Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Boletim 12 de jun de 2011


A alma católica dos evangélicos no Brasil


Os evangélicos no Brasil nunca conseguiram se livrar totalmente da influência do Catolicismo Romano. Por séculos, o Catolicismo formou a mentalidade brasileira, a sua maneira de ver o mundo (“cosmovisão”).
Como disse o reformado R. Hooykas, famoso historiador da ciência, “no fundo, somos todos romanos”. Todavia, alguns sistemas são mais vulneráveis a essas tendências e as absorveram mais que outros, como penso que é o caso com o Catolicismo no Brasil. E que tendências são essas?
1) O gosto por bispos e apóstolos – Na Igreja Católica, o sistema papal impõe a autoridade de um único homem sobre todo o povo. A distinção entre clérigos (padres, bispos, cardeais e o papa) e leigos (o povo comum) coloca os sacerdotes católicos em um nível acima das pessoas normais, como se fossem revestidos de uma autoridade, um carisma, uma espiritualidade inacessível, que provoca a admiração e o espanto da gente comum, infundindo respeito e veneração. Há um gosto na alma brasileira por bispos, catedrais, pompas, rituais. Só assim consigo entender a aceitação generalizada por parte dos próprios evangélicos de bispos e apóstolos autonomeados, mesmos após Lutero ter rasgado a bula papal que o excomungava e queimá-la na fogueira. A doutrina reformada do sacerdócio universal dos crentes e a abolição da distinção entre clérigos e leigos - ainda não permearam a cosmovisão dos evangélicos no Brasil, com poucas exceções.

2) A idéia de que pastores são mediadores de Deus e os homens – No Catolicismo, a Igreja é mediadora entre Deus e os homens e transmite a graça divina mediante os sacramentos, as indulgências, as orações. Os sacerdotes católicos são vistos como aqueles através de quem essa graça é concedida, pois são eles que, com suas palavras, transformam, na Missa, o pão e o vinho no corpo e sangue de Cristo; que aplicam a água benta no batismo para a remissão de pecados; que ouvem a confissão do povo e pronunciam o perdão de pecados. Essa mentalidade de mediação humana - passou para os evangélicos, com poucas mudanças. Até nas igrejas chamadas históricas, os crentes brasileiros agem como se a oração do pastor fosse mais poderosa do que a deles e como se os pastores funcionassem como mediadores entre eles e os favores divinos. Esse ranço do Catolicismo vem sendo cada vez mais explorado por setores neopetencostais do evangelicalismo, a julgar por práticas já assimiladas como “a oração dos 318 homens de Deus”, “a prece poderosa do bispo tal”, “a oração da irmã fulana, que é profetisa”, etc.

Rev. Augustus Nicodemus


CONEXÃO ABERTA


11 dias de oração e jejum!

“Convertei-vos a mim de todo o vosso coração;
e isso com jejuns, com choro e com pranto”.
Joel 2.12

Falta um pouco mais de uma semana para o nosso primeiro acampamento, e queremos estar preparados. Por isso, estamos desafiando a todos a jejuarem e a orarem como forma de se prepararem para o que Deus quer falar aos nossos corações ali.

Orem:
• Pela vida do preletor: Rev. Clinton César.
• Pela segurança de todos os que estarão ali.
• Pela organização.
• Para que ninguém saia dali sem ter tido uma experiência pessoal com Deus.

Intercâmbio da UMP
Será nos dias 2 e 3 de julho. Estaremos recebendo aproximadamente 50 jovens da Federação de UMPs de Belo Horizonte, que serão trazidos pelo Rev. Leonardo Leão. Aguarde mais informações.


AVISOS

2ª Sexta Legal - UCP
Srs. pais ou responsáveis,
Na próxima 6ª feira, dia 17/06/2011, será nossa 2ª Sexta Legal. Nesta programação, estaremos recebendo com alegria as crianças da congregação da Cehab. Pedimos que não deixe de trazer seu filho.
Horas: 18 às 21
Contamos com seu apoio.
As orientadoras da UCP

IX Encontro de Famílias
Conforme vem sendo noticiado, no próximo final de semana realizaremos, como de costume, o IX Encontro de Família.

Sábado (18/06)
19h30 – Culto de celebração ao Senhor
Domingo 19/06 –
8h00 – Café da manhã para as famílias da Igreja.
8h30 – Devocional
9h00 – Palestra: Pr. Márcio Alferino

SAF
Hoje, às 18h00, haverá ensaio dos cânticos.
Dia 15/06 (quarta-feira), às 19h30, reunião do Departamento Geralda Sathler na residência da Zuleica.
Dia 18/06, (sábado), às 14horas, 2ª reunião do Círculo Aldina Boechat na 1ª Igreja Presbiteriana de Itaperuna. Tema: “Uma família saudável”.
Atenção sócias! Não percam no próximo domingo, dia 19/06, sessão cinema.

3º encontro de UCP's
Sr. Pais ou responsável,
Nossa UCP estará participando no próximo sábado, dia 18/06/2011, do 3º Encontro de UCP´s do Presbitério de Itaperuna. Nesta data, será comemorado o Aniversário da Federação de UCP's do Presbitério de Itaperuna. Será na 1ª Igreja Presbiteriana, no Centro, às 14 horas.
Pedimos o seu apoio no sentido de lembrar, incentivar e levar seu filho para esta atividade.

Seminário para Casais
Será de 14 a 16 de outubro, Hotel Vilarejo em Rio das Ostras. Atenção: se você fizer a inscrição agora poderá pagar em cinco parcelas. Não fique de fora! Mais informações com a equipe do Lar Cristão.


Aniversariantes
Hoje Jussara & Flávio
Dia 13 Jucineia & Credemildo
Dia 14 Joselma Silveira Leite da Fonseca
Dia 14 Roberta da Cruz Poubel
Dia 16 Nair Barbosa da Fonseca
Dia 17 Douglas Aparecido Dopp
Dia 17 Fillipe Teixeira Tinoco Rodrigues
Dia 17 Gilberto Jardim Coelho
Dia 17 Terezinha da Silva Telles
Dia 18 Andrea Martins Gonçalves Morandi
Dia 18 Celio Lopes do Amaral


Escala do culto infantil
1º dom.: 0 a 3: Glaucia e Thais Fernandes
4 a 6: Lara
7 a 9: Nadir

3º dom.: 0 a 3: Thaís Borges e Carol
4 a 6: Gabriela
7 a9: Olga Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário