Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Boletim - 11/11/12


O público e o privado

Hoje sociólogos concordam que a pós-modernidade difere da modernidade em um ponto de repercussões muito práticas: na modernidade ainda podia-se observar a preocupação com o público, o comunitário, a sociedade em detrimento do particular, do individual, do privado. Não nos impressiona que a lei de Gerson tenha vingado tanto por aqui: “farinha é pouca, meu pirão primeiro”. Vemos essa lógica dar lugar a todo tipo de degradação nas práticas comerciais e políticas. Essa transição, talvez mais do que outras, atingiu também em cheio a essência do projeto comunitário de Deus para os seus escolhidos, afetando diretamente a nossa aceitação do ensino bíblico e, consequentemente, nossa espiritualidade.
Hoje encontramos cristãos tão intoxicados pelo individualismo do século que são incapazes de sujeitar-se a outros no temor de Cristo (Ef 5.21). Inspirado pelo Espírito, o autor de Hebreus ordena: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas” (13.17). Contudo, para tais crentes essas palavras não fazem qualquer sentido prático. Mesmo dentro das igrejas, não se vê ninguém verbalizar isso, mas com certeza agir conforme a seguinte lógica: “Eu sou dono do meu nariz, eu não devo nada a ninguém, não tenho que prestar contas a ninguém, não me preocupo com o que os outros pensam de mim, dá licença!” Assim, vão deixando de lado toda e qualquer referência que lhes dê balizas para o seu próprio comportamento social e conduta moral, elegendo apenas a si próprios como referências. A Escritura é aceita e reverenciada, mas do modo como o indivíduo a concebe. O modo como a igreja universal através dos séculos e a igreja local hoje a interpreta não importa para esse indivíduo encastelado, ensimesmado. Impressiona-nos que esses mesmos personagens serão rápidos em responsabilizar a comunidade pelas consequências maléficas de seu autoisolamento.
Tanto a Antiga quanto a Nova Aliança de Deus com o seu povo passam pelo conceito de sujeição comunitária. Israel no Antigo Testamento e a Igreja no Novo são marcados pela ordem que Deus impunha, através dos profetas e apóstolos, à comunidade dos escolhidos e redimidos. Assim, embora o Senhor queira nos dar uma experiência pessoal de fé, e devamos entender que ele tem um chamado pessoal para nós, é imperativo que entendamos que esse chamado passa primeiro pela igreja, pela comunidade à qual Ele conferiu autoridade para ligar e desligar.
Não há comunhão cristã verdadeira que desconsidere essas verdades. Não há cristão que ignore o caráter público da espiritualidade cristã e se mantenha minimamente sadio. Que o Senhor nos leve a perceber o valor dessa santa sujeição mútua, que é ao mesmo tempo cuidado mútuo, proteção mútua.
Rev. Jônatas Vasconcelos


AVISOS


Mães que oram
Todo domingo, 18h30!

Faltam 3 dias de oração!
Ore todos os dias, até 14/11, por cada aspecto envolvido no acampamento. O boletim do acampamento, contendo as informações mais importantes, já está disponível.

Crianças orando
Queremos que nossos filhos cresçam aprendendo a importância de se relacionar com Deus por meio da oração. Assim, traga seus filhos para participarem, toda terça, às 19h30.

Presença na EBD
Procure saber qual a sua atual porcentagem de presença. Lembramos que apenas aqueles que tiverem mais de 75% de presença serão certificados.

Agenda de fim de ano
Pedimos que cada líder e presidente de sociedade fique atento à nossa Agenda de Planejamento 2012:
HOJE, 18h – Cada sociedade interna realizará a sua plenária para eleição de diretoria para 2013.
25/11 – Cada sociedade, departamento e ministério deve entregar seu Planejamento 2013.
1º/12 – Café da manhã do Conselho com todos os líderes para o Planejamento 2013.

Aniversariante          
Dia 14    Inessa Trócilo R. Azevedo

Escala do culto infantil
Hoje:         0 a 1: Janice
         2 a 3: Adriana e Amanda
                        4 a 6: Laura
                     7 a 9: Aline

3º dom.:         0 a 1: Vania
         2 a 3: Fabia
                        4 a 6: Carol
                     7 a 9: Olga Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário