Louvor, a causa da vitória
Queremos examinar o assunto em tela, examinando a passagem de 2 Crônicas capítulo 20. Josafá, rei de Judá, homem piedoso e temente a Deus foi entrincheirado por três nações inimigas: Edom, Amom e Moabe. Esses inimigos entraram em acordo para atacar Jerusalém. A cidade de Davi estava cercada. Os adversários já estavam posicionados, estrategicamente, às margens do Mar Morto, muito próximo de Jerusalém. A notícia chegou ao rei de Judá numa hora em que não se tinha tempo suficiente para esboçar qualquer reação àquele grande exército invasor. Nesse momento, Josafá teve medo. Sabia que era uma causa humanamente perdida. Sabia que o tempo conspirava contra ele. Sabia que seus recursos eram insuficientes para entrar naquela peleja. Em vez de desesperar-se, porém, Josafá pôs-se a buscar o Senhor, e decretou um jejum em todo o Judá e conclamou o povo a orar. O próprio rei confessou não saber o que fazer, mas reafirmou sua confiança em Deus, quando disse: “os nossos olhos estão postos em ti”.
Quando o povo clama a Deus, a resposta vem e vem trazendo orientação segura. O povo não deveria temer. Deus lutaria por ele. A vitória não viria do braço da carne nem da estratégia militar. Deus mesmo desbarataria seus inimigos e lhes daria retumbante vitória. Surpreendentemente, Deus ordenou que se ordenasse cantores que, fossem à frente do exército, cantando louvores ao Senhor, em voz alta sobremaneira. A vitória viria não pela espada, mas pelo louvor. Viria não pelo combate, mas pela adoração. Diz a Escritura que, tendo eles começado a cantar e a dar louvores a Deus, o Senhor pôs emboscada contra os inimigos e eles foram desbaratados. A vitória não veio como resultado da batalha, mas como consequência do louvor. O louvor não é apenas arma de guerra, mas o brado do triunfo. O louvor não é apenas consequência da vitória, mas, sobretudo, a causa da vitória. Não devemos louvar a Deus apenas depois que o inimigo foi derrotado, mas devemos louvar para que o inimigo seja derrotado. Não devemos louvar apenas porque o sol está brilhando, mas devemos louvar mesmo nas noites escuras. Não devemos louvar apenas depois que a tempestade se foi, mas louvar para que ela se vá. O louvor é uma expressão de confiança inabalável de que Deus está no controle da situação, mesmo que nós já tenhamos perdido o controle. O louvor é a manifestação de nossa alegria em Deus, mesmo que as circunstâncias à nossa volta conspirem contra nós. O louvor não é apenas um sentimento ou uma emoção, mas uma atitude de descansar em Deus e exultar em sua bondosa providência.
Quando o povo de Israel chegou no acampamento do inimigo, o vale da ameaça, encontraram seus adversários mortos e o acampamento repleto de ricos despojos. O vale da ameaça foi chamado de “vale da bênção”. O lugar do perigo, tornou-se o território da vitória. O ambiente de apreensão e medo, transformou-se no palco da celebração. A arena da espoliação, converteu-se em campo fértil da provisão. Aquilo que apontava para a morte irremediável, transformou-se no cenário mais eloquente da vida. O louvor ainda hoje nos coloca acima dos problemas e mais perto daquele que está assentado na sala de comando do universo.
Rev. Hernandes Dias Lopes
AVISOS
RETIRO 2012Será entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Fazenda Mikamay, em Mirai. O preletor será o Rev. Wendell Lessa, pastor da IP de Montes Claros-MG, professor de Filosofia do Direito, licenciado em Letras e em Filosofia, Pós-Graduando em Filosofia, Mestre e Doutorando em Letras pela PUC-SP.
O tema abordado será:
“Amar a Deus de Todo o Teu Coração, de Toda a Tua Alma e de Todo o Teu Entendimento”
Marcos 12.30
Prazo expirado!
Hoje expira o prazo para que os inscritos façam a confirmação mediante o acerto de 50% da taxa. Aqueles que não procurarem a Dayane até hoje à noite serão tidos como desistentes, abrindo vaga para aqueles que estão na lista de espera. Este só poderão ocupar a vaga disponível mediante o mesmo acerto.
Rev. Dorival de férias
O pastor retorna de suas férias no dia 20/01. Se você deseja agendar uma visita ou um aconselhamento pastoral, ligue para a secretaria e agende com o Rev. Jônatas.
EBD única
Nas próximas semanas estaremos nos reunido em classe única no templo. Em fevereiro voltamos a nos dividir em classes. Aguarde mais informações.
Quer se tornar membro?
Se você tem freqüentado a igreja e deseja se tornar membro, é preciso que você curse a Classe de Integração, que começa em fevereiro. Agende uma hora para conversar com o pastor.
Jornada Bíblica
Estamos disponibilizando planos de leitura da Bíblia em um ano. Os interessados devem solicitá-lo a um os diáconos à porta.
Devolução e gratidão
“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”. Malaquias 3:10
Aniversariantes
Hoje Dayane Cristina dos Santos Portela
Hoje Gelio Garcia Sathler
CONEXÃO ABERTA
Todo sábado, 19h30!
Nenhum comentário:
Postar um comentário