Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Boletim - 18/8/2013


Sempre renovando...

      Não é fácil escrever sobre mais um aniversário da IPB sem repetir as frases tantas vezes usadas nessas ocasiões, já cansativas para muitas pessoas. A tendência num momento como este é voltar ao passado, celebrar pessoas e eventos há muito transcorridos. Todavia, se fosse dada aos nossos pioneiros a oportunidade de se manifestarem sobre o assunto, eles possivelmente recomendariam que olhássemos para o presente... e para o futuro. Eles diriam: “Nós fizemos o nosso trabalho conforme as circunstâncias e desafios do nosso tempo; procuramos servir fielmente o Senhor em nossa geração; façam o mesmo nos dias em que vocês vivem”.
       A comemoração de mais um aniversário da igreja só tem sentido se trouxer algum benefício e incentivo para os dias atuais. Os vultos do passado foram importantes e devemos ser gratos a Deus por suas vidas. Mas eles se foram, e com eles o seu mundo, um passado que não pode voltar. Vivemos 100, 150 anos depois, num mundo diferente, caracterizado por condições que eles jamais poderiam prever. Precisamos viver a vida cristã, trabalhar como igrejas e dar o nosso testemunho sintonizados com as realidades e necessidades do nosso tempo. Há áreas em que temos a tentação de viver em função do passado, imersos no saudosismo, como se o tempo tivesse parado e as coisas continuassem as mesmas.
       Uma dessas áreas é a atividade litúrgica. Nós não podemos ter cultos exatamente como os reformados faziam há 100 ou 400 anos. Muitos dos primeiros calvinistas não admitiam o uso de instrumentos musicais no culto e só cantavam os salmos metrificados. Isso mais tarde mudou. Foram admitidos alguns instrumentos (órgão, piano, violino) e passaram a ser cantados hinos, não somente salmos. Foi bom que tenham ocorrido essas mudanças. Por que não podemos fazer o mesmo em nossos dias? Não se quer aqui defender a balbúrdia litúrgica que existe em tantas igrejas atuais. Não se trata de usar quaisquer instrumentos, quaisquer ritmos. Alguns deles simplesmente não se prestam para criar uma atmosfera espiritual de recolhimento, de comunhão com Deus. Todavia, temos de admitir que muitos de nossos hinos soam estranhos aos ouvidos de hoje, por causa da melodia, do ritmo e do vocabulário. Muitos desses hinos são tremendamente tristes, melancólicos, não expressam a alegria da vida cristã, a celebração das bênçãos de Deus, o valor da presente vida. Podemos e devemos utilizar hinos e cânticos contemporâneos, contanto que de boa qualidade melódica e teológica. Ao invés de simplesmente condenar os corinhos (tantas vezes pobres em sua letra e música), devemos incentivar nossos compositores a produzirem cânticos que expressem a alegria da vida cristã e a vibração da nossa cultura, mas que ao mesmo tempo sejam sólidos em seu conteúdo bíblico e teológico. No século 19, tivemos no Brasil grandes hinólogos presbiterianos como os missionários James Theodore Houston e John Boyle e o Rev. Manoel Antônio de Menezes. Onde estão os nossos compositores sacros reformados do século 21? É perfeitamente possível termos uma liturgia que reúna o que há de melhor na tradição reformada e na cultura do nosso tempo. Assim fizeram os presbiterianos de outras gerações.
       Talvez a melhor maneira de comemorarmos o aniversário da IPB seja refletirmos seriamente sobre o papel e o lugar da igreja no mundo contemporâneo, na sociedade complexa e confusa em que vivemos, para a qual podemos dar uma contribuição inestimável com os valores do evangelho. Não podemos desprezar o trabalho valioso e abençoado de gente que tem dado à igreja e ao reino de Deus, nos dias atuais, o melhor da sua inteligência, dos seus esforços e do seu talento. Não queremos dar a impressão de que nada de bom está acontecendo nos dias de hoje, de que só existem problemas a reclamar solução. O que se espera, sim, é que, além de preservarmos e celebrarmos as conquistas do passado e do presente, busquemos maneiras de tornar ainda mais eficiente o nosso trabalho, mais vivo o nosso testemunho, mais enfática a nossa atuação nas diferentes esferas em que somos chamados a servir a Cristo em nossa geração.
Rev. Alderi Souza de Matos (historiador oficial da IPB)



AVISOS

Escola Dominical - 2º SEMESTRE
Hoje as classes já se dividirão. Fiquem atentos às mudanças programadas pela CEC, conforme a relação abaixo.
Classe de Casais – para casais que ainda não a cursaram, e indicada também para noivos ou demais interessados.
Classe Identidade Cristã – para cristãos maduros, que procuram refletir sobre a fé de um ponto de vista mais aprofundado. Dará continuidade ao tema abordado no 1º semestre, porém com material novo.
Classe Viver Bem – estudará temas da caminhada cristã a partir da exposição de Filipenses. Indicada para os que desejam estudar a Palavra de Deus de forma devocional.
Classe de Jovens – para jovens de 17 anos em diante.
Adolescentes – para adolescentes de 12 a 16 anos.
Para se matricular, preencha a ficha em anexo e entregue-a ao professor no próximo domingo.

Seja um missionário...
...orando continuamente pelos missionários e contribuindo especificamente para a AMA.

Rev. Ramon Lopes
Estará trazendo a mensagem hoje à noite, por ocasião das celebrações do 33° avniversário da igreja. O ministro é pastor da 2ª IP de Bom Jesus do Itabapoana. Louvamos a Deus pela oportunidade de tê-lo conosco, e rogamos as mais ricas bênçãos sobre a sua vida e ministério.

Aniversário da UCP
Nossa UCP estará comemorando 22 anos no próximo dia 1°, e convida você para participar do musical "Venha compartilhar Jesus". Neste dia faremos a entrega do cofrinho missionário.

Conexão Aberta
Todo sábado,
19h30

Aniversariantes       
Dia 20    Monique P. Pâni Vasconcelos   
Dia 24    Fabia F. da Paixão Mendes   

Escala do culto infantil
Hoje 

Hellen
Dinamizadores: Aline e Laís
Louvor: Pedro, Laura e Ivete
Berçário: Olga Lívia

4º Domingo
Flávia
Dinamizadores: Amanda, Vania e Douglinhas
Louvor: Mariah e Lucas Sarkis
Berçário: Neia

Nenhum comentário:

Postar um comentário