Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Boletim 14 de nov de 2010


Procurando sarna para se coçar


Se permitir que as pessoas se tornem membros de sua igreja sem entender o seu propósito, você está procurando sarna para se coçar. Novos membros, especialmente aqueles vindos de outras comunidades, geralmente têm interesses pessoais e pressuposições sobre a igreja. Se você não souber lidar com elas de uma forma clara e honesta, mais cedo ou mais tarde terá problemas e conflitos.
As pessoas que são transferidas para sua igreja trazem consigo uma bagagem cultural de sua igreja anterior e podem ter certas expectativas que sua igreja não tem intenção de atender. Este fato tornou-se evidente para mim logo no princípio de nosso trabalho, antes de começarmos os cultos de adoração. Um homem que freqüentava o nosso grupo de estudo bíblico nos lares foi membro de uma igreja grande e bastante conhecida de nossa região por doze anos. Toda vez que começávamos a planejar alguma coisa, ele dizia: “Bem, na minha outra igreja, nós fazíamos isto assim”. Isto era um refrão constante.
Após oito semanas nesta situação, finalmente eu lhe disse: “Sabe de uma coisa: se você quer que esta igreja seja igual à sua anterior, porque você não volta para lá? Ela só está a quinze quilômetros daqui”. Ele aceitou o meu conselho e saiu de nosso grupo com cinco pessoas de sua família. Eles compunham 30% de nossos membros e, além de tudo, eram dizimistas.
A atitude dele me chocou, mas agora olho para aquela situação e acredito que foi uma das mais importantes decisões que tomei e que determinou o destino de nosso trabalho. Se eu tivesse ouvido aquele irmão, a [nossa igreja] acabaria sendo não mais do que um clone de outra igreja. Nosso futuro teria sido outro.
Também aprendi duas lições importantes sobre liderança: primeiro, você não pode deixar que pessoas negativas dirijam os departamentos da igreja. Isto é abdicar da liderança. Infelizmente, quanto menor a igreja for mais influência ela sofre de membros negativos. Aquela experiência também me ensinou que a melhor hora para descobrir se alguém tem um conflito com sua filosofia de ministério é antes dele se juntar ao grupo. Explicar o propósito da sua igreja para as pessoas antes que elas seu unam a ela, não só reduzirá conflitos e decepções, como também as ajudará a reconhecer que devem se unir a uma igreja de acordo com sua filosofia e gosto pessoal.

- Rick Warrren


AVISOS
Federação de UPA’s
No próximo sábado, dia 20 de novembro, às 14 horas, haverá o Congresso da Federação de UPA’s do PREI, nas dependências da nossa Igreja. Oremos por esta reunião, bem como pelo progresso do trabalho adolescente na região.

Santa Ceia
Hoje, no Culto público, celebraremos a Ceia Senhor, que aponta para sua morte e ressurreição. Façamos deste momento uma grande oportunidade para colocarmos em ordem a nossa vida com o irmão (a) e, por conseguinte, com Deus. Está escrito: “Vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta“ (Mateus 5.23).

Acampamento Espiritual
Irmãos e irmãs! Infelizmente, não há mais possibilidade de novas inscrições. Aqueles que estão na fila de espera só terão condições de participar do acampamento se alguém desistir.

Presbitério de Itaperuna
De 8 a 12 de dezembro, o Presbitério de Itaperuna (PREI) fará a sua reunião ordinária nas dependências da Quinta Igreja Presbiteriana. Na oportunidade, cada Igreja será representada por um presbítero, eleito pelo respectivo Conselho. Oremos pelo êxito desta magna reunião.

Culto de Ação de Graças
No próximo domingo, dia 21 de novembro, às 19h30, celebraremos Culto ao Senhor pelo aniversário da SAF e UPH. O pregador será o Rev. Júlio Alexandre, pastor da Igreja Presbiteriana dos Tavares, Alto Jequitibá, MG. Aguardamos a sua participação e de toda a sua família. Está escrito: “Não esqueça nenhuma de suas bênçãos” (NVI - Salmo 103.2)

Notícia da SAF
Hoje, às 18h00, haverá reunião do departamento Rute Malveira nas dependências da igreja. Contamos com a participação de todas as mulheres.
Ensaio da SAF e UPH, após a Escola Dominical e, também, às 18 horas.

Agendaço
O Conselho da Igreja solicita de todos os departamentos, ministérios e sociedades internas os planos de ação com datas e respectivas programações até o próximo domingo, dia 21, para sincronização das agendas. No dia 27 de novembro, entretanto, a partir das 8 horas, toda a liderança está convocada para participar do café da manhã e reunião para elaboração do planejamento estratégico para 2011.

Relatórios e Livros
Esperamos que sejam entregues à secretária da igreja o quanto antes, para que sejam avaliados pelo Conselho.

Dia Nacional de Ações de Graças
Em comemoração ao “Dia Nacional de Ações de Graças”, a Federação de SAF’s do PREI organizou um grande evento para o dia 25 de novembro, quinta-feira, com a seguinte programação:
6h30 – Reunião de Oração. Local: 1ª Igreja Presbiteriana de Itaperuna.
19h – Concentração para caminhada. Local: Ao lado da 1ª Igreja Batista.
19h30 – Caminhada com faixas e distribuição de folhetos.
20h – Culto Evangelístico na Concha Acústica.

Aniversariantes
14/11 (dom) Inessa Trócilo R. Azevedo
20/11 (sáb) Emmanoel A. Tinoco Oliveira

Escala do culto infantil
2º dom.: 0 a 4: Vania e Lara
5 a 7: Ivânia e Samara

3º dom.: 0 a 4: Juliana e Carol
5 a 7: Celenita e Tailisy


ESPAÇO MISSIONÁRIO

Queridos irmãos da AMA!
"Porque no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza de sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência dos santos" (2 Co 8.2-4).
Agradeço a vocês por estarem se associando conosco nesse desafio para o Oriente Médio. Pedimos para que não seja mencionado na internet ou em boletins que estamos seguindo para a ???????, por se tratar de campo de risco. O que puder ser divulgado estará no blog (http://projetonur.blogspot.com), no item projeto nur.
Que o Senhor da obra recompense a todos. Posteriormente, estaremos enviando outros detalhes.

Em Cristo,

- Rev. Jorge Neves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário