Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Boletim - 11/8/2013


IPB: 154 anos 
evangelizando o Brasil

Em junho de 1855, ingressou no Seminário de Princeton o Rev. Ashbel Green Simonton, que seria licenciado pelo Presbitério de Carlisle em 14 de abril de 1858 e ordenado em 14 de abril de 1859. Em 18 de junho de 1859 embarca para o Brasil chegando em 12 de agosto de 1859, data do desembarque do missionário norte americano, com apenas 26 anos de idade e solteiro. Simonton foi enviado pelo Board of Foreign Missions of the Presbyterian Church United States para implantar o presbiterianismo no Brasil.
Organizou a primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, em 12 de janeiro de 1862. Casou-se com Helen Murdoch em 19 de março de 1863 quando esteve nos EUA. Em 28 de junho de 1864 Helen faleceu de complicações no parto, mas a menina sobreviveu e o Rev. Simonton deu-lhe o nome da esposa e mãe da menina - Helen.
Outras Igrejas seriam organizadas em seu período aqui no Brasil, a Igreja Presbiteriana de São Paulo (hoje Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo), em 5 de março de 1865 e a Igreja Presbiteriana de Brotas, em 13 de novembro de 1865. Em 16 de dezembro de 1865 fez parte da organização do Presbitério do Rio de Janeiro. Faleceu prematuramente em 9 de dezembro de 1867, antes de completar 35 anos de idade, na casa de seu cunhado Rev. Alexander Latimer Blackford, à Rua Nova de São José, na capital do Estado de São Paulo, vítima de febre biliosa, mais conhecida como febre amarela, uma doença que assolava o Rio de Janeiro todos os anos, ceifando milhares de vidas. É provável que ele tenha saído do Rio de Janeiro já com a moléstia. Foi sepultado no jazigo nº 1 do Cemitério dos Protestantes, no bairro da Consolação, na Capital do Estado de São Paulo, hoje administrado pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Por sua instrumentalidade 80 pessoas haviam feito sua pública profissão de fé. Deixou manuscritos muitos sermões que mais tarde, após a sua morte, foram publicados pelos seus irmãos sob o título de “Sermões Escolhidos”; escreveu um “Comentário bíblico sobre o livro de Mateus”; traduziu o “Breve Catecismo”; um folheto intitulado “Os meios necessários e próprios para plantar o reino de Jesus Cristo no Brasil”; dentre outros. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro possuía uma Escola Evangélica, ou Paroquial, ou Presbiteriana funcionando nas dependências do local onde a Igreja se reunia, com 70 (setenta) alunos; um Seminário o “Primitivo”, com 4 alunos; o jornal “Imprensa Evangélica"; pontos de pregação em Lagoinha,  atual bairro do Caju, e outros.
Sua filha Helen morreu aos 88 anos, em 07.01.1952, solteira e sem filhos. Sua determinação e confiança em Deus foram decisivos para a obra missionária no Brasil. Quando Simonton decidiu enviar sua proposta como missionário da Junta de Missões Estrangeiras, orou da seguinte forma: “A ti, ó Deus, confio meus caminhos na certeza de que o Senhor dirigirá meus passos”.
Após a morte do Rev. Simonton, seu cunhado,  Rev. Blackford, Pastor Efetivo da Igreja do Rio, retorna de São Paulo para assumir o pastorado da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.


Avisos

Ceia do Senhor
Hoje à noite celebraremos a Ceia do Senhor. Trata-se de um privilégio daqueles que já se comprometeram publicamente com o Senhor. Participe desse momento solene com o coração cheio de alegria!

Rev. Dorival Carvalho
Por conta das comemorações do aniversário da igreja, hoje temos a honra de receber entre o nós o querido pastor, que serviu na igreja por aproximadamente 15 anos. Louvamos a Deus por essa oportunidade e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.

Faça missões!

Entendemos que contribuir com o trabalho de missionários no campo também é fazer missões. Se deseja participar dessa forma, designe sua oferta no envelope para “missões”. A AMA está comprometida com o suporte financeiro a 10 famílias missionárias.
 
2º SEMESTRE

Hoje as classes já se dividirão. Fiquem atentos às mudanças programadas pela CEC, conforme a relação abaixo.
Classe de Casais – voltada especialmente para casais que ainda não a cursaram, e indicada também para noivos.
Classe Identidade Cristã – voltada para cristãos maduros, que procuram refletir sobre a fé de um ponto de vista mais aprofundado. Dará continuidade ao tema abordado no 1º semestre, porém com material novo.
Classe Viver Bem – estudará temas da caminhada cristã a partir da exposição de Filipenses. É indicada para todos os que desejam estudar a Palavra de Deus de forma devocional.
Classe de Jovens – voltada para jovens de 17 anos em diante.
Adolescentes – votada para adolescentes de 12 a 16 anos.
Para se matricular, preencha a ficha em anexo e entregue-a diretamente ao professor.

Dia dos pais
Biblicamente, esta é uma missão nobilíssima, que requer sua devida compreensão e dedicação. O pai deve ser entendido como um verdadeiro pastor, discipulador de seus filhos, conduzindo-lhes ao Mestre. Que Deus fortaleça cada pai nessa tarefa que ele mesmo lhes confiou!

Aniversariante   
Hoje    Giovana Sorrentino O. Faria   

Escala do culto infantil
Hoje   
Jeane
Dinamizadores: Janice, Samara e Alice
Louvor: Alexandre e Daniel Trócilo
Berçário: Rosângela
3º Domingo   
Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário