Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bol 28 de out de 2012


Sempre reformando

Há um moto surgido entre os reformados do século 17 que diz: “Igreja reformada e sempre reformando”. Esse lema tem a ver com o reconhecimento pelos reformadores de que a igreja, enquanto um corpo composto por membros pecadores, nunca seria perfeita, 100% bíblica, com formas de organização, de expressão e de culto biblicamente irretocáveis. Um pouco de humildade cristã rapidamente nos convence de que há sempre o que ser aprimorado diante da perfeição de Deus e de sua Revelação.
Contudo, muitos entendem mal esse “espírito da Reforma”, como se continuar reformando a igreja tivesse a ver com ceder à ditadura da novidade, ou ajustar sua disciplina à realidade cultural do espírito da época. Assim, como reformados precisaríamos ser “crentes modernos”, de “mente aberta”. Deveríamos acrescentar algumas pitadas de entretenimento ao nosso culto, para atender ao hedonismo pós-moderno. Quem sabe, contratar artistas para fazerem seus shows aqui no domingo à noite, para que pudéssemos admirar seu talento. Precisaríamos promover cultos ecumênicos, para valorizar o pluralismo religioso. Teríamos de ordenar homossexuais, para provar que não somos homofóbicos etc.
No entanto, duas coisas estavam muito claras para os proponentes do moto: 1ª O autor da contínua reforma não é o homem, com sua visão de mundo antropocêntrica, mas sim o Espírito Santo, com sua visão teo-referente. 2ª A contínua reforma tem o objetivo de adequar a igreja cada vez mais às verdades imutáveis da Bíblia. Não devemos adequar a Revelação ao tempo, mas sim pregar a verdade absoluta e atemporal das Escrituras, segundo os mesmos princípios divinos que sustentam a igreja por milênios.
Isso não é um chamado ao retrocesso, à não-contextualização, mas um convite a uma contextualização fiel da igreja, que não ponha o carro na frente dos bois. Mais do que uma igreja do século 21, preocupada em transmitir o evangelho ao coração do homem pós-moderno, somos uma igreja comprometida com princípios e valores que não podem ser reformados. Mas também devemos orar para que o Espírito nos capacite a, nos atendo à Verdade revelada, reformar o reformável, para que não sejam as nossas imperfeições e visão estreita o empecilho para que nos tornemos uma igreja verdadeiramente reformada, relevante na sociedade.
Rev. Jônatas Vasconcelos


AVISOS

Fim das inscrições!
Quarta-feira encerraremos as inscrições para o ConectCamp 2012. Você ainda pode se inscrever e pagar em duas vezes. Procure a Lívia ou a Carol.

Faltam 17 dias de oração!
Os jovens se comprometeram a orar 40 dias pelo retiro. Ore todos os dias, até 18/11, por cada aspecto envolvido no acampamento.
Reunião de oração, momento de comunhão
É assim que nos sentimos toda terça, às 19h30, quando apresentamos juntos a Deus nossas lutas e as causas da igreja. Acima de tudo é um momento de verdadeira comunhão como Corpo de Cristo. Una-se a nós!

Batismo e recepção de novos membros
No dia 9 de dezembro faremos um culto especial para batismo e recepção de novos membros. Participarão desse momento aqueles que estão cursando ou já cursaram a Classe de Integração.

Agenda de fim de ano
Pedimos que cada líder e presidente de sociedade fique atento à nossa Agenda de Planejamento 2012:
11/11 – Plenárias para as eleições das sociedades.
25/11 – Cada sociedade e departamento deve entregar o seu Planejamento 2013.
1º/12 – Café da manhã do Conselho com os líderes para o Planejamento 2013.

Igreja Presbiteriana da Cehab
Desde o dia 20 deste mês, a nossa igreja deixou de ter uma congregação, que passou ao status de igreja. Foram eleitos para o Conselho os presbíteros Fernando Gonçalves e José Antônio Zacarias, e para a Junta Diaconal os diáconos José Laerte Morandi e Francisco Ribeiro, e o irmão Jayme Albino, investidos na ocasião. O Presbitério também deu posse ao Rev. Dorival como pastor-efetivo, a quem já havia designado como pastor da nova igreja a partir de sua fundação. Louvamos a Deus pelo bom transcurso da assembleia, e por mais esse passo que a igreja de Cristo deu nesta cidade.

Rev. Dorival
O nosso querido ministro permanece na presidência do Conselho da IPCN até o dia 31 de dezembro de 2012.

É sua primeira vez na igreja?
Saiba que você é muito bem-vindo em nosso meio! Não tenha pressa de ir embora. Vamos conversar um pouco. Estaremos à porta e será uma alegria para nós te conhecer!

Presença na EBD
Procure saber qual a sua atual porcentagem de presença. Lembramos que apenas aqueles que tiverem mais de 75% de presença serão certificados.


ESPAÇO MISSIONÁRIO

Visite nosso blog - AMA
A partir desta semana manteremos nosso blog sempre atualizado com as notícias do campo. Divulgaremos apenas o material daqueles com quem estamos comprometidos. Não deixe de conferir:
www.amantioquia.blogspot.com




495 anos da Reforma
31/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário