Retiro 2014

Retiro 2014

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que
vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês,
que está nos céus" Mateus 5:16
.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Boletim 30 de out de 2011


O que é Fé Reformada?


Estamos hoje concluindo o nosso 2º Encontro da Fé Reformada, em comemoração aos 11 anos do Presbitério de Itaperuna. Mas em que consiste a Fé Reformada?
A Fé Reformada remonta ao início do século 16, quando o monge católico agostiniano Martinho Lutero propôs ao papa uma reforma que adequasse novamente a Igreja às Escrituras, em face dos desvios crassos que aquela havia sofrido (venda do perdão de Deus e da salvação, doutrina da infalibilidade papal, da salvação pelas obras, da tradição da igreja com mesma autoridade que as Escrituras etc). Lutero estava tão convicto de ter sido iluminado pelo Espírito Santo que insistiu nessa proposta, o que resultou em sua excomunhão. Percebendo que o apego da igreja àqueles equívocos se devia à ignorância do povo quanto à verdade das Escrituras, uma das primeiras ações do reformador foi traduzir a Bíblia (até então apenas em latim) para o alemão. Se cada cristão tem a “Unção” (o Espírito Santo), isto quer dizer também que cada um está capacitado espiritualmente a interpretar a Bíblia.
Por atender ao clamor de toda uma geração, que já vinha sendo fortemente influenciada pelo Renascimento das artes e da literatura, logo esse movimento ganhou força não só na Alemanha, mas também em outros países da Europa, com maior destaque à Suíça, sob a liderança do jurista e teólogo francês João Calvino, sucessor espontâneo de Lutero. A Reforma implementada por Calvino em Genebra não visava apenas ao avivamento da Igreja, mas de toda a sociedade, de modo que a Igreja só estava no mundo para promover aqui o Reino de Deus. A notoriedade de Calvino como reformador se deveu ao modo como foi capaz de sistematizar uma teologia cristã que seguramente evidenciaria a inconsistência bíblica do catolicismo.
Em meados do século 17, a Inglaterra experimentou seu maior avivamento através do movimento Puritano, empenhado em tratar as mazelas espirituais da Igreja Nacional daquele país (Anglicana). Os puritanos convocaram a Assembléia de Westminster (1643-1649), composta por 120 dos mais piedosos ministros calvinistas escoceses, que deu origem à Confissão de Fé e aos Catecismos de Westminster (Maior e Breve), documentos que representam, desde então, os símbolos de fé de uma igreja que se considere Reformada. Assim, se é certo dizer que as igrejas evangélicas hoje existem por causa da Reforma, também é certo dizer que nem toda igreja evangélica é Reformada, pois nem todas preservaram a essência da Reforma, ou seja, nem todas estão comprometidas apenas com a “doutrina dos apóstolos” (At 2.42), mas muitas tem dado lugar a “ventos de doutrina” (At 4.14) e a “doutrinas que são preceitos de homens” (Mt 15.9).
Rev. Jônatas Davies Vasconcelos

AVISOS

Castelo Forte (Martinho Lutero)
No ano de 1523, em Bruxelas, dois jovens, cujo único crime fora a sua profissão de fé na nova doutrina, foram queimados. Em honra a esses dois mártires, Lutero escreveu e compôs a música do seu primeiro hino: “Castelo forte é nosso Deus”, o qual é uma paráfrase do Salmo 46. Esse hino será entoado no Culto público.

Nosso púlpito
Desde ontem está conosco o Rev. Hermisten Maia (eminente professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo e na Faculdade de Teologia do Centro Universitário de Maringá Paraná). especialmente convidado pelo Presbitério (PREI) para o nosso 2º Encontro da Fé Reformada. Damos as boas vindas ao ilustre pastor com rogos de muitas bênçãos sobre sua vida, família e ministério.
Programação:
8h30 – 3ª Palestra
9h30 – Coffee break
10h00 – 4ª Palestra
19h30 – Culto de adoração
Tema: A Igreja e a Pós-Modernidade
Preletor: Rev. Hermisten Maia

Igrejas irmãs: sejam bem-vindas!
Damos as boas vindas àqueles que nos visitam especialmente hoje, por ocasião do evento do PREI.

Entrega dos cofrinhos
Será logo mais à noite, nossas crianças farão a entrega dos cofrinhos missionários. Pedimos o apoio dos responsáveis, no sentido de estarem lembrando e trazendo seu filho para este momento tão especial.

Qual a relevância das sociedades internas?
Pretendemos enviar sugestões de mudança ao Supremo Concílio, por isso, conclamamos a participação de toda a liderança na reunião, a realizar-se quarta-feira, dia 2 de novembro, na 1ª IP de Itaperuna, às 16 horas.

SAF
Devido a programação especial do PREI, a plenária para eleição da nova diretoria será no dia 6 de novembro.

Programação especial da UCP
No próximo domingo, dia 06/11, nossas crianças terão uma programação especial. Será na Capelinha.
Saída do trenzinho: às 8 horas, em frente à Igreja. Os pais deverão buscar os filhos á 11h30, no local da atividade. Contamos com a participação de todas as crianças.
O que levar? Bíblia e Traje de banho.

IPCN na rede!
Quer conferir o boletim de domingo, ouvir mensagens, ver fotos etc? Visite-nos na internet e divulgue nossos endereços virtuais:
Igreja: www.ipcnova.blogspot.com

Lar Cristão:
www.ministeriolarcristao.blogspot.com

Conexão Aberta:
www.conexaoaberta.com.br
www.conexao-aberta.blogspot.com

Aniversariantes
Hoje Thiago & Inessa
Dia 31 Tiago Sorrentino de Oliveira
Dia 31 Marina Pâni Vasconcelos
Dia 31 Zely de Souza Silveira
Dia 03 Thaís Reis Borges Ribeiro

Escala do Cultinho
5º dom.: As crianças permanecem no templo.

1º dom.: 0 a1: Olga Lívia (Berçário)
2 a 3: Glaucia e Thais Fernandes
4 a 6: Lara
7 a 9: Nadir


CONEXÃO ABERTA

Conexão Acústico
Será uma programação musical especial promovida pela banda do Conexão Aberta, que vai rolar no próximo sábado, dia 5. O objetivo será evangelístico, e a entrada, gratuita e aberta a todos.

ConectAdventure MountainBike
Será no dia 19 de novembro. Concentração: 7h30 na Concha Acústica. Destino: Sítio Pau Ferro. Vamos pedalar catando o lixo pelo caminho e conscientizando a população da necessidade de preservarem a Criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário