Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

terça-feira, 12 de março de 2013

Boletim - 10/03/2013


Evangelizando em família

Hoje as pessoas estão carentes de relacionamentos pessoais. Tudo o que elas têm é o computador e uma imagem virtual de alguém com quem conversam, mas não se satisfazem com isso e sempre querem ir além. Por isso evangelização tem que ser algo pessoal através de relacionamentos. Kuiper dá um excelente motivo para isso: “A conversão é uma experiência intensamente pessoal. Não há nada que possa ser mais pessoal. E é bom notar que a evangelização pessoal normalmente dá a melhor oportunidade para a ministração de ensino completo e eficiente, do que a evangelização de massa”.
Com o descrédito das instituições, o melhor método tende a ser o pessoal, através de relacionamentos e, provavelmente, o melhor caminho seja retornar àquilo que foi uma prática da igreja primitiva: a evangelização nos lares. Não há lugar para se estabelecer relacionamentos mais profundos e significativos do que “em casa”. É lá que pode se encontrar as pessoas abertas e sem “maquiagem”. Os grupos familiares tendem a ser poderosos instrumentos da verdadeira evangelização, pois mais do que a pregação na igreja, na tevê ou nas praças públicas, estabelecem um vínculo duradouro entre o evangelista e o evangelizado. E é esse o vínculo que se denomina “discipulado”. Esse foi o método de Jesus. A igreja abandonou esse método ou o substituiu pelo ensino de classes em Escola Dominical. É curioso que o primeiro modelo seja mais bíblico do que o segundo. Não é em hipótese alguma desejável um abandono da Escola Dominical, muito pelo contrário, pois ela ainda é um instrumento que ajuda o povo de Deus a aprender a verdade na Palavra, mas o discipulado individual é ainda mais poderoso e desejável. Sem ele, a Escola Dominical não consegue cumprir seu papel plenamente.
Os pequenos grupos ou grupos familiares, integrados à dinâmica e organização da igreja, tornam-se o mais efetivo método de evangelização e crescimento espiritual na pós-modernidade, pois adicionam o fator “comunidade”, que é essencial para a época atual. Em todo o mundo, as igrejas que ainda crescem de forma saudável, conseguindo envolver os cristãos um pouco mais do que uma ou duas horas no domingo, são as que utilizam os pequenos grupos. Para a teologia reformada, não há método mais apropriado, pois é o melhor lugar para compartilhar as verdades eternas da Palavra de Deus, criando o senso de dependência de Deus e compartilhando as profundas doutrinas do Calvinismo de modo pessoal e individual. Para as igrejas que não estão dispostas a entrar no “vale-tudo” da evangelização do movimento neopentecostal, provavelmente não há outro ambiente ou método mais apropriado do que o que os pequenos grupos proporcionam. É a possibilidade de se manter fiel as princípios bíblicos e, ao mesmo tempo, de espantar a inércia.
Mas os pequenos grupos não são apenas atuais, são bíblicos. Não há método mais apropriado hoje para cumprir a grande comissão do que trabalhar com eles. Jesus escolheu doze homens para estarem com ele. Ele os ensinou dia e noite, por três anos e meio, e depois os enviou ao mundo. Aquele foi o mais poderoso “pequeno grupo” que este mundo já viu. Eles aprenderam através do relacionamento, na teoria e na prática, o que significa ser um cristão.
Rev. Leandro Antônio de Lima
Do livro O futuro do Calvinismo



HOJE
Manhã: Palavra de Perdão
“Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”
Lucas 23.34
Noite: Palavra de Salvação
“Eu lhe garanto: hoje você estará comigo no paraíso”
Lucas 23.43
DIA 17
Manhã: Palavra de Angústia
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
Mateus 27.46
DIA 24
Manhã: Palavra de Sofrimento
“Tenho sede!” João 19.28
Noite: Palavra de Vitória
“Está consumado” João 19.30
DIA 31
Manhã: Palavra de Celebração
“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”
 Lucas 23.46


VEJA EM QUAL VOCÊ SE ENQUADRA E MATRICULE-SE!
Classe de Integração
Classe Maturidade
Classe Identidade Cristã
Classe Igreja Missionária
Classe Viver Bem
Classe Palavra em Mãos
Classe de Jovens
Classe de Adolescentes

DEPARTAMENTO INFANTIL
•    Classe Noé (0–3 anos) 
•    Classe Davi (4–6 anos)
•    Classe Ester (7–9 anos)

Aniversariantes            
Hoje    Júlia Teixeira Pires
Dia 13    Alexandre & Márcia   
Dia 13    Aline da Silva Moreira   
Dia 14    Ione Galoza de Azevedo   
Dia 15    Jônatas & Monique   
Dia 16    Jéssica Camile Azevedo da Silva   

Escala do culto infantil
2º Domingo 
Jeane
Dinamizadores: Janice, Samara e Alice
Louvor: Alexandre e Daniel Trócilo
Berçário: Rosângela

3º Domingo
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário