Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Boletim 26 de jun de 2011


A alma católica dos evangélicos no Brasil - II


Os evangélicos no Brasil nunca conseguiram se livrar totalmente da influência do Catolicismo Romano. Por séculos, o Catolicismo formou a mentalidade brasileira, a sua maneira de ver o mundo (“cosmovisão”).
Como disse o reformado R. Hooykas, famoso historiador da ciência, “no fundo, somos todos romanos”. Todavia, alguns sistemas são mais vulneráveis a essas tendências e as absorveram mais que outros, como penso que é o caso com o Catolicismo no Brasil. E que tendências são essas?
O misticismo supersticioso no apego a objetos sagrados – O Catolicismo no Brasil, por sua vez influenciado pelas religiões afro-brasileiras, semeou misticismo e superstição durante séculos na alma brasileira: milagres de santos, uso de relíquias, aparições de santos e de Maria, objetos ungidos e santificados, água benta, entre outros. Hoje, há um crescimento espantoso, entre setores evangélicos, do uso de copo d’água, rosa ungida, sal grosso, pulseiras abençoadas, pentes santos do Kit de beleza da rainha Ester, peças de roupa de entes queridos, oração no monte, no vale; óleos de oliveiras de Jerusalém, água do Jordão, sal do Vale do Sal, trombetas de Gideão (distribuídas em profusão), o cajado de Moisés... é infindável e sem limites a imaginação dos líderes e a credulidade do povo. Esse fenômeno só pode ser explicado, ao meu ver, por um gosto intrínseco pelo misticismo impresso na alma católica dos evangélicos.
A separação entre o sagrado e profano – No centro do pensamento católico existe a distinção entre natureza e graça, idealizada e definida por Tomás de Aquino, um dos mais importantes teólogos da Igreja Católica. Na prática, isso significou a aceitação de duas realidades coexistentes, antagônicas e freqüentemente irreconciliáveis: o sagrado, substanciado na Santa Igreja, e o profano, que é tudo o mais no mundo lá fora. Os brasileiros aprenderam durante séculos a não misturar as coisas: sagrado é aquilo que a gente vai fazer na Igreja: assistir Missa e se confessar. O profano – meu trabalho, meus estudos, as ciências – permanece intocado pelos pressupostos cristãos, separado de forma estanque. É a mesma atitude dos evangélicos. Falta-nos uma mentalidade que integre a fé às demais áreas da vida, conforme a visão bíblica de que tudo é sagrado. Por exemplo, na área da educação, temos por séculos deixado que a mentalidade humanista secularizada, permeada de pressupostos anticristãos, eduque nossos filhos, do ensino fundamental até o superior, com algumas exceções. Em outros países, os evangélicos têm tido mais sucesso em manter instituições de ensino que, além de serem tão competentes como as outras, oferecem uma visão de mundo, de ciência, de tecnologia e da história oriunda de pressupostos cristãos. Numa cultura permeada pela idéia de que o sagrado e o profano, a religião e o mundo, são dois reinos distintos e freqüentemente antagônicos, não há como uma visão integral surgir e prevalecer, a não ser por uma profunda reforma de mentalidade entre os evangélicos.

Rev. Augustus Nicodemus


AVISOS

SAF
Hoje, às 18 horas, haverá reunião plenária nas dependências da Igreja. Não faltem!

Ação de graça pelos aniversariantes
Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, teremos o nosso tradicional culto de ação de graças pelos aniversariantes do semestre, no horário da reunião de oração. Aguardamos a participação de toda a igreja.

Intercâmbio da UMP
Será nos dias 2 e 3 de julho (sábado e domingo). Na oportunidade, receberemos aproximadamente 50 jovens da Federação de UMPs de Belo Horizonte, que serão trazidos pelo Rev. Leonardo Leão. Para acolher bem esses irmãos, contaremos com a hospitalidade das famílias da igreja.

Seminário para Casais
Será de 14 a 16 de outubro, Hotel Vilarejo em Rio das Ostras. Não fique de fora! Mais informações com a equipe do Lar Cristão ou ligue para 3824-3347.

Sínodo Norte Fluminense
Iniciará sua reunião ordinária sexta-feira, dia 1º de julho, na nossa igreja. O SNF é constituído de ministros e presbíteros que representam os Presbitérios da região noroeste fluminense. Interceda por esta magna reunião.

Grupos Familiares
Atenção: toda semana os grupos familiares estão se reunindo. Se você ainda não participa de nenhum grupo, procure se informar da célula que existe no seu bairro ou escolha um que se ajusta ao seu horário. Uma comunidade terapêutica busca viver em comunhão uns com os outros em torno da Palavra de Deus.

Curso de capacitação de professores
A Igreja Presbiteriana Central de Campos convida quem tem o desejo de trabalhar com o ministério de crianças, para participar do “Treinamento Mãos e Coração” que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, sob a coordenação da Secretaria Geral do Trabalho da Infância da IPB. Oficinas: Culto Infantil; Como trabalhar com juniores e pré-adolescentes; Como trabalhar com crianças pequenas.

Aniversariantes
Dia 30 Jussara de Oliveira Sathler
Dia 30 Matheus Teixeira Tinoco Rodrigues
Dia 01 Fernanda Azevedo Rodrigues da Silva
Dia 02 Adriana Coelho Miranda Trócilo
Dia 02 Vinicius Rozestolato Basile

Escala do culto infantil
4º dom.: 0 a 3: Monique e Jéssica
4 a 6: Samara
7 a 9: Hellen

1º dom.: 0 a 3: Glaucia e Thais Fernandes
4 a 6: Lara
7 a 9: Nadir


CONECTCAMP 2011

Querida família,
Uma das coisas mais importantes que vocês podem fazer pelos seus filhos é orar por eles.
Neste último dia em que eles estão no ConectCamp, fiquem tranqüilos! Existe um grupo de intercessão de joelhos pedindo a Deus que os guarde, que os ajude a descobrir a beleza e a simplicidade de andar na presença do Poderoso Pai, rogando que eles desejem, no tempo certo e fora de tempo - ler a Bíblia, orar e estabelecer com Jesus um vínculo que jamais se rompa.
Essa rede intercessora é composta por mães de oração.
Creia nesta promessa: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (1 Cor 2: 9).
Deus tem promessas para vocês e para seus filhos... Deus quer abençoar a sua família.
Com carinho,
Mães intercessoras da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário