sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Boletim - 25/8/2013
Justiça de Deus
A primeira descrição bíblica que o próprio Deus dá sobre o homem depois da queda está registrada em Gênesis: “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6.5). Essa forte expressão “continuamente mau todo o desígnio do coração”, não deixa muita coisa positiva sobre o homem, pelo menos não aos olhos de Deus.
Como diz o autor do Eclesiastes: “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Ec 7.29). Essa habilidade humana em ser astutamente falso e mentiroso recebe uma ênfase em Jeremias que diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr 17.9). Olhando sem preconceitos para esse versículo, percebe-se que ele está dizendo que nenhuma outra coisa do mundo consegue ser tão enganosa e desesperadamente corrupta quanto o coração humano.
Tão corrupto é o ser humano que ele consegue dizer do seu criador: ele não existe (Sl 14.1). Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Sl 14.1-4).
Mesmo quando as pessoas ouvem o que foi exposto acima, muitas vezes elas ainda não se conscientizam da necessidade da morte de Jesus. Elas pensam: “Por que Deus não poderia simplesmente perdoar o pecador?” Em geral, se pensa assim: Se nós devemos perdoar os outros sem exigir nada dessas pessoas, então, por que Deus não poderia simplesmente perdoar os homens caso visse neles o arrependimento?Será que o seu amor não é suficiente para perdoar? Essa pergunta ignora duas coisas: O quanto o pecado é terrível e o quanto Deus é justo. Deus não tolera o pecado. Deus ama a justiça, mas odeia a iniquidade (Sl 45.7).
Adão e Eva sabiam muito bem disso, pois antes que transgredissem, ouviram de Deus que no dia em que comessem da árvore iriam morrer com certeza (Gn 2.17). O estabelecimento da lei no Sinai deixou claro que a transgressão acarretava a morte (Êx 21.12-29; Lv 20.2-15; Nm 35.16-30). O Novo Testamento é ainda mais explícito: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).
Os ímpios perderão o seu tempo implorando pelo amor de Deus no Juízo Final, pois o seu amor não pode anular a sua justiça. O amor não pode leva-lo a transgredir a sua própria lei. Porém, foi justamente esse amor que levou Jesus a morrer na cruz para satisfazer a justiça divina . Só a morte de Jesus faz justiça ao caráter tanto amoroso como justo de Deus. Deus não quebra a sua justiça por amor; antes, ele cumpre a justiça em amor.
No plano de Deus, Jesus é enviado ao mundo, nasce como homem, cumpre integralmente os requisitos da lei de Deus e se oferece como um substituto para receber a condenação do homem, pois “nossos pecados eram o obstáculo que nos impedia de receber o dom que ele desejava dar-nos”. Como mediador, ele sofre a morte do transgressor que a lei de Deus exige.
Rev. Leandro Lima
Avisos
Estará trazendo a mensagem hoje à noite, por ocasião das celebrações do 33° aniversário da igreja. O ministro é pastor da 1ª IP de Bom Jesus do Itabapoana. Louvamos a Deus pela honra de tê-lo conosco, e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.
Escola Dominical
Confira as classes à disposição e matricule-se naquela que melhor lhe atenderá.
Adolescentes
Casais
Identidade Cristã
Viver Bem
Jovens
Aniversário da UCP
Nossa UCP estará comemorando 22 anos no próximo dia 1°, e convida você para participar do musical "Venha compartilhar Jesus". Neste dia faremos a entrega do cofrinho missionário.
ConectKids 2013
Dias 28 e 29 de setembro faremos o nosso retiro da UCP (6 a 11 anos). Aguarde mais informações!
Aniversariantes
Hoje Lucas de Castro Braga Dias
Dia 29 Marcos Vinícius N. Meirelles
Dia 30 Igreja Presbiteriana Cidade Nova
Dia 31 Lívia da Fonseca P. Padilha
Escala do culto infantil
Hoje
Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia
1º Domingo
Magaly
Dinamizadores: Ana Carolina, Jéssica
Louvor: Douglinhas, Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Ione
ESPAÇO MISSIONÁRIO
Olá, amados irmãos! 16/08/2013
Muitas bênçãos para contar nesta carta! Estamos muito felizes, pois recebemos três equipes do Brasil conosco aqui. Rio Grande do Sul, Brasília e Acre. O Brasil representado de norte a sul para a expansão do Reino de Deus neste lugar! Trabalho com crianças, evangelismo nas ruas, treinamento para professores de escola dominical, treinamento em evangelismo, aulas de teatro, de percussão, de sonoplastia e manutenção de cabos e caixas de som, confecção de instrumentos de percussão, obras no seminário, melhorias para o PEPE entre outras tantas atividades foram realizadas.
Este mês iniciamos a construção do nosso bebedouro. Quando tudo acontecia bem, eis que o Senhor enviou reforços e ficou melhor ainda! Glória a Deus! Assim conseguimos finalizar nosso bebedouro, dando às pessoas e às crianças uma água potável e límpida para consumo. A construção de uma nova sala no seminário também foi uma grande benção para nós. Ela será usada em conjunto com o curso de música. As crianças também foram grandemente abençoadas. Foram duas semanas de atividades, cultos infantis, brincadeiras, histórias, palhaços e jogos. Muitas crianças receberam doações de roupas e brinquedos. Na Segunda Igreja Batista da Beira estiveram presentes mais de 350 crianças no culto infantil. Nas congregações de Siluvo e Macharote no Interior, foram mais de 300 crianças abençoadas, muitas receberam chinelos, tiveram escovação dental, recebendo o creme dental e escovas.
Muitas oportunidades para servir a Deus! Estivemos fazendo evangelismo no Hospital Central da Beira com as equipes e realizamos estudos bíblicos em algumas enfermarias. Trabalhamos com crianças internadas. No hospital do Dondo as visitas também aconteceram junto com distribuição de sopa. Na clínica em Mafarinha os voluntários estiveram pregando e muitos se converteram ao Senhor, receberam bíblias e agora irão ser acompanhados. O trabalho com os estudantes de medicina tem continuado! Graças ao Senhor temos tido oportunidades de falar de Cristo a eles. As sextas-feiras temos realizado um estudo bíblico com os alunos.
Queremos convida-lo para ver nossos slides que este mês estão recheado de fotos (www.pibsg.org.br/mocambique/moca18.pps)! Agradecemos a todos os irmãos que doaram seu tempo e investiram nesta viagem missionária, às igrejas que enviaram seus líderes e membros para estarem conosco e a todas as pessoas que enviaram doações. Muito Obrigado!
Motivos de oração:
- Pela evangeliz. estudantes de medicina; - Pelas nossas vidas;
- Pelos estudantes do seminário; - Pela evangelização no hospital;
- Para que Deus levante mantenedores para a manutenção do Instituto Teológico da Beira.
Missionários Gisele e Daniel Soler
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Boletim - 18/8/2013
Sempre renovando...
Não é fácil escrever sobre mais um aniversário da IPB sem repetir as frases tantas vezes usadas nessas ocasiões, já cansativas para muitas pessoas. A tendência num momento como este é voltar ao passado, celebrar pessoas e eventos há muito transcorridos. Todavia, se fosse dada aos nossos pioneiros a oportunidade de se manifestarem sobre o assunto, eles possivelmente recomendariam que olhássemos para o presente... e para o futuro. Eles diriam: “Nós fizemos o nosso trabalho conforme as circunstâncias e desafios do nosso tempo; procuramos servir fielmente o Senhor em nossa geração; façam o mesmo nos dias em que vocês vivem”.
A comemoração de mais um aniversário da igreja só tem sentido se trouxer algum benefício e incentivo para os dias atuais. Os vultos do passado foram importantes e devemos ser gratos a Deus por suas vidas. Mas eles se foram, e com eles o seu mundo, um passado que não pode voltar. Vivemos 100, 150 anos depois, num mundo diferente, caracterizado por condições que eles jamais poderiam prever. Precisamos viver a vida cristã, trabalhar como igrejas e dar o nosso testemunho sintonizados com as realidades e necessidades do nosso tempo. Há áreas em que temos a tentação de viver em função do passado, imersos no saudosismo, como se o tempo tivesse parado e as coisas continuassem as mesmas.
Uma dessas áreas é a atividade litúrgica. Nós não podemos ter cultos exatamente como os reformados faziam há 100 ou 400 anos. Muitos dos primeiros calvinistas não admitiam o uso de instrumentos musicais no culto e só cantavam os salmos metrificados. Isso mais tarde mudou. Foram admitidos alguns instrumentos (órgão, piano, violino) e passaram a ser cantados hinos, não somente salmos. Foi bom que tenham ocorrido essas mudanças. Por que não podemos fazer o mesmo em nossos dias? Não se quer aqui defender a balbúrdia litúrgica que existe em tantas igrejas atuais. Não se trata de usar quaisquer instrumentos, quaisquer ritmos. Alguns deles simplesmente não se prestam para criar uma atmosfera espiritual de recolhimento, de comunhão com Deus. Todavia, temos de admitir que muitos de nossos hinos soam estranhos aos ouvidos de hoje, por causa da melodia, do ritmo e do vocabulário. Muitos desses hinos são tremendamente tristes, melancólicos, não expressam a alegria da vida cristã, a celebração das bênçãos de Deus, o valor da presente vida. Podemos e devemos utilizar hinos e cânticos contemporâneos, contanto que de boa qualidade melódica e teológica. Ao invés de simplesmente condenar os corinhos (tantas vezes pobres em sua letra e música), devemos incentivar nossos compositores a produzirem cânticos que expressem a alegria da vida cristã e a vibração da nossa cultura, mas que ao mesmo tempo sejam sólidos em seu conteúdo bíblico e teológico. No século 19, tivemos no Brasil grandes hinólogos presbiterianos como os missionários James Theodore Houston e John Boyle e o Rev. Manoel Antônio de Menezes. Onde estão os nossos compositores sacros reformados do século 21? É perfeitamente possível termos uma liturgia que reúna o que há de melhor na tradição reformada e na cultura do nosso tempo. Assim fizeram os presbiterianos de outras gerações.
Talvez a melhor maneira de comemorarmos o aniversário da IPB seja refletirmos seriamente sobre o papel e o lugar da igreja no mundo contemporâneo, na sociedade complexa e confusa em que vivemos, para a qual podemos dar uma contribuição inestimável com os valores do evangelho. Não podemos desprezar o trabalho valioso e abençoado de gente que tem dado à igreja e ao reino de Deus, nos dias atuais, o melhor da sua inteligência, dos seus esforços e do seu talento. Não queremos dar a impressão de que nada de bom está acontecendo nos dias de hoje, de que só existem problemas a reclamar solução. O que se espera, sim, é que, além de preservarmos e celebrarmos as conquistas do passado e do presente, busquemos maneiras de tornar ainda mais eficiente o nosso trabalho, mais vivo o nosso testemunho, mais enfática a nossa atuação nas diferentes esferas em que somos chamados a servir a Cristo em nossa geração.
Rev. Alderi Souza de Matos (historiador oficial da IPB)
AVISOS
Escola Dominical - 2º SEMESTRE
Hoje as classes já se dividirão. Fiquem atentos às mudanças programadas pela CEC, conforme a relação abaixo.
Classe de Casais – para casais que ainda não a cursaram, e indicada também para noivos ou demais interessados.
Classe Identidade Cristã – para cristãos maduros, que procuram refletir sobre a fé de um ponto de vista mais aprofundado. Dará continuidade ao tema abordado no 1º semestre, porém com material novo.
Classe Viver Bem – estudará temas da caminhada cristã a partir da exposição de Filipenses. Indicada para os que desejam estudar a Palavra de Deus de forma devocional.
Classe de Jovens – para jovens de 17 anos em diante.
Adolescentes – para adolescentes de 12 a 16 anos.
Para se matricular, preencha a ficha em anexo e entregue-a ao professor no próximo domingo.
Seja um missionário...
...orando continuamente pelos missionários e contribuindo especificamente para a AMA.
Rev. Ramon Lopes
Estará trazendo a mensagem hoje à noite, por ocasião das celebrações do 33° avniversário da igreja. O ministro é pastor da 2ª IP de Bom Jesus do Itabapoana. Louvamos a Deus pela oportunidade de tê-lo conosco, e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.
Aniversário da UCP
Nossa UCP estará comemorando 22 anos no próximo dia 1°, e convida você para participar do musical "Venha compartilhar Jesus". Neste dia faremos a entrega do cofrinho missionário.
Conexão Aberta
Todo sábado,
19h30
Aniversariantes
Dia 20 Monique P. Pâni Vasconcelos
Dia 24 Fabia F. da Paixão Mendes
Escala do culto infantil
Hoje
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia
4º Domingo
Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Boletim - 11/8/2013
IPB: 154 anos
evangelizando o Brasil
evangelizando o Brasil
Em junho de 1855, ingressou no Seminário de Princeton o Rev. Ashbel Green Simonton, que seria licenciado pelo Presbitério de Carlisle em 14 de abril de 1858 e ordenado em 14 de abril de 1859. Em 18 de junho de 1859 embarca para o Brasil chegando em 12 de agosto de 1859, data do desembarque do missionário norte americano, com apenas 26 anos de idade e solteiro. Simonton foi enviado pelo Board of Foreign Missions of the Presbyterian Church United States para implantar o presbiterianismo no Brasil.
Organizou a primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, em 12 de janeiro de 1862. Casou-se com Helen Murdoch em 19 de março de 1863 quando esteve nos EUA. Em 28 de junho de 1864 Helen faleceu de complicações no parto, mas a menina sobreviveu e o Rev. Simonton deu-lhe o nome da esposa e mãe da menina - Helen.
Outras Igrejas seriam organizadas em seu período aqui no Brasil, a Igreja Presbiteriana de São Paulo (hoje Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo), em 5 de março de 1865 e a Igreja Presbiteriana de Brotas, em 13 de novembro de 1865. Em 16 de dezembro de 1865 fez parte da organização do Presbitério do Rio de Janeiro. Faleceu prematuramente em 9 de dezembro de 1867, antes de completar 35 anos de idade, na casa de seu cunhado Rev. Alexander Latimer Blackford, à Rua Nova de São José, na capital do Estado de São Paulo, vítima de febre biliosa, mais conhecida como febre amarela, uma doença que assolava o Rio de Janeiro todos os anos, ceifando milhares de vidas. É provável que ele tenha saído do Rio de Janeiro já com a moléstia. Foi sepultado no jazigo nº 1 do Cemitério dos Protestantes, no bairro da Consolação, na Capital do Estado de São Paulo, hoje administrado pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Por sua instrumentalidade 80 pessoas haviam feito sua pública profissão de fé. Deixou manuscritos muitos sermões que mais tarde, após a sua morte, foram publicados pelos seus irmãos sob o título de “Sermões Escolhidos”; escreveu um “Comentário bíblico sobre o livro de Mateus”; traduziu o “Breve Catecismo”; um folheto intitulado “Os meios necessários e próprios para plantar o reino de Jesus Cristo no Brasil”; dentre outros. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro possuía uma Escola Evangélica, ou Paroquial, ou Presbiteriana funcionando nas dependências do local onde a Igreja se reunia, com 70 (setenta) alunos; um Seminário o “Primitivo”, com 4 alunos; o jornal “Imprensa Evangélica"; pontos de pregação em Lagoinha, atual bairro do Caju, e outros.
Sua filha Helen morreu aos 88 anos, em 07.01.1952, solteira e sem filhos. Sua determinação e confiança em Deus foram decisivos para a obra missionária no Brasil. Quando Simonton decidiu enviar sua proposta como missionário da Junta de Missões Estrangeiras, orou da seguinte forma: “A ti, ó Deus, confio meus caminhos na certeza de que o Senhor dirigirá meus passos”.
Após a morte do Rev. Simonton, seu cunhado, Rev. Blackford, Pastor Efetivo da Igreja do Rio, retorna de São Paulo para assumir o pastorado da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
Avisos
Ceia do Senhor
Hoje à noite celebraremos a Ceia do Senhor. Trata-se de um privilégio daqueles que já se comprometeram publicamente com o Senhor. Participe desse momento solene com o coração cheio de alegria!
Rev. Dorival Carvalho
Por conta das comemorações do aniversário da igreja, hoje temos a honra de receber entre o nós o querido pastor, que serviu na igreja por aproximadamente 15 anos. Louvamos a Deus por essa oportunidade e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.
Faça missões!
Entendemos que contribuir com o trabalho de missionários no campo também é fazer missões. Se deseja participar dessa forma, designe sua oferta no envelope para “missões”. A AMA está comprometida com o suporte financeiro a 10 famílias missionárias.
2º SEMESTRE
Hoje as classes já se dividirão. Fiquem atentos às mudanças programadas pela CEC, conforme a relação abaixo.
Classe de Casais – voltada especialmente para casais que ainda não a cursaram, e indicada também para noivos.
Classe Identidade Cristã – voltada para cristãos maduros, que procuram refletir sobre a fé de um ponto de vista mais aprofundado. Dará continuidade ao tema abordado no 1º semestre, porém com material novo.
Classe Viver Bem – estudará temas da caminhada cristã a partir da exposição de Filipenses. É indicada para todos os que desejam estudar a Palavra de Deus de forma devocional.
Classe de Jovens – voltada para jovens de 17 anos em diante.
Adolescentes – votada para adolescentes de 12 a 16 anos.
Para se matricular, preencha a ficha em anexo e entregue-a diretamente ao professor.
Dia dos pais
Biblicamente, esta é uma missão nobilíssima, que requer sua devida compreensão e dedicação. O pai deve ser entendido como um verdadeiro pastor, discipulador de seus filhos, conduzindo-lhes ao Mestre. Que Deus fortaleça cada pai nessa tarefa que ele mesmo lhes confiou!
Aniversariante
Hoje Giovana Sorrentino O. Faria
Escala do culto infantil
Hoje
Jeane
Dinamizadores: Janice, Samara e Alice
Louvor: Alexandre e Daniel Trócilo
Berçário: Rosângela
3º Domingo
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Boletim - 4/8/2013
Fazedores de história
No próximo dia 30 a igreja completará 33 anos de organização, por isso hoje estamos iniciando uma série de mensagens especiais de celebração.
Alguns tiveram o privilégio de vivenciar cada etapa de suas lutas e vitórias, e testemunharam as múltiplas formas de manifestação da graça e da sabedoria de Deus ao longo desses anos. Mas até quem não esteve presente o tempo todo sabe que homens e mulheres pecadores, cheios de falhas, mas também cheios do Espírito Santo e do amor de Deus foram usados para escrever cada linha dessa história, marcada pela conversão de tantos que se renderam diante da maior expressão de amor já manifesta a este mundo. Jesus se entregou por amor de todos aqueles que o encontraram aqui, pelos que o estão encontrando hoje e pelos que ainda o encontrarão.
Queremos continuar a ser um Corpo que trabalha unido para a transformação do indivíduo e da sociedade, à medida que cada um de seus membros desempenha a sua função. Por isso estamos trabalhando este ano com o tema “Vidas a serviço da Vida”. O desafio pode ser definido em dois pontos principais: (1º) precisamos encarnar o projeto de Vida que tem a Jesus como modelo a ser imitado; (2º) com isso estaremos mostrando às pessoas o quanto é entusiasmante esse projeto, para que elas também venham a conhecer a Vida. Esse é o nosso desafio! Cremos que ainda estamos no começo, visto que há ainda muitos à nossa volta carentes desse encontro com a Vida, e também que as repercussões do que é feito aqui são eternas. Una-se a nós e faça parte dessa história!
Pr. Jônatas Vasconcelos
Avisos
2º SEMESTRE
No próximo domingo as classes já se dividirão. Fiquem atentos às mudanças programadas pela CEC, conforme a relação abaixo.
Classe de Casais – voltada especialmente para casais que ainda não a cursaram, e indicada também para noivos.
Classe Identidade Cristã – voltada para cristãos maduros, que procuram refletir sobre a fé de um ponto de vista mais aprofundado. Dará continuidade ao tema abordado no 1º semestre, porém com material novo.
Classe Viver Bem – estudará temas da caminhada cristã a partir da exposição de Filipenses. É indicada para todos os que desejam estudar a Palavra de Deus de forma devocional.
Classe de Jovens – voltada para jovens de 17 anos em diante.
Adolescentes – votada para adolescentes de 12 a 16 anos.
Para se matricular, preencha a ficha em anexo e entregue-a ao professor no próximo domingo.
Rev. João Leonel
Hoje temos a honra de ter conosco, por ocasião das celebrações de aniversário da igreja, trazendo a mensagem de manhã e a noite o estimado pastor, que também é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP. Louvamos a Deus pela sua vida e de sua esposa que o acompanha.
Faça missões!
Entendemos que contribuir com o trabalho de missionários no campo também é fazer missões. Se deseja participar dessa forma, designe sua oferta no envelope para “missões”. A AMA está comprometida com o suporte financeiro a 10 famílias missionárias.
Reunião com professores de EBD
A Coordenação de Educação Cristã estará reunida hoje com os professores, às 18h. A presença de cada um será muito importante.
Reunião do Conselho
Será hoje, logo após a Escola Dominical.
UCP
Volta a se reunir hoje, às 18h.
GF’s de volta!
Os Grupos Familiares voltam a se reunir esta semana. Veja abaixo as opções disponíveis e abrace essa experiência da igreja como família.
• AEROPORTO, quinta, 20h.
• COSTA E SILVA, quarta, 20h.
• CENTRO, quarta, 20h.
• LIONS, quarta, 20h.
• JOVENS, terça, 22h.
• ADOLESCENTES, quarta, 19h30.
Assinar:
Postagens (Atom)