Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Boletim - 25/11/12


Ações de graça

A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus, é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.
O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.
Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.
Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!
Do site da Confederação Nacional de SAFs, www.saf.org.br



  AVISOS


Hoje: aniversário da UPH e SAF
Hoje nossa programação está por conta do aniversário dessas sociedades que tanto tem trabalhado pela edificação da igreja. Pedimos a Deus que continue fortalecendo e sustentando cada um de seus integrantes em Sua obra. À noite trará a mensagem o Rev. Jarbas Sales, pastor da 1ª IP de Carangola.

Culto do Dia de Ação de Graças
O Lar Cristão está organizando um culto em alusão ao Dia Nacional de Ação de Graças, que será quinta-feira, dia 29/11, às 19h30. Assim, os Grupos Familiares que se reúnem nesse horário devem remarcar seu encontro ou ficam suspensos.

EBD: Fim de semestre e avaliação
Será no próximo domingo. É muito importante que todos os alunos estejam presentes para uma rápida avaliação dos cursos.

Congresso Federação de UPH’s
Será no próximo sábado, dia 1º de dezembro, às 14h, aqui em nossa igreja. Aguardamos a participação de todos os homens da Igreja!

Planejamento 2013: até hoje!
Hoje é o dia da entrega. Se algum líder tiver dificuldade para fazê-lo, procure o pastor para qualquer orientação ou ajuda.

Café da manhã de planejamento
Será no próximo sábado, dia 1º de dezembro, às 9h, na igreja. É muito importante que cada membro do Conselho e de cada ministério, departamento e sociedade esteja presente.

Aniversariantes         
Dia 27    Gélio & Deloíde   
Dia 29    Edson Souza Guimarães   
Dia 29    Isaque Pâni Vasconcelos   
Dia 30    Zuleica Brasil Trócilo   
       
Escala do culto infantil
Hoje:         0 a 1: Fernanda
         2 a 3: Jéssica
                        4 a 6: Samara
                     7 a 9: Hellen

1º dom.:         0 a 1: Luciene
         2 a 3: Laís e Flávia
                        4 a 6: Mariah
                     7 a 9: Douglinhas


ESPAÇO MISSIONÁRIO

Agradecemos o apoio e as orações em favor do missionário da APMT Reverendo José Dílson e da irmã Zeneide Novais, missionária da Missão Servos, detidos no Senegal no dia 6 de novembro passado. O projeto desenvolvido pelos irmãos da IPB consiste em receber crianças abandonadas, que vivem nas ruas de Dakar, capital do Senegal, dar-lhes educação, ressocialização, orientação profissional, atendimento à saúde, alimentação e moradia digna. A APMT/IPB (como denominação) tem tomado todas as providências cabíveis para dar o suporte necessário neste momento muito delicado que nossos irmãos estão passando, incluindo assistência médica, jurídica e refeições diárias. A APMT protocolou documentos no Itamaraty; 1. Contratou 2 advogados para atuar no processo; 2. Está prestando apoio diário, in loco. 3. Contatou, informou e solicitou providências à Embaixada Brasileira no Senegal, ao Ministério das Relações Exteriores, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. O Presidente da República do Senegal, Sr. Macky Sall, está ciente de nossas preocupações, tendo recebido ligação, no início desta semana, do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota. As autoridades brasileiras têm sido atuantes e presentes, demonstrando todo o interesse ao caso e envidando esforços para solucionar o problema, não apenas através de palavras, mas com ações práticas. Neste momento sensível, contamos com a constante oração de todos. Essa causa, que em primeiro lugar pertence a Deus, também é de toda a Igreja Presbiteriana do Brasil e de toda a comunidade cristã brasileira. Entendemos o desejo geral de acompanhar cada passo que está sendo dado, mas contamos com a compressão e a confiança em Deus e nas autoridades competentes que estão cuidando de todos os detalhes.

Pedimos que orem:
- Para que o Espírito Santo esteja consolando e fortalecendo os irmãos Pr. José Dilson e irmã Zeneide;
- Pela Graça de Deus para este momento difícil para os familiares de ambos;
- Pelos advogados de Defesa - que o Supremo Advogado os dirija a um favorável encaminhamento do processo.
Assim que tivermos novas definições oficiais, faremos novos pronunciamentos.
Em nome daquele que nos chamou para servir,
Rev. Marcos Agripino C. de Mesquita
Executivo da APM
T

Nenhum comentário:

Postar um comentário