devido arrependimento e confissão sejam manifestos – mesmo que se continue a sofrer as conseqüências até o dia em que Ele fará novas todas as coisas.
Rev. Jônatas Vasconcelos
Avisos
Líderes de célulaHoje, teremos uma reunião após a EBD, das 10h30 às 12h. É imprescindível que todos os líderes e auxiliares estejam presentes.
Ação Social na Cehab
"Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos" (Oséias 6.6)
Nesse propósito, convidamos toda a igreja para participar da AÇÃO SOCIAL que será realizada no dia 01 de agosto, das 8h às 12h, no colégio Francisco Matos Ligiero. Se você quer contribuir de alguma forma, procure a Flávia.
D. Léa T. Moraes
Conforme noticiado, o culto gratulatório pelos 80 anos de vida de D. Léa será na próxima sexta-feira, dia 23 de julho, às 19h30. Não deixe de agendar e participar!
Notícias da SAF
- Hoje, às 18h, a SAF estará homenageando os presbíteros e diáconos da igreja com uma confraternização.
- Nos dias 23, 24 e 25/07 será realizado o Congresso Sinodal de SAF’s e Encontro Inspirativo, em Atafona.
As coordenadoras da UCP comunicam que deste domingo até o último de julho não teremos encontros. Voltaremos às atividades normais no primeiro domingo de agosto.
Escola Bíblica de Férias
Atenção crianças! Se você tem de 03 a 11 anos, não deixe de participar, no próximo sábado, dia 24 de julho, da nossa Escola Bíblica de Férias.
Horário: das 14:00h às 17:00h.
Escola dominical
Neste domingo e no próximo funcionaremos em classe única com o tema “Apenas 30 dias para viver”.
Projeto Missionário na Cehab
O Conexão está organizando um projeto missionário que acontecerá de 27 a 30 de julho, e será sediado na nossa congregação. Preparem-se e orem por isso!
Reunião de equipe
Todo sábado, às 18h, na igreja.
Aniversariantes
18/07 (dom) David Pereira de Carvalho
18/07 (dom) Janice de Oliveira Tinoco Dopp
19/07 (seg) Gabriely Sathler Silva
21/07 (qua) Jeane Lannes Rodrigues Poubel
21/07 (qua) José Laerte Morandi de Souza
22/07 (qui) Waldemiro & Adriana
23/07 (sex) Maria Olga Moura da Rocha Silva
23/07 (sex) Rafael Lima de Oliveira
23/07 (sex) Sandro Alex Brasil Trócilo
Escala do culto infantil
3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Celenita e Tailisy
4º dom.: 0 a 4: Nadir e Glaucia
5 a 7: Robson e Mariah
Nenhum comentário:
Postar um comentário